Será que Vettel vai abandonar a Fórmula 1?
Como se pode calcular, a especulação sobre o próximo passo da Sebastian Vettel é grande neste momento e há quem “jure a pés juntos” que o alemão se vai retirar da Fórmula 1.
A Ferrari anunciou que Vettel não vai ficar na equipa Maranello para além de 2020, Mattia Binotto, diz que não havia “nenhuma razão específica” para esta decisão, enquanto Vettel alega que a necessária “harmonia perfeita” já não existe: “As questões financeiras não desempenharam qualquer papel nesta decisão. Não é assim que eu penso quando se trata de fazer certas escolhas e nunca o será. O que tem acontecido nestes últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre quais são as nossas verdadeiras prioridades na vida. Eu próprio dedicarei o tempo de que preciso para reflectir sobre o que realmente importa quando se trata do meu futuro”, disse Vettel.
Como se pode calcular, estes comentários levam a várias interpretações e a mais referida é o abandono: “Toda a sua essência no ano passado foi um pouco como se ele não quisesse estar presente”, disse o antigo piloto Mika Salo ao jornal finlandês Ilta Sanomat.
Norbert Haug, ex-chefe da Mercedes, concorda: “A questão para ele era se lutamos juntos. Será que tenho a atenção de que preciso? O meu colega de equipa é o preferido dos responsáveis da equipa? são questões que ele deve ter colocado a si próprio.
Penso que o Sebastian tomou uma decisão muito consistente”, disse, ao jornal Bild. Pedro de la Rosa também desconfia da ‘reforma’: “Ele já não fala em ganhar corridas ou campeonatos mundiais, mas em querer o melhor para o seu futuro. E provavelmente isso está longe de serem corridas. As suas palavras soam como despedida”, disse o espanhol.
Ralf Schumacher acha que Vettel prefere sair porque há demasiadas “lutas de bastidores. Se um piloto já não se sente confortável, ou já não sente o apoio, então tem de se ir embora. Mas é claro que ele tem alternativas”, disse ao Sport1.
Será que têm razão e Vettel vai abandonar a Fórmula 1? Seria uma enorme perda para a modalidade. Vettel ainda tem muito para dar, se tiver vontade para isso. Seja como for, o que já fez na F1 coloca-o entre os melhores. A sair, nunca sairá pela porta pequena. Pelo menos aos olhos dos verdadeiros adeptos da Fórmula 1.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





jo baue
14 Maio, 2020 at 13:44
Mas se vai abandonar pq é q nao o torna publico já? Hello noteam, a prensa espanhola nao nos pode iluminar sobre esta duvida existencial?
NOTEAM
14 Maio, 2020 at 14:57
Não sei. Eu continuo em estado de choque por causa da saída do Vettel da Ferrari, ainda não consegui encontrar a coragem para seguir em frente!
jo baue
14 Maio, 2020 at 17:03
Agora já é tarde. Entrou o carlitos e nao o nando. Talvez a triple crown um dia.
Carlos Soares
15 Maio, 2020 at 15:48
Ainda tem uma temporada inteira pela frente, e com a possibilidade da entrada de circuitos não previstos, para os quais os carros não foram estudados, pode ser que o piloto venha ao de cima e até consiga brilhar novamente e ganhar a moral que necessita para continuar, assim apareça o projeto certo…digo eu.
Daniel Sousa
14 Maio, 2020 at 13:51
Da maneira que vejo o Vettel, acho que ele precisa de ter um projecto aliciante, com um propósito e em que volte a ter confiança. Não sei se há algum disponível neste momento. Acho que esta última oferta da Ferrari também faz um homem pensar “mas com que raio de gente ando eu a passar o meu tempo?”, dado que deu o corpo às balas, foi sempre muito ético com a equipa em momentos muito difíceis para ele e para a equipa, e no final acaba por receber uma proposta de renovação a tocar o indecente.
jo baue
14 Maio, 2020 at 14:17
No lugar dele, eu pagava do meu (dele) bolso para ir para a Mercedes, especialmente com o Hexa lá. nem q obrigasse a um ano sabático
Jaguar R3
14 Maio, 2020 at 15:56
Acha que ele ia pagar para ser novamente humilhado? Ainda para mais pelo Hamilton que já o fez passar maus bocados, nomeadamente em Baku. xD
Pity
14 Maio, 2020 at 16:16
Acho que Vettel aceitaria mais facilmente ser batido pelo Hamilton do que pelo Leclerc.
Jaguar R3
14 Maio, 2020 at 19:54
Mas ele estava à espera de quê? Que lhe mantivessem o salário? Não me parece que o tenha merecido.
Ainda para mais na situação actual de redução de custos devem ter pensado que o Leclerc tinha mais condições neste momento e fizeram-lhe uma proposta de “piloto número 2”, a qual, devido ao seu ego jamais Vettel aceitaria.
RedDevil
14 Maio, 2020 at 14:19
O Vettel não vai abandonar a F1… a F1 é que o “abandonou”…
O Vettel perdeu velocidade e controlo emocional como ficou bem claro em 2019. Nenhuma equipa, neste momento, acredita que o Vettel possa ajudá-la a lutar pelo título, para isso acontecer era preciso o Hamilton, Verstappen e Leclerc irem correr para a Williams ou Sauber…
jo baue
14 Maio, 2020 at 14:23
RedDevil, é desta q vamos ser campeoes?
RedDevil
14 Maio, 2020 at 17:33
Não… ainda não é desta… ele ainda está lá…
Daniel Sousa
14 Maio, 2020 at 18:34
ele tem valor e nacionalidade mais que suficiente para pertencer ao grid. a questão está mesmo no que ele realmente deverá andar a sentir sobre o seu futuro na fórmula 1. não vejo nenhum projecto interessante para ele este ano. era bom entrar nessa suposta Aston Martin.
Jabba
14 Maio, 2020 at 18:41
O Vettel claramente não desaprendeu. Ele não estava confiante no carro do ano passado. Concordo que perdeu o apoio da F1, mas continua a ser um dos melhores.
As coisas não correram bem no projeto do carro e a vinda de Leclerc só piorou o ambiente e prioridades na equipa.
Mas no meu entender grande parte da culpa é da Mercedes. Será que eles perderam a margem ou da mais visibilidade ganhar com “luta”?
asfalto
14 Maio, 2020 at 22:10
Na minha opinião já perdeu o controlo emocional desde que começou a ser batido pelo Ricciardo.
831AB0
14 Maio, 2020 at 15:20
Francamente, prefiro que ele abandone a vê-lo fazer figuras ridículas numa equipa do fundo da tabela. Assim tipo gritar «GP2 engine» via rádio e outras palhaçadas semelhantes.
jo baue
14 Maio, 2020 at 15:34
Atençao ao movimento do Bo77as, Roger
831AB0
14 Maio, 2020 at 15:45
Roger?… Então já não sou o «speed», como disse um inteligentinho há dias?
Eu vou estar atento às movimentações do Bottas e do Pérez.
jo baue
14 Maio, 2020 at 16:09
I´m so sorry ! 831 ABO. Está rectificado !
[email protected]
14 Maio, 2020 at 19:44
A hipótese Aston-Martin passou-me pela cabeça. O problema são os 130 milhões de perdas , só no 1º trim. da «casa-mãe». Não parece haver dinheiro para tanto.
NOTEAM
14 Maio, 2020 at 16:15
Como se o Vettel precisasse de ir para uma equipa do fundo da tabela para fazer figuras tristes. Não deve ter estado muito atento ao que se passou nos últimos anos, o que para si é normal, ainda há uma semana acusava o Autosport que andar a conspirar com o Vettel. Portanto, tudo normal!
jo baue
14 Maio, 2020 at 17:08
C
Pity
14 Maio, 2020 at 16:16
Nisso estamos de acordo.
PokerAlho46
14 Maio, 2020 at 16:01
Eu penso que que irá esperar pelo desenrolar da época, nunca se sabe que porta se pode abrir, no entanto amanhã possa já ser mentira.
Pity
14 Maio, 2020 at 16:24
Discordo. Se ele esperar demasiado, pode ficar apeado. Acho até que a decisão já estará tomada. Quando os rumores da saída do Vettel da Ferrari começaram, já a engrenagem estava em marcha, daí que em 24 horas se encaixaram duas peças. Neste momento, Vettel já terá o futuro decidido, seja ele qual for, só que ainda não chegou o momento da divulgação.
831AB0
14 Maio, 2020 at 16:49
Não sei quem é o cretino que anda a distribuir pontos negativos, mas anulei o seu. Estou plenamente de acordo com o que diz. O Sebastian Vettel pode ser tudo o que disserem dele, mas estúpido não é certamente. Pelo menos não o é ao ponto de rejeitar a proposta contratual da Ferrari sem ter uma perspectiva de futuro bem definida. Qual seja essa perspectiva é algo que não sabemos. Vamos ter de esperar.
Pity
14 Maio, 2020 at 17:42
Não se preocupe com os pontos negativos, pois raramente se percebe a sua utilização. Onde eu esperava apanhar para aí uma dúzia, no artigo sobre o Abiteboul, já levo mais do que isso em positivos, se é que ainda lá estão, pelo que nem vale a pena olhar para eles.
jose melo
14 Maio, 2020 at 20:49
Não se preocupe com isso. Aliás até deviam ser mais para definir melhor os idiotas que por aqui pululam.
PokerAlho46
14 Maio, 2020 at 18:20
Mas passa por aí, imagine que seja o abandono, até ao final da época pode se abrir uma porta interessante (Mercedes) de continuidade.
First Row
14 Maio, 2020 at 17:23
O regresso do Alonso será determinante na decisão do Vettel. Acho que se o Alonso regressar para o Ano ou o faz pela Red Bull ou pela Renault. McLaren e Ferrari estão fechadas pelo que restam poucas opções na frente. Como não estou nada a ver a Red Bull a apostar num veterano pago a peso de ouro acho que poderá voltar à Renault mas só e apenas se esta epoca a equipa mostrar que pode andar na frente. Poder pode mas tem de mostrar de novo. Já o Vettel pode ser sempre seguro pela Red Bull que o levou ao topo e pode ser essa a ideia. A optar por outra equipa na F1 só se for a Renault que decerto já deve andar a rondar tanto Alonso como o Vettel. Mas novamente aqui Vettel só irá para a Renault tendo garantias de uma estrutura competitiva que não foi em 2019. Se a Renault optar por Alonso torna-se mais difícil. Tudo terá a ver com a vontade de Alonso em voltar o que a acontecer é quase certo pela Renault e aí o interesse sobre Vettel vai diminuir. Senão talvez Vettel possa ser uma hipótese na Renault afinal estamos a falar dum 4X campeão e apesar de tudo a Renault tem se mostrado uma melhor estrutura que a McLaren nos últimos Anos que poderia mas não será outra saída para Vettel. E claro a ver vamos que interesse por parte da RB na certeza que não vão querer pressionar o Verstappen e na certeza que o desempenho da dupla em 2020 será vital para a decisão. Do lado de Vettel é que não sei se haverá interesse em voltar à RB onde já ganhou tudo e onde não vai provar mais nada de maior.
831AB0
14 Maio, 2020 at 17:36
Acha mesmo que a Red Bull quer lá o Alonso, depois das mentiras sobre as propostas da Red Bull que foi papaguear para o Twitter e para a comunicação social?
Para não mencionar que o Alonso, além de ser estranho ao programa da Red Bull, está muito longe de ser um jovem promissor.
O mesmo quanto ao Vettel: a Red Bull é uma porta fechada para ele.
Quanto à Renault, duvido que tenha dinheiro, quer para o Alonso, quer para o Vettel. Aliás, não acredito que a Renault fique muito mais tempo na F1.
Pity
14 Maio, 2020 at 17:37
Decididamente não vemos a mesma F1.
[email protected]
14 Maio, 2020 at 17:53
Vetel será anunciado na mercedes, e o bottas vai para a Renault.
Jaguar R3
14 Maio, 2020 at 20:04
Se o Vettel aceitasse ter o Hamilton como companheiro de equipa sem criar ondas não vejo porque não. Parece-me é que são dois a querer ganhar e vão surgir problemas… a não ser que o Vettel acalme os ímpetos e aceite a forte eventualidade de ser batido pelo Hamilton.
Roger M
14 Maio, 2020 at 21:26
Tome cuidado com o que diz, pois se o Bottas por vezes dá problemas, e foi batido pelo Rosberg. Que fará pelo Vettel.
Frenando_Afondo™
14 Maio, 2020 at 20:11
Bem, vendo assim só o vejo ou a ir para a Mercedes ou tirar um ano sabático (e depois voltaria com as novas regras se conseguisse lugar).
Roger M
15 Maio, 2020 at 1:22
Não percebo porque muitos por aqui andam com medinho que o Vettel vá para a Mercedes. Então não seria o Hamilton o “melhor de sempre”? Se for batido pelo mesmo, nem seria algo por ai além para o Vettel. Mas se o Vettel começasse a bater o Hamilton…ai é que eram elas. Voltávamos aos tempos do Rosberg, onde a imprensa britânica pintava-o como vilão, e ainda lançavam suspeitas sobre possíveis favorecimentos ao Rosberg. Conspirações essas partilhadas pelo próprio Hamilton. Coisa que nunca vimos o Vettel fazer, mesmo batido pelos colegas de equipa.
Carlos Soares
15 Maio, 2020 at 15:45
És tetra campeão do mundo, vais para a Ferrari e ano após ano não consegues voltar a ser campeão, qualquer um desanima, é que noutra equipa qualquer tens sempre a desculpa que a equipa possa não ter os recursos ou o Know-how para te dar o carro que queres, mas na Ferrari não, só tens que saber o que pedir que eles dão-te, mas tens que saber o que queres, como o Shummi sabia. E depois aparece um Leclerc da vida… e vê-se que afinal o carro até é bem competitivo, assim lhe tivessem dado a prioridade desde o inicio do campeonato e só sei que o Hamilton não teria tido a vida tão facilitada…
Talvez noutro projeto consigas voltar a ser feliz…