GP Turquia F1: Valtteri Bottas vence, mas Red Bull foi quem lucrou

Por a 10 Outubro 2021 14:35

Valtteri Bottas venceu o GP da Turquia, depois de uma excelente prova, evidenciando consistência e boa gestão. A corrida demorou a aquecer mas deu-nos um final animado com muitas lutas e muita incerteza, devido à meteorologia e às condições da pista. Bottas liderou praticamente toda a prova, sendo essa liderança apenas interrompida com a sua ida para as boxes, numa altura em que Charles Leclerc assumiu a frente do pelotão. Na luta pelo campeonato, Lewis Hamilton esteve perto de conseguir uma excelente operação, tendo lutado pelos lugares do pódio, minimizando as perdas para Verstappen, mas uma paragem tardia comprometeu um excelente resultado. Já o #33 da Red Bull nunca teve argumentos para tentar a vitória, mas conseguiu pontos importantes, tal como a Red Bull, que sai da Turquia com motivos para sorrir.

O arranque da corrida foi feito em condições difíceis, com a chuva que foi caindo ao longo da manhã a deixar o asfalto do Istambul Park húmido e a obrigar os pilotos a arrancarem com pneus intermédios. 

A largada foi feita de forma cautelosa, mas ainda assim Fernando Alonso foi vítima de um toque de Pierre Gasly, que atirou o espanhol para 18º, enquanto Lewis Hamilton conseguiu ganhar dois lugares na primeira volta. Sergio Pérez  também conseguiu ganhar duas posições, instalando-se em quarto, logo atrás de Charles Leclerc. Mick Schumacher teve um começo de corrida complicado, com um pião provocado por Alonso, caindo para 19º. enquanto Nicholas Latifi era último, também com um pião. 

Na frente Valtteri Bottas estava a tentar afastar-se de Max Verstappen conseguindo 1.5 seg. de vantagem em relação ao #33 da Red Bull nas primeiras três voltas. Carlos Sainz e Daniel Ricciardo eram 15º e 16º respetivamente (volta 4), atrás de George Russell, que perseguia os dois Alfa Romeos que fizeram bons arranques (Giovinazzi em 12º, na frente de Kimi Raikkonen). 

Carlos Sainz começou o seu recital

Carlos Sainz estava a fazer uma excelente recuperação e era 13º na volta 7, enquanto Hamilton estava a ser “bloqueado” por Yuki Tsunoda, que conseguia manter o Mercedes atrás de si até a volta 8, altura em que a defesa do japonês claudicou. Sainz continuava a mostrar excelente andamento e era já 12º, enquanto Ricciardo ainda era 16º, atrás de Russell.

A tarde piorou para Gasly, com os comissários a atribuírem cinco segundos de penalização para o francês devido ao toque em Alonso e o espanhol também foi penalizado com cinco segundos pelo toque em Schumacher. 

Hamilton estava com vontade de se aproximar do top cinco o mais rapidamente possível e depois de despachar sem dificuldade Stroll, fazendo o mesmo a Lando Norris. Hamilton estava a ser um dos grandes animadores da prova, juntamente com Sainz que tinha ganho oito lugares nas primeiras dez voltas (11º nesta fase). A pista demorava a secar e não havia sinais de uma trajetória seca, com Bottas a manter a distância para Verstappen, que estava a pouco menos de três segundos do líder. 

Na volta 14, Sainz entrou nos pontos com uma ultrapassagem algo atabalhoada a Vettel, depois de perder momentaneamente o controlo do seu Ferrari, o que levou a um toque no Aston do alemão e pouco depois Hamilton entrava no top 5, passando Gasly sem ter de suar muito. 

Ricciardo foi o primeiro na boxes

Na volta 22 Ricciardo foi o primeiro a entrar para trocar de pneus, colocando um novo conjunto de intermédios e pouco depois Tsunoda teve uma saída de pista que o atirou para 13º, numa fase em que as equipas avaliavam as suas opções e os tempos do australiano mostravam que um novo conjunto de intermédios não era uma solução. Na frente mantinha-se tudo na mesma, com o top 3 a manter as distâncias, com a gestão dos pneus a falar mais alto. 

Na volta 28, apesar de Nikita Mazepin ter assustado Hamilton, não impediu o britânico de se aproximar de Pérez, com a diferença entre os dois a ser de pouco menos de dois segundos. Nesta fase os intermédios eram quase pneus slicks e mantinham a performance e com a chuva ainda a cair de forma ligeira, mantinha a humidade no asfalto. 

Alonso foi o segundo piloto a parar, na volta 32, colocando também os pneus marcados a verde, mas o foco estava na luta entre Pérez e Hamilton. O #44 atacou Pérez e chegou a estar à frente do mexicano, mas o #11 defendeu-se bem e manteve a sua posição, numa excelente luta, sem qualquer toque entre ambos, enquanto Verstappen continuava a perder tempo para Bottas e Leclerc mantinha a distância para o neerlandês. 

Leclerc na frente da corrida, mas por pouco tempo

Na volta 36 Verstappen foi às boxes e regressou à pista em terceiro, atrás de Leclerc, depois de uma excelente paragem. Sebastian Vettel foi o primeiro (e único) a colocar pneus slicks médios, tentando algo diferente sem sucesso, sem aderência qualquer neste tipo de borracha, regressando às boxes pouco depois para colocar intermédios. Depois da paragem de Bottas,  Leclerc estava na frente mas cometeu um erro na reta oposta o que o fez perder tempo. Hamilton ainda não tinha parado  e aproximava-se de Verstappen.  Bottas, Verstappen e Pérez já tinham parado, mas ficava no ar a sensação de que Leclerc e Hamilton não iriam parar para trocar de pneus. A equipa pediu a Hamilton para fazer a troca, mas Hamilton não concordava e queria manter-se em pista.

Leclerc mantinha-se na liderança, mas mais um par de erros permitiu que Bottas se  aproximasse do Ferrari e na volta 47, o finlandês reconquistou a liderança da prova, com o monegasco a ter dificuldades em manter o ritmo. Sainz voltava também a mostrar-se e passava Ocon pelo oitavo lugar. O esforço de Leclerc não compensou e entrou nas boxes para trocar de pneus, caindo para quarto.  Com dez voltas para o fim, apenas Ocon e Hamilton ainda não tinham trocado de pneus, mas na volta 51 Hamilton parou para trocar de pneus, caindo para o quinto posto e pouco depois Pérez tratou de passar Leclerc e carimbar uma vaga no pódio. O piloto da Ferrari não tinha aderência nos pneus traseiros e Hamilton tentava aproximar-se de Leclerc, mas o britânico tinha dificuldades com os pneus ainda longe do estado ideal para tentar o ataque final. As dificuldades que Hamilton enfrentou nas últimas voltas colocaram o #44 sob pressão de Gasly  e em vez de pressionar Leclerc, teve de se focar em manter o quinto lugar, para seu descontentamento.

Bottas conseguiu a merecida vitória

O final da corrida chegou rapidamente e Bottas cruzou a linha de meta em primeiro lugar, conquistando a sua 10ª vitória, tendo companhia no pódio de Max Verstappen e Sergio Pérez, numa excelente operação para a Red Bull, que conseguiu colocar dois pilotos no pódio. Charles Leclerc terminou em quarto depois de uma excelente operação e Lewis Hamilton teve de se contentar com o quinto posto, algo que certamente vai deixar o piloto desagradado, depois da decisão da equipa, que o fez entrar na box numa fase em que ele pedia para se manter em pista. Gasly conseguiu um bom sexto lugar, à frente de um discreto Norris, sem argumentos para mais. Sainz foi o Piloto do Dia, com uma excelente recuperação do fim da grelha até ao oitavo, à frente de Stroll e Ocon, o único piloto que não foi as boxes para trocar de pneus. A Mercedes conseguiu mais pontos, mas podemos considerar que foi a Red Bull que lucrou com os eventos deste fim de semana. Olhando para a prestação na sexta e no sábado, era claro que a Mercedes tinha vantagem, mas perder apenas apenas três pontos, quando o cenário inicial na corrida não parecia tão favorável pode ser considerado lucro para a Red Bull. Pérez conseguiu um bom resultado, Verstappen manteve a posição e Hamilton esteve perto de conseguir um pódio mas a queda para o quinto terá um sabor algo amargo, enquanto Bottas não deu hipóteses.

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MP67
MP67
2 anos atrás

As penalizações do Gasly e do Alonso no início da corrida são um atentado contra a competividade e o espetáculo F1. Mais uma vez a vaidade do diretor de prova a parir perfeitos disparates.

Pity
Pity
Reply to  MP67
2 anos atrás

O director de prova não penaliza ninguém, quem penaliza são os comissários.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  MP67
2 anos atrás

Também achei um pouco exagerado, principalmente a do Gasly. Estamos de facto a cair num exagero grande. O único objetivo do Masi é lembrar os pilotos da frente, caso a coisa aqueça nos próximos fins de semana.

MLS
MLS
Reply to  MP67
2 anos atrás

Penalização de Alonso mais que merecida….

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Hoje tivemos direito a uma corrida animada devido, principalmente, às condições atmosféricas. Com um bom arranque, Bottas conseguiu fazer uma das suas melhores corridas, mantendo Verstappen à distância, revelando uma confiança à (pouca) chuva raramente vista. Max, inteligentemente, preocupou-se apenas em manter um excelente Leclerc à distância e amealhar pontos importantes para a luta do campeonato. Perez hoje mostrou-se em forma e assegurou um importante pódio para si, libertando-se um pouco da pressão de fracos resultados. A sua defesa a Hamilton foi muito boa, sem polémicase sem espinhas. Gasly a ser… Gasly, com mais um bom resultado para a equipa.… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
2 anos atrás

liberto da carga de mordomo… Bottas fez uma excelente corrida a mereceu a vitoria , excelente operação para o Max…. o melhor .. a frustação do Lewis… e a sua posição final…. tem de aprender que o mundo não gira a sua volta…. embrulha….. grande corrida da scuderia na sua luta com a Mclaren…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Excelente corrida de Bottas! Provavelmente aqui vão dizer que é fraco, que suponho então que o Max seja mega fraco, porque nunca se chegou ao Finlandês. Boa corrida de Max mas com muita sorte à mistura, visto que foi mais uma corrida onde a Mercedes estava melhor em que choveu, fazendo com que a vantagem se diluísse, tal como aconteceu em Spa. Pérez também esteve bem, embora Pérez foi usado, tal como Gasly e Tsunoda como escudeiros do Max, só para parar Hamilton de se chegar perto. Mas como Checo não se chama Bottas, já não há problemas por aqui.… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Há-de explicar onde é que o Alonso “quase estragou a corrida ao Gasly”. Não gostar da criatura, não significa que se deturpe a realidade.

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Alonso esteve mal ao bater no Mick, de acordo, mas a culpa foi dele no toque com Gasly??? Enfim, és um mero hater que só sabe ser hater e nada mais… para mim até foi incidente de corrida pelo que Gasly nem mereceu a penalização! Para além de hater também não pescas nada de F1 ou então não viste a corrida…até porque a decisão de meter slicks não foi só da equipa… ou não sabias disso? Sabes porque dizes que o Alonso tinha carro para 6º lugar? Porque o Alonso se qualificou em 6º…ao contrário do Ocon que foi 12º… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
garantia4
garantia4
2 anos atrás

E vamos lá lembrar a enésima corrida destruída pela Sauber ao Giovinazzi, que podia ter ido ao 10º lugar do Ocon, ou não vale a pena como é costume?

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Desta vez foi Hamilton quem teve de limitar estragos e não se pode dizer que a corrida lhe tenha corrido particularmente bem. Pelo que se viu, a Mercedes esteve muito à vontade na Turquia e previa-se uma dobradinha fácil em circunstâncias normais, o que resulta como um sinal de alerta vermelho para a RB. Mas perante uma corrida complicada, estrategicamente complexa, o Hamilton acabou a fechar o top5 sem puder fazer muito mais, ficando frustrado ao perceber que se esgotou uma boa oportunidade de vencer, não fosse a penalização ou até mesmo a chuva! Por outro lado, a RB fez… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM1 NOTEAM1
zedasrodas
2 anos atrás

O titulo do artigo mais parece um inversor, a red bul perde mais 3 pontos e Lucrou.
Parece os políticos a seguir a eleições.

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