GP Sakhir F1: Sérgio Pérez vence corrida louca

Por a 6 Dezembro 2020 18:53

Sérgio Pérez venceu o louco GP de Sakhir, depois de ter estado em último lugar. O piloto que está sem lugar para 2021 venceu e tem a companhia no pódio de Esteban Ocon e Lance Stroll.

O vento soprava de forma intensa no arranque da corrida, um fator que poderia influenciar o desenrolar da prova.

George Russell fez um arranque espetacular e ganhou a liderança da corrida na curva 1, enquanto atrás Valtteri Bottas lutava com Max Verstappen e Sérgio Pérez. Os pilotos da Red Bull e da Racing Point envolveram- se num incidente, com Max Verstappen a tentar evitar problemas, mas foi mesmo Verstappen e Leclerc que ficaram fora, depois de Leclerc ter queimado a travagem e tocado em Pérez. O mexicano fez pião enquanto Verstappen e Leclerc foram atirados para fora de pista, o que obrigou o Safety Car a entrar em pista. Também Kimi Raikkonen com um pião nas primeiras curvas viu a sua corridas ficar comprometida. Destaque para Lando Norris que ganhou nove posições e Carlos Sainz que ganhou cinco lugares e estava em terceiro.

Russell liderava a prova, seguido de Bottas (novamente mau arranque) e Sainz no top 3.

No recomeço, Sainz pressionou Bottas e chegou a passar para segundo lugar, mas a posição foi conquistada tendo ultrapassado limites de pista e o espanhol devolveu o lugar ao finlandês, enquanto na frente Russell começava a afastar-se. Lando Norris também estava ao ataque e subia ao nono lugar, passando por Sebastian Vettel.

Num piscar de olhos já estavamos na volta 10 e Russell continuava a liderar e a colocar um ritmo muito bom com dois segundos de vantagem para Bottas que conseguiu sacudir a pressão de Sainz. A luta Vettel vs Alex Albon animava , com Pérez a juntar-se ao duelo, passando pelo alemão pouco depois subindo para 11º depois de ter estado em último.

Bottas continuava a perder tempo para Russell e cometia cada vez mais erros, enquanto o britânico mantinha o sangue frio. A luta entre Sainz, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat e Lance Stroll começava a aquecer e o espanhol estava ameaçado pelo andamento de Ricciardo e Albon segurava Sérgio Pérez atrás de si, uma luta para a Red Bull ver, com Lando Norris a defender-se dos ataques de Albon. O piloto da McLaren não aguentou a pressão e foi passado por Albon, numa excelente manobra e Pérez aproveitou a boleia e também passou o #4, que entrou nas boxes pouco depois para troca de pneus. Na volta seguinte Pérez, passou Albon e agarrou o nono lugar.

Bottas começava a responder e a encurtar a distância para Russell, que não demorou muito a responder e a fazer a melhor volta, num duelo à distância que começava a ser interessante.

A dança das paragens nas boxes começava em força na volta 27 e as decisões importantes começavam a ser tomadas. Sainz foi o primeiro do top 3 a parar com Ricciardo a ficar em pista e a assumir provisoriamente o terceiro lugar. O australiano parou uma volta depois, mas perdeu um lugar para Kvyat, que aproveitou o undercut para ficar à frente do Renault.

Na volta 31, Russell começou a passar os retardatários mas aumentava a vantagem sobre Bottas para os três segundos. Stroll (macios) e Ocon (médios) adiavam o máximo possível a ida às boxes e ocupavam o terceiro e quarto lugar, com Pérez logo atrás. Foi Ocon o primeiro a parar desta dupla, seguido na volta seguinte por Stroll. O duelo entre ambos sorriu a Ocon depois de uma boa luta e o francês instalou-se no nono lugar.

A Mercedes tentava também esticar ao máximo o stint para encontrar um espaço para Russell voltar depois da paragem e na volta 45 parou sem qualquer problema para colocar pneus duros. O piloto queixou-se de falta de potência, mas tudo indicava ser um problema de sensores que não afetaria a performance do #63. Bottas parou na volta 49 e regressava à pista em segundo, mas a 8 segundos de Russell. Carlos Sainz regressava ao terceiro lugar depois de todas as paragens terem sido feitas e tinha um almofada de 2 segundos para Kvyat.

As queixas de Russell continuavam, mas a vantagem mantinha-se relativamente constante.

Na volta 55 Latifi ficou parado num lado da pista, obrigando a um período de Virtual Safety Car (VSC). Sainz e Ricciardo tentaram aproveitar o VSC mas quando estava nas boxes foram mostradas bandeiras verdes e assim perderam tempo caindo para sétimo e oitavo. Quem lucrava era Pérez que passava por Stroll e assumia o terceiro posto.

