Testes de F1 no Bahrein, dia 2: Carlos Sainz foi o mais rápido, McLaren destacou-se
Carlos Sainz terminou o dia com o melhor tempo (1:29.348), um sinal positivo para a Williams, mas a McLaren acabou por ser o destaque do dia, com um ritmo de corrida muito bom.
A sessão da tarde dos testes no Circuito de Sakhir, no Bahrein, trouxe ação desde os primeiros minutos da tarde, ao contrário do dia anterior, quando as equipas demoraram mais a entrar em pista. Nesta sessão, Carlos Sainz assumiu o topo da tabela de tempos, marcando um tempo 0.031 segundos mais rápido que Lewis Hamilton, o homem mais rápido da sessão da manhã, afetada pela chuva, utilizando pneus médios. Charles Leclerc também se aproximou das primeiras posições, ficando apenas 0.083 segundos atrás do companheiro de equipa.
Os problemas que afetaram a Red Bull (fuga no sistema de água) pareciam resolvidos, permitindo a Liam Lawson acumular voltas de forma consistente. A McLaren, demorou algum tempo a regressar à pista, com Lando Norris entrando a assumir o turno da tarde já no final da primeira hora.
À medida que a sessão avançava e a luz natural do dia começava a desaparecer, as equipas focaram-se em simulações de corrida e stints longos para recolher dados cruciais sobre o desempenho em ritmo de prova.
A Haas enfrentou desafios, com uma reparação prolongada ao carro de Oliver Bearman, limitando o tempo do britânico em pista, já perto do fim da sessão um problema nos travões do VF25 retirou ainda mais tempo de pista a Oliver Bearman. Enquanto isso, Carlos Sainz manteve-se focado nos stints longos, terminando o dia com 127 voltas completadas. Liam Lawson e Isack Hadjar também se destacaram nesse quesito, acumulando 91 e 94 voltas, respetivamente.
Mas o destaque do dia vai para Lando Norris. O piloto da McLaren vez uma simulação de corrida e a evolução dos seus tempos por volta foi impressionante. Com um ritmo muito constante, a degradação dos pneus pareceu muito boa e os tempos por volta, especialmente no fim da simulação, foram mais rápidos do que os de Charles Leclerc, que fez uma simulação mais ou menos na mesma altura que Norris. No entanto, estamos em altura de testes e ninguém sabe qual o plano das equipas, a quantidade de combustível usada e os mapas dos motores. A McLaren esteve muito bem, mas do lado da Ferrari o otimismo reina no campo da Scuderia. Do lado da Red Bull, foi um dia mais modesto. Depois de ontem Max Verstappen ter feito um bom tempo e hoje ter elogiado o carro, tal como Helmut Marko que considerou o carro de 2025 mais estável, a verdade é que a Red Bull foi das equipas que menos voltas fez hoje, sem se destacar.
A Alpine deu sinais positivos e está muito melhor do que no ano passado, a Mercedes tem estado sempre perto dos melhores tempos e a acumular muitas voltas e a Aston Martin tem adotado também uma toada discreta. Do lado da Sauber os tempos estão longe de impressionar, mas o número de voltas feitas é interessante, à imagem da Haas, que hoje teve mais problemas no seu carro.
Amanhã teremos as derradeiras sessões de teste no Bahrein onde as equipas afinarão os últimos pormenores para estarem prontas para o arranque da temporada em Melbourne.

Foto: Philippe Nanchino /MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







[email protected]
27 Fevereiro, 2025 at 17:06
Doohan à frente do Gasly?
Pity
27 Fevereiro, 2025 at 17:27
Nada de extraordinário, rodou da parte da tarde, com condições melhores. Se o programa foi igual para os dois, é normal que tenha ficado à frente.
Guilherme Moreira
27 Fevereiro, 2025 at 17:23
Muito bem a Williams, mesmo que o Sainz tenha feito este tempo com o carro leve com o mínimo de combustível e no modo de potência máximo do motor mesmo com temperaturas frias, é um enorme tempo do Sainz e mostra claramente e inequivocamente que o Williams foi a equipa que mais evoluiu de 2024 para 2025 e pode mesmo liderar o pelotão do meio e provavelmente reduziu para metade a diferença para as 4 melhores equipas, mas só na qualificação da Austrália e das primeiras corridas podemos constatar isso ou não, se tivesse de apostar apostava em pontos para a Williams nas primeiras corridas pelo menos, de resto muitas incertezas e dúvidas, parece me que a mclaren continua a ser o melhor carro e o favorito, com mais downforce e apoio o tempo canhão do Norris no segundo setor e a simulação de corrida demonstra isso, a Ferrari é a Mercedes parecem ter evoluído em relação ao ano passado sobretudo a Mercedes mas parecem ainda atrás da mclaren, mas a Ferrari em ritmo de qualificação até parece o carro mais rápido como em 2022 mas pode ser apenas ilusão, a red bull é uma incógnita acredito que estão a esconder o jogo mas o carro continua difícil de guiar e mais instável que as outras 3 equipas e os reportes em pista confirmam isso, acredito que estejam na luta por pódios mas vencer vai ser muito difícil pelo menos nas primeiras corridas, a alpine é Aston Martin uma incógnita mais a Aston Martin, parece que o carro é uma clara evolução do ano passado muito mais fácil de guiar e com menos instabilidade mas continua lento aparentemente com muito arrasto mas bom nas curvas tanto lentas como média velocidade, penso que o Alonso na volta rápida escondeu o jogo e não mostrou tanto como a Williams, Ferrari e a Mercedes, mas também não esconderam tanto o jogo como a mclaren e a red Bull, talvez no meio termo, alpine não sei se estão a esconder o jogo mas nada indica isso, quanto aos rookies estou a adorar ver o antonelli acho que o miúdo é mesmo muito bom e rápido e pode ser a surpresa da temporada e vai andar perto do russell e vai conseguir pelo menos pódios isso aposto, quanto ao lawson parece que não vai estar no ritmo do max mas pelo menos vai ser mais consistente que o Pérez e não vai levar as tareias que o Pérez levou do max em muitas pistas e mostra consistência e ausência de erros, assim como o kimi, mas o kimi antonelli claramente aposto mais as fichas nele! Tudo em aberto, acho que se tivesse que apostar apostava na mclaren, Ferrari e Mercedes para discutir as vitórias e títulos com a red bull do max perto mas ainda com muito trabalho a fazer
Pity
27 Fevereiro, 2025 at 17:47
Eu vou esperar por amanhã para comentar os testes. Hoje vou comentar a DAZN.
Estou a gostar da forma como estão a abordar as transmissões e os rescaldos, mas… há sempre um “mas”, falta legendarem as entrevistas a pilotos e dirigentes.
Actualmente quase toda a gente fala inglês, mas nem toda é suficientemente fluente para perceber tudo o que eles dizem. Destacar só um ponto do que foi dito, não é suficiente.
Luis Filipe
27 Fevereiro, 2025 at 19:15
Eu este ano optei mesmo pela Fórmula1Tv, tem a desvantagem de ser tudo inglês mas habituamos
Patucho10
27 Fevereiro, 2025 at 23:17
Eu já tenho a F1 tv a dois anos e vejo os Gps na opção Band que é brasileira. Por isso é só escolher Skysports ou Band.
mariojscosta
27 Fevereiro, 2025 at 21:25
Mas parece que a DAZN se está caga…, para seus subscritores. Podem dizer o que quiserem da Sporttv, mas lá isso não acontecia.
A DAZN com estes critérios de não colocar legendas, dá a sensação que tem poucos colaboradores.
Pity
27 Fevereiro, 2025 at 21:41
É possível que seja isso, mas é um assunto que vão ter de resolver.
NOTEAM
27 Fevereiro, 2025 at 17:50
No fundo estamos a assistir a uma espécie de continuação do que se experienciou no fim da temporada passada.
Mclaren na frente, mas um conjunto de equipas que vai seguindo de perto, nomeadamente a Ferrari e Mercedes.
A RB de facto tem-se apresentado algo discreta, na temporada passada a segunda metade foi algo instável em termos de performance, Perez então teve mesmo muita dificuldade em se encontrar com o carro como sabemos, e realmente torna-se complicado de prever se vamos ter a RB e o campeão mundial Max Verstappen a lutar por vitórias e pódios já em Melbourne.
Ainda no seguimento do que foi a temporada passada, a luta no 2º pelotão vai ser absolutamente tremenda, Williams a dar bons sinais, a Alpine também, há muita confiança no reino da Aston Martin, vai andar tudo muito embrulhado.
Já são alguns anos com esta geração de carros, sabendo que para o ano entramos numa outra nova, não se esperam grandes revoluções nestes monolugares.
Vai ser uma temporada muito intensa e competitiva, e por isso, que venha Melbourne!
PABT
27 Fevereiro, 2025 at 19:21
Ainda mantenho a esperança de voltar a ver a Williams no lugar da frente como nos velhos tempos.