GP São Paulo F1, Horários: corrida às 17:00
Duas semanas após a ronda anterior, a Fórmula 1 regressa ao continente americano para o Grande Prémio de São Paulo, que acolhe a penúltima corrida Sprint da época, antecedendo a última, no Qatar.
O Brasil mantém uma ligação histórica à modalidade, sendo berço de grandes campeões e palco de momentos marcantes do desporto motorizado. O circuito de Interlagos, oficialmente designado Autódromo José Carlos Pace, é conhecido pelas corridas intensas e imprevisíveis, frequentemente influenciadas por chuvas repentinas.

As Estatísticas
Construído entre 1938 e 1940 e inspirado em traçados clássicos como Brooklands, Roosevelt Raceway e Montlhéry, o circuito tem 4,309 quilómetros e 15 curvas. O traçado, percorrido em sentido anti-horário durante 71 voltas, combina zonas rápidas com secções mais sinuosas, proporcionando várias oportunidades de ultrapassagem, mas também maior probabilidade de incidentes e entrada do Safety Car.
Até à data, o Brasil recebeu 51 Grandes Prémios de Fórmula 1 — 47 sob a designação de Grande Prémio do Brasil e os quatro mais recentes sob o nome de Grande Prémio de São Paulo. Interlagos acolheu 41 dessas corridas, desde a estreia em 1973, enquanto o circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, recebeu a prova em 1978 e entre 1981 e 1989.

Hamilton e Verstappen podem igualar Schumacher
Michael Schumacher é o piloto mais vitorioso em Interlagos, com quatro triunfos e dez pódios. Caso Max Verstappen ou Lewis Hamilton vençam este ano, igualarão o recorde do alemão. Entre as equipas, a Ferrari lidera com nove vitórias, uma mais do que a McLaren.
As condições meteorológicas em novembro são instáveis, com grande probabilidade de chuva e consequente utilização de pneus de piso molhado. A superfície irregular da pista, resultado do terreno instável onde foi construída, representa um desafio adicional para a afinação dos monolugares e a gestão dos pneus.

Os pneus escolhidos
Para o Grande Prémio de São Paulo deste ano, a escolha de compostos de pneus repete a de 2023: C2, C3 e C4, correspondentes às opções Duro, Médio e Macio. Esta seleção representa um passo acima em dureza face ao trio utilizado no ano passado.
Em 2024, os pneus de piso seco não foram utilizados durante a corrida, mas nas sessões de sexta-feira e sábado de manhã revelaram níveis elevados de desgaste e graining, sobretudo no eixo traseiro. O circuito tinha sido integralmente repavimentado, apresentando uma superfície mais lisa e menos abrasiva do que em anos anteriores, embora continuasse marcado por irregularidades.
Se as condições se mantiverem semelhantes — com as variações naturais resultantes do envelhecimento do asfalto —, a decisão de optar por compostos mais duros poderá prolongar a durabilidade e o desempenho dos pneus, que já são mais resistentes à degradação do que os da gama de 2024. Tal poderá abrir espaço para a utilização do composto macio, que no ano passado foi reservado exclusivamente à qualificação Sprint.
O Horário
Sexta-Feira
- TL1 – 14:30
- Quali Sprint – 18:30
Sábado
- Corrida Sprint – 14:00
- Qualificação – 18:00
Domingo
- Corrida – 17:00
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