As queixas de falta de potência nas retas de Russell começavam a materializar-se e a distância entre ambos era apenas de cinco segundos.

Na volta 62 Aitken ficava sem asa, e esta ficava no meio da pista, obrigando a outro VSC, depois uma saída de pista na última curva do circuito. O Safety Car foi chamado e o pesadelo na Mercedes começou. Uma troca de pneus obrigou Bottas a ficar muito tempo parado (saiu com os mesmos pneus) e Russell a voltar novamente as boxes, perdendo a liderança. Uma trapalhada que atirou Bottas para quarto e Russell para quinto. Pérez, Ocon e Stroll estavam no top 3.

No recomeço Pérez largou bem enquanto Stroll ficou sob pressão de Bottas, depois de quase ter batido na traseira de Ocon antes do recomeço da corrida. Perez alargava vantagem e Russell começava a pressionar Bottas fazendo a seguir uma ultrapassagem maravilhosa sobre o seu colega de equipa. Russell continuava a ganhar lugares e subia a terceiro depois de despachar Stroll, seguido de Ocon, assumindo a vice-liderança. O #63 estava de faca nos dentes e tentava alcançar Pérez que estava três segundos à frente. Enquanto isso Bottas ficava preso atrás de Stroll em quinto e sob pressão de Sainz, refém de um conjunto de pneus mais velho.

Mas o azar abateu-se sobre Russell pois um furo roubou-lhe a oportunidade de saborear o pódio. Pérez ficava com a liderança assegurada e o pódio ficava entregue a Ocon e Stroll. Russell não desistiu e lutou para conquistar os primeiros pontos da sua carreira, um fraco prémio de consolação.

Pérez venceu na F1 pela primeira vez na sua carreira, Ocon sobe ao pódio pela primeira vez e a Racing Point dá um passo importante para assegurar o terceiro lugar.

Sérgio Pérez é o grande destaque. A sua primeira vitória na F1 foi conquistada depois de um arranque em que não evitou o toque com Leclerc e caiu para último. Uma corrida fantástica do mexicano e a prova que a Racing Point é uma equipa pequena, mas com muita qualidade.

Esteban Ocon beneficiou de um stint longo que lhe permitiu estar no sítio certo, depois do Undercut a Stroll, para aproveitar o azar da McLaren com Sainz e da Renault com Ricciardo. Stroll volta a subir ao pódio numa prova bem conseguida.

Mas a estrela poderia ter sido George Russell. O jovem britânico fez uma corrida espetacular, liderou de forma impecável a corrida, foi apanhado no erro da Mercedes mas estava encaminhado para tentar a vitória e pelo menos conseguir um merecido pódio. Mas um furo roubou-lhe essa possibilidade. Mas fica na retina a ultrapassagem a Bottas e uma corrida fantástica.

Bottas também foi vítima do erro da Mercedes acabando a corrida com pneus velhos e sem argumentos para mais.

Carlos Sainz e Daniel Ricciardo estavam encaminhados para um bom resultado mas uma opção estratégica falhada deixou ambos longe do que poderiam ter conquistado. Albon acabou num positivo sexto lugar mas ainda assim longe do que a equipa teria gostado. Também Norris merece destaque por ter acabado nos pontos, recuperando nove lugares.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
58 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sergio_junior
sergio_junior
3 anos atrás

Nesta F1 por vezes acontecem coisas que não são compreensíveis, e o comportamento da equipa Mercedes foi uma prova disso mesmo, 1º erro – Na primeira paragem nas box, deixam o bottas em pista depois da paragem do russell, muitas voltas, as suficientes para o pobre bottas perder 5 seg!!! com esta brilhante estratégia, estava a 2.9 seg quando entrou na box o russell e saiu a mais de 8 seg !!!! (parece tortura ao pobre bottas), depois aquela dupla paragem, qual a necessidade naquele momento da corrida?? qual o propósito?? deve ter sido uma espécie de test stress aos… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Sergio Junior
sergio_junior
sergio_junior
3 anos atrás

.

Last edited 3 anos atrás by Sergio Junior
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Quem acha que o Aston Martin Racing Point Mercedes 2021 não vai ser competitivo, e lutar por pódios pode tirar o cavalinho da chuva, achar que o Vettel não pode lutar por um top 3 no mundial pilotos 2021, e que ele está velho e acabado e vai ser esmagado pelo Stroll ou que o Perez é melhor que ele, é muito subjetivo, e conversa de haters! E porque digo que a Aston Martin vai ser a equipa mais próxima dos mercedes em 2021 muito mais que Versttapen, Ferrari, Mclaren e Renault, devido a este artigo: “The future Aston Martin… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado