“O Halo destrói o ADN de um Fórmula 1”

Por a 21 Julho 2017 11:20

A decisão da FIA em introduzir o Halo como proteção aos pilotos no cockpit dos monolugares de F1 é polémica e causou o descontentamento de fãs e das equipas. Apenas a Ferrari votou de forma favorável, ainda que os pilotos, por meio da GPDA (Associação dos Pilotos da F1) tenham também aprovado a medida. Niki Lauda, presidente não executivo da Mercedes, voltou a mostrar o seu descontentamento e ‘disparou’ contra a estética de uma peça que “destrói o ADN de um monolugar de F1” e acrescentou que a decisão foi precipitada.

“Não há dúvida de que é preciso melhorar a segurança sempre que seja possível. Foi testado o Halo, o Aeroscreen da Red Bull e o Shield que a Ferrari testou. Ninguém ficou 100% convencido. É preciso tomar a decisão correta. O Halo é um erro absoluto”, disse à Auto Motor und Sport. Lauda também preocupa-se com a essência de um F1, o que seria totalmente comprometido, na sua visão, com a adoção da nova peça. “A estética é moral, o Halo destrói o ADN de um monolugar de F1”, criticou.

Para Lauda, a FIA comete um erro ao não avaliar melhor a eficácia e estética das outras peças desenvolvidas com o mesmo propósito. O discurso do dirigente vai na mesma direção da Red Bull. Christian Horner, quando questionado sobre o Shield, disse que a adoção de uma proteção ao piloto no cockpit deveria surgir apenas para 2019, depois de muito estudo e mais testes. De recordar que o Halo foi exaustivamente testado no ano passado, por pilotos de todas as equipas.

“Há uma solução 100 por cento melhor que a do Halo, caso contrário não teríamos testado três coisas. Portanto, seria mais sensato ir mais longe nesta direção e encontrar algo que não destrua a aparência para ser introduzido em 2019. É muito simples, não há motivo para precipitar algo que nos possamos arrepender mais tarde”, finalizou.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
6 anos atrás

A Liberty tem de romper com a FIA. Ou o faz ou vai à falência, isto vai provocar a debandada dos adeptos.

kkk
kkk
6 anos atrás

Não é nem mais nem menos que um rool-bar sem teto…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Para isto mais valia fecharem o cockpit, tipo caça. Ficava bem mais fixe. E até era mais seguro. Mas isto é tudo muito bonito até entrarem com máquinas pesadas numa pista molhada! No mínimo os Manitous deviam trazer umas saias de protecção, a toda à volta. Ou então param a corrida!

Esta medida ainda é mais descabida do que os “slicks” com sulcos.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado