Quase, quase a regressar o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1…

Por a 13 Junho 2020 11:32

É cada vez mais forte a probabilidade do Mundial de Fórmula 1 regressar a Portugal. O AutoSport sabe que, apesar de ainda não estar totalmente certo, as conversações com o Autódromo Internacional do Algarve e a FPAK estão muito avançadas. Há ainda fatores que podem fazer mudar as coisas, mas neste momento as hipóteses de voltarmos a ter um Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em Portugal são mesmo muito fortes.

A verdade é que desde que se percebeu que havia Grandes Prémios a ficar pelo caminho, logo em março, que a hipótese de um Grande Prémio em Portugal, no AIA esteve sempre em cima da mesa. A ‘chancela’ Grau 1 já estava prevista e foi só o primeiro passo para que tudo pudesse ser possível. Tal como Paulo Pinheiro nos disse, há tempos, do lado do AIA está tudo preparado para aceder às necessidades da FIA e da FOM, e apesar de se ter ponderado inicialmente que a prova portuguesa pudesse avançar após um eventual cancelamento de Silverstone, a verdade é que apesar das oito corridas europeias estarem já confirmadas, curiosamente é devido às dificuldades que a FIA e a FOM estão a ter relativamente à concretização da segunda parte do calendário, a fase Eurasia/Ásia, que Portugal volta à baila, e as declarações de Ross Brawn deixaram claro que é muito forte a possibilidade de Portugal ter uma corrida.

Como se percebeu pelo cancelamento recente de três corridas (Azerbaijão, Singapura e Japão) a FOM e a FIA já perceberam que vão ter que incluir mais corridas europeias, e é nesse contexto que Portugal se chega à frente. A data para a prova portuguesa pode ainda oscilar muito, e a razão para isso é simples: É dos países cogitados (Itália, Alemanha e Portugal) que maior probabilidade tem duma boa meteorologia em qualquer altura. Por isso pode oscilar onde der mais jeito à FIA/FOM.

Mugello/Imola/Hockenheim, quanto mais para a frente no ano, mais provável é poder chover demais. A juntar a tudo isto não é líquido que se consigam realizar corridas nos EUA, México e Brasil, e isto só faz crescer ainda mais a probabilidade lusa. Por fim e também importante. Nenhuma das corridas europeias que a FIA/FOM precisam para compor a segunda fase do calendário vai pagar um cêntimo. O GP de Itália está previsto para 4 a 6 de setembro. A partir daí, qualquer data dos dois meses seguintes pode ser para Portugal. Agora, resta aguardar, mas pode ter a certeza que as hipóteses de voltarmos a ter F1 em Portugal (a última vez foi em 1996) são mesmo muito fortes…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Petter27
Petter27
3 anos atrás

A confirmar-se, parece que ainda há gente com algum juízo afinal por aí — e que felizmente não anda a ler as opiniões e agoiros dos “comentaristas” do AS.

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Petter27
3 anos atrás

Realmente, hás vezes somos um bocado pessimistas.
Mas já foi bem pior. Nos últimos anos temos dado a volta por cima, nessa nossa característica muito Lusa.

Atualmente já damos cartas no mundo em muitas situações e vamos continuar a melhorar.

can-am
can-am
3 anos atrás

Grande noticia.Todos de parabêns.

chicanalysis
3 anos atrás

Afinal bastava uma “gripezinha” para termos GP de volta…

mcrae
mcrae
3 anos atrás

Vamos esperar ansiosamente. Adorava que os pilotos corressem na AIA, uma verdadeira montanha russa 🙂

V8_scars
V8_scars
3 anos atrás

Seria bom concretizar-se a vinda a Portugal, o que custa muitas vezes é conseguir a primeira vez, e se ocupasse-mos uma vaga permanente no calendário seria, apesar de tudo, um bom investimento para o turismo, mais ainda com um espanhol na Ferrari e a fronteira ali tão perto.

Honda Power
Honda Power
3 anos atrás

Parece que não vamos ter um GP de F1 em Portugal… mas sim dois. Seremos a 10 e 11 corrida da época. Vamos esperar que no fim de Setembro já possa ser com público.

zedasrodas
3 anos atrás

A ser verdade é pena que as bancadas vão continuar vazias se se mantiver as corridas sem espectadores,
parece que o AIA foi feito para as moscas lamentavelmente.

hugo-xavier-correiagmail-com
hugo-xavier-correiagmail-com
3 anos atrás

Só espero que não seja na data em que vai nascer a minha filha.. de resto que velha ela, que lá estarei todo o fim de semana para assistir…

McFamba
McFamba
3 anos atrás

Boas noticias! Mesmo sem publico e com o tempo/clima a ser determinante, seria óptimo para Portugal.

chicanalysis
3 anos atrás

Quando os rumores chegam a este ponto é porque as hipóteses já são mesmo grandes.
O que me deixa com alguma vontade de especular sobre que equipa poderá favorecer o AIA.
Sendo um traçado algo semelhante a Barcelona, em princípio poderia favorecer a mercedes, por outro lado a densidade de curvas e sobe-e-desce faz-me inclinar para a Red-bull. Isto considerando as tendências dos últimos anos, claro.
O que acham?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado