Indy: Mario Andretti desafia a Ferrari

Por a 11 Maio 2020 18:15

Mario Andretti gostava de ver a Ferrari a competir na Indycar, olhando ao recente descontentamento da Scuderia quanto ao limite orçamental.

Não é novidade que a Ferrari não queria um limite orçamental tão baixo quanto os 145 milhões de dólares propostos. Mattia Binotto deixou no ar uma ameaça de saída, que foi logo de seguida negada pela Ferrari.

Mario Andertti gostava de ver a Ferrari a competir no outro lado do atlântico. Para isso, as regras teriam de ser alteradas, pois a Indycar só tem um fornecedor de chassis (Dallara) e a Ferrari só ponderaria entrar na competição se tivesse os seus chassis em pista. Esse aliás é um argumento usado pelos responsáveis da Scuderia no caso dos LMDh, regulamentação que interessa aos italianos que, no entanto, preferiam construir o seu próprio chassis.

“Ter a Ferrari seria incrível “, disse Andretti ao La Gazzetta dello Sport.” Não apenas como fornecedor de motores, mas também como construtor de chassis. Está claro que as regras devem ser alteradas, mas eu gostaria de uma batalha italiana com Dallara vs Ferrari. O Cavallino Rampante aumentaria o interesse no campeonato, mas há um obstáculo nas regras”.

“Sugiro que Binotto venha e faça uma proposta a Roger Penske.”

A ideia de a Ferrari abandonar a F1 para apostar na Indy não tem neste momento qualquer cabimento, mas não seria de descartar que a Ferrari use a sua capacidade técnica para desenvolver um programa paralelo ao da F1. Seja no endurance ou na Indy. Se no endurance a vontade de voltar a vencer Le Mans à geral pode interessar, na Indycar, a Indy500 pode ser um aliciante. Para já não passam de suposições. Mas se tal acontecesse, vermos Ferrari e McLaren (que irá começar este ano a sua parceria com a Arrows) a competir na Indycar seria um aumento brutal na popularidade da categoria.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
macickx
macickx
3 anos atrás

Essa era demais! Em cheio!

Lisboa
3 anos atrás

Quase que aposto que o velhinho Ferrari 637 conseguiria ser mais competitivo que os actuais Indycar.

Não estou a ver a Ferrari querer participar num campeonato onde não façam o seu próprio chassi e motor e, também não estou a ver a Ferrari interessada em vender o seu próprio chassi com motores a equipas privadas.

Dito isto, é milhões de % de certeza que a Ferrari nunca irá para esta Indycar.

Eu sou adepto da McLaren, mas até eu reconheço que a competição não dá um pingo de prestígio à marca italiana.

can-am
can-am
3 anos atrás

A Ferrari na Indy Car só se tivesse um estatuto especial como na F1.
Ou seja nunca lá iria, porque na América todos os competidores são iguais em regras direitos e deveres.
Não vem e ainda bem.
E assim é o justo.

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Não faz qualquer sentido pensar na Indy. Nem em nenhuma competição para substituir a F1. A única competição a que veria a Ferrari aderir (mantendo F1) seria a FE. Mesmo LeMans é totalmente secundário, mais nostalgia do que outra coisa (Porsche a reduzir, Corvette a sair, ninguém entra…)

9cilindrosopostos
9cilindrosopostos
3 anos atrás

A redução de orçamento na F1, era uma boa oportunidade de se espalharem por varios campeonatos do mundo…

RedDevil
RedDevil
Reply to  9cilindrosopostos
3 anos atrás

Exactamente… o “tecto” é cerca de 1/3 do valor… sobram 2/3… se os patrocinadores concordassem dava para ter equipa na Indy e nos LMDh…

Osmane
Osmane
3 anos atrás

Se sair da Fórmula 1 eu cancelo a compra da minha Ferrari!!! E tá avisado!!!

AS19940501
3 anos atrás

A oportunidade de canalizar o orçamento excedente do programa de F1 para a Indycar, acabaria por ser uma “win-win situation” para a marca. Desta forma, manteria os postos de trabalho actuais ao mesmo tempo que alimentava uma competição num país onde o mercado consome muita da sua produção de carros de estrada. E dando-lhe uma visão global que os pilotos de vários países não têm conseguido oferecer.
O obstáculo da não possibilidade de construir os seus próprios chassis poderá ser um entrave importante, caso a Dallara consiga manter a sua posição maioritária junto de Roger Penske.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado