Vitória fácil de Nico Rosberg

Por a 19 Junho 2016 16:04

Nico Rosberg venceu com grande facilidade o GP da Europa de Fórmula 1, arrancando da pole, partiu bem, foi ganhando margem e a meio da corrida esta já estava perfeitamente controlada, permanecendo na frente até ao fim. Desta forma, o alemão voltou a abrir margem no campeonato, colocando-a novamente para 24 pontos, já que Lewis Hamilton teve problemas e recuperou apenas de 10º, onde partiu, para o quinto lugar final. No segundo lugar terminou Sebastian Vettel, claramente sem ritmo para o Mercedes de Rosberg, algo que já se tinha percebido desde os treinos livres e qualificação.

Este foi um Grande Prémio demasiado fácil para a Mercedes, que só pode lamentar o facto de Lewis Hamilton não ter terminado imediatamente atrás do seu companheiro de equipa. Grande novo pódio para Sergio Pérez e para a Force India, fruto de uma excelente corrida, sempre a um ritmo alto. É certo que beneficiou dos problemas de Hamilton a meio da corrida, quando o inglês se desentendeu com os ‘settings’ corretos do mapa de motor do seu monolugar e perdeu muito tempo em conversas com o seu engenheiro, que não o podia ajudar, porque esse tipo de informação é hoje dia proibida de fornecer, por regulamento.

Kimi Raikkonen terminou na quarta posição, não defendendo melhor o terceiro lugar face a Perez, porque sabia que seria penalizado em cinco segundos, por ter passado por cima da linha branca que delimita a linha das boxes. Hamilton terminou apenas em quinto, e ao que parece, teve um problema semelhante a Rosberg durante a corrida, mas enquanto o alemão o resolveu sem que ninguém desse por isso, com Hamilton boa parte da animação da transmissão da corrida foram as conversas que teve com o seu engenheiro via rádio. Valtteri Bottas foi sexto, mas esperava-se mais dos Williams nesta pista. Daniel Ricciardo e Max Verstappen foram 7º e 8º numa corrida em que a Red Bull voltou a errar na estratégia, levando a que o australiano partisse da primeira linha e não fizesse melhor que o sétimo lugar final. Esta não é definitivamente uma pista boa para a Red Bull.

Tendo em conta o que fez Perez, Nico Hulkenberg realizou uma corrida apagada. Felipe Massa encerrou o top 10, e tal como o seu companheiro de equipa, esteve apagado. Os dois Toro Rosso ficaram de fora, o mesmo sucedendo com o McLaren-Honda de Fernando Alonso. O outro desistente foi o Manor de Pascal Wehrlein, com problemas de travões. De resto, a corrida foi animada mas só no meio do pelotão, porque na frente não houve ‘conversa’, nos lugares seguintes, Vettel também não deu muitas hipóteses, mas tal como se esperava, houve muitas ultrapassagens, porque com DRS é quase impossível resistir ao carro que segue atrás com o DRS aberto. De resto, relativamente à pista, Vettel disse no pódio que gostou do circuito, mas revelou que é preciso estar ‘bem equipado’ para o fazer a fundo…

Sem-Título-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
admiradordef1
admiradordef1
7 anos atrás

Vitória facil de Rosberg mas com uma Ferrari novamente a mostrar mais ritmo na corrida do que na qualificação o que mostra que os problemas com os pneus ainda não estão totalmente resolvidos e pena a penalização do Kimi que fez uma boa corrida e senão fosse a penalização não sei se o Perez ganhava a posição tão facilmente. E também mais uma vez se viu que os Mercedes estão feitos para andar na frente e dominarem porque sempre que ficam no meio do pelotão começam aparecer problemas no carro como se viu na semana passada com o Rosberg e… Ler mais »

Kampux
Kampux
7 anos atrás

Vitória fácil do Rosberg que não teve ninguém altura neste fim de semana. Hamilton esteve apagado, principalmente dps da Q2, que não soube lidar com aquela volta muito rápida do Rosberg. Gostava de colocar uma questão aqueles que vieram para aqui aplaudir o fim das conversas rádio que ajudavam os pilotos a conduzir, sendo que nessa altura fizeram referência que o Rosberg ia ser o mais prejudicado, pq estava sempre a pedir ajuda etc etc, afinal parece que o 1º a queixar-se destas proibições foi o Hamilton e a ser verdade que o carro do Rosberg teve o mesmo problema… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Kampux
7 anos atrás

Eu fui uma das pessoas que disseram isso. Mantenho que o Rosberg era um dos que mais instruções pedia à box, acho até que por vezes exagerava, mas há coisas que deviam ser permitidas. Não falo porque foi o Hamilton, mas para todos. O que Hamilton pediu foi a resolução de um problema, não um auxílio à condução. Há casos em que o problema se resolve indo à box trocar de volante, já viu se isso fosse considerado um auxílio à condução e fosse proibido? Qualquer dia os pilotos têm de ser formados em altas tecnologias, se conduzem bem ou… Ler mais »

Kampux
Kampux
Reply to  Pity
7 anos atrás

Bastava a equipa dar informação de qual o botão para o Hamilton resolver o problema, por isso não vejo qual a diferença da boxe pedir a um piloto para colocar o motor no determinado modo para rodar mais rápido e o que se passou com Hamilton.
Se fosse alguma coisa que colocasse em causa a continuidade do Hamilton em corrida era permitido a equipa dar ajuda que Hamilton pediu.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kampux
7 anos atrás

Mas aí é que está, a equipa não pode sequer dizer que botão o piloto tem de mover para resolver o problema, nem sequer pode dar uma pista. O mesmo aconteceu com o Raikkonen, que até perguntou “mas vocês podem dizer sim ou não às minhas perguntas, certo?” e a resposta foi “Não Kimi, é probido”. E assim ficou mais uma corrida meio-estragada porque nem o Hamilton pode fazer uma recuperação, nem o Raikkonen manter ou lutar em pista igual para igual com o Peréz. Eu acho bem que seja banido qualquer ajuda à condução, mas se o carro tem… Ler mais »

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  Kampux
7 anos atrás

Só não concordo consigo na parte da estratégia da Ferrari porque o Kimi usou essa estratégia e não teve de parar mais nenhuma vez e a ter bom ritmo é só não ficou à frente do Perez ou pelo menos não deu mais luta pela posição por causa da punição e vê-se isso na repetição da ultrapassagem que o Kimi nem se tenta defender. Agora se tivesse dito que o Vettle agora fica sempre um pouco com o pé atrás com as estratégias apesar de ele dizer que confia na equipa aí concordava consigo mas no erro não porque a… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  Kampux
7 anos atrás

Caro Kampux, não o conhecesse eu de longas andanças aqui pelo forum e era capaz de jurar que o seu comentário apenas teve o intuito de destilar um ou outro odiozinho. Aposto que os que vieram aqui aplaudir as limitações das conversas via rádio, nunca pensaram que isto ia chegar ao extremo do que se viu hoje com o Hamilton e Raikonnen. Não poderem transmitir que o colega de equipa está a travar 20 metros mais tarde, ou a acelerar 10 metros mais cedo à saída de uma curva é algo com o qual concordo em absoluto (Rosberg era useiro… Ler mais »

Kampux
Kampux
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Não foi minha intenção destilar qualquer tipo de ódio.
Sempre que dei aqui a minha opinião ao longo destes anos aqui no forum, tentei e acho eu de forma bem-sucedida, dar sempre a minha opinião da forma mais imparcial possível, independentemente da cor do capacete ser azul ou verde. Não é por ser Alonso a cortar uma chicane para se defender não é nada e logo a seguir ser o Vettel a cortar da mesma forma e já devia ser penalizado.

Pity
Pity
7 anos atrás

Depois da movimentação nos treinos e qualificação, assim como nas corridas da GP2, esperava ver o safety car, no mínimo, por duas vezes na corrida. Mas não, os pilotos de F1 sabem o que fazem e portaram-se bem. Ultrapassagens muito fáceis, mas ainda assim algumas lutas interessantes. Button fez uma boa corrida, pena não ter conseguido pontuar. Nasr também deu boa conta do recado, para quem tem um Sauber. Lá na frente, parabéns aos homens do pódio, excelentes corridas, assim como do Kimi. A Red Bull que não despeça o estratega, que vai longe. Hamilton com mais um problema, e… Ler mais »

bmonteiro
bmonteiro
Reply to  Pity
7 anos atrás

Segundo Eddie Jordan, no Channel 4 depois de falar com o Engenheiro da Mercedes, não foi o mesmo problema, mas foi “semelhante” mas com muitas diferenças… Segundo ele o Hamilton já começou a corrida com o problema, e não era de facil resolução por parte do piloto pois teria que mexer na maior parte das settings do carro, o do Nico, foi só momentaneo por ele ter mudado para o modo errado e ter lhe retirado potencia, portanto foi so voltar a desfazer o que tinha feito e problema solucionado, o do Hamilton mais uma vez não. E quando ele… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  bmonteiro
7 anos atrás

Assim está bem, ambos tiveram problemas, mas diferentes.

aguia25
aguia25
Reply to  Pity
7 anos atrás

O Lauda começa a meter-me cá um fastio….!

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  Pity
7 anos atrás

Pode não ser verdade que os dois carros tenham tido problemas mas esta corrida provou que mais uma vez quando o carro da Mercedes fica preso no meio do Pelotão o carro sofre algum tipo de problemas como aconteceu no Canadá com o Rosberg também o que mostra que o carro foi feito para andar na frente.

aguia25
aguia25
7 anos atrás

A normalidade voltou. Após 2 corridas sem problemas (=2 vitórias), o Mercedes de Hamilton volta ao normal. Assim é fácil ganhar!!!

Kampux
Kampux
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Foi a Mercedes que cometeu os erros ontem em qualificação? É que foi aí que Hamilton perdeu a corrida, não foi com os problemas de hoje.

Pity
Pity
Reply to  Kampux
7 anos atrás

Se estivessem os dois Mercedes muito perto, mesmo que Hamilton tivesse partido da pole, com este problema dificilmente ganharia, mas o segundo lugar estava ao alcance, minimizando os danos.

aguia25
aguia25
Reply to  Kampux
7 anos atrás

É claro que ontem a culpa foi do Hamilton. Ele próprio o disse. Mas hoje foi mais do mesmo. Ganhava? Talvez não! Mas o 2° lugar era bem possível. O que me irrita são estes problemas constantes sempre para o mesmo lado. Darei mérito ao Rosberg quando ele ganhar em pista ao Hamilton…algo que ainda não aconteceu este ano!!!

RedDevil
RedDevil
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Aguia25… pelo nick deves ser tricampeão… não te armes em calimero do Lumiar…

aguia25
aguia25
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Sou sim tricampeão, quer no futebol quer na F1. Tu se calhar não tens essa sorte. Não, não sou adepto de teorias de conspiração, mas começo a achar estranho tantos problemas sempre para o mesmo lado. É mentira? E depois de ler as declarações do Lauda aind mais intrigado fico.
Rumo ao 36 e ao Tetra!

RedDevil
RedDevil
Reply to  aguia25
7 anos atrás

No futebol… sim… na F1… não… mas fui penta pela “equipa mafiosa” e hepta pelo “nazi”…
Os 2 pilotos da Mercedes têm tido problemas… não é sempre o mesmo a ter, mas apenas um se queixa (ou os fãs).
Essas questões das conspirações aparecem sempre com os mesmos (Hamilton e Alonso), com os outros pilotos nunca aparecem! Se houvesse alguma conspiração contra o Hamilton, a “coisa” podia ser feita de maneira que ninguém dava por isso… não era preciso “criar avarias”…

Pity
Pity
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Concordo e já disse o mesmo. Há muitas maneiras de beneficiar alguém sem prejudicar outro de forma sistemática.

aguia25
aguia25
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Se não há conspirações (e quero acreditar que não) parece! Este ano a quantidade de problemas no carro do Hamilton não são comparáveis aos do Rosberg. Isso não podes negar. Mas enfim, gostava de os ver competir em pista, ambos sem problemas, tal como aconteceu no Bahrein em 2014. Depois que ganhe o melhor! Saudações benfiquistas!

RedDevil
RedDevil
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Essa história da conspiração não tem cabimento numa equipa como a Mercedes, Ferrari ou McLaren (nomeei estas porque são aquelas que pagam os seus pilotos a peso de ouro), quem é que no seu juizo perfeito vai pagar a um piloto 16 ou 18 milhões de euros para depois o prejudicar deliberadamente e fazer perder corridas? E ainda renovam contrato! Isso não é possível numa empresa como a Mercedes, isso só é possível numa PME portuguesa subsidiada por fundos públicos… não é o caso das equipas de top da F1… Nota- segundo a Mercedes, a falha fazia perder 0,2s por… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Esta na hora dele publicar outra imagem da telemetria no twitter dele.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Normalidade… pois, grande merda de normalidade: A monotonia do costume que estamos habituados a ver desde 2014.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Well done Toto Wolff!

MVM
MVM
7 anos atrás

O que me pareceu relevante neste GP: 1. Será que alguém vai ter coragem de negar que o Sergio Pérez foi o piloto do dia? Que diferença em relação ao colega de equipa! Ontem fartei-me de receber votos negativos quando comentei que o Nico Hülkenberg não tem estofo para a F1; talvez hoje alguns já me dêem razão. (Ou talvez não, mas factos são factos.) 2. O Vettel fez finca-pé à equipa quanto à estratégia das boxes. Aposto que, se não fosse assim, a equipa teria feito duas paragens e perdido o segundo lugar, tal como perdeu a vitória em… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MVM
7 anos atrás

A Renault está a trabalhar para 2017, este ano apenas marca presença, e porque a isso está obrigada.

can-am
can-am
7 anos atrás

Mais uma vitória fácil aproveitando os problemas do Lewis, que normalmente quando sai atrás tem sempre algo que falha – desta vez foi a gestão do motor ou algo parecido. A saída dele no Q3 estragou-lhe completamente o GP numa prova onde a superioridade dos Mercedes foi gigantesca e que o resultado final da corrida acaba por não reflectir. O Nico passa agora a dispor de 1 GP de vantagem, mas o campeonato ainda nem a meio chegou.
Sergio Perez de se lhe tirar o chapéu. Pena é que seja tão irregular.

Ligier
Ligier
Reply to  can-am
7 anos atrás

Subscrevo. De referir que o Perez tem um motor Mercedes a “empurrá-lo” que sem dúvida deu uma ajuda.

noteam
noteam
7 anos atrás

Foi uma corrida fraquinha, há corridas assim por vezes. O Rosberg voltou a aumentar significativamente a vantagem em relação ao Hamilton e isso é o principal a retirar da corrida de hoje. É estranho que a Mercedes continue a ter tantos problemas, é bom não esquecer, e muita gente por aqui esquece com alguma facilidade os problemas que o Rosberg enfrentou no Mónaco e no Canadá por exemplo, ou seja, o Mercedes é de facto muito pouco fiável e de carro ” à prova de bala” tem afinal muito pouco. O Hamilton condenou o seu fim de semana ontem, mas… Ler mais »

gillesi
gillesi
7 anos atrás

A esta hora já quase tudo deve ter sido dito sobre o GP, por isso vou-me dedicar ao que foi estranho, como por exemplo durante 51 voltas a correr entre muros não ter havido sequer um VSC quanto mais um SC, certamente teria agitado mais as coisas, mas uma corrida limpa é mais justa. Estranho também (ou talvez não) é a forma como a Mercedes parece flutuar acima dos regulamentos. Sem qualquer interferência externa, Hamilton.tornou quadrado o pneu da frente esquerdo com que supostamente devia iniciar a corrida. É certo que os regulamentos permitem que os pneus sejam mudados desde… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
7 anos atrás

Mas não percebo essa do “se não fosse o problema no Mercedes o Hamilton tinha sido 2º”… mas, o problema aconteceu quando? e em que posição estava o Hamilton na altura? e que andamento teve o Hamilton quando não tinha o dito “problema”? Se procurarem essa informação veem que não seria bem assim se não tivesse acontecido o tal “problema”… talvez tivesse ficado em 5º lugar… E ainda… foi mesmo um problema ou o problema foi o Hamilton não saber lidar com a alteração que teria que fazer? Durante anos pensei que em 2007 a coisa tinha sido combinada entre… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado