GP Sakhir F1: Sérgio Pérez vence corrida louca

Por a 6 Dezembro 2020 18:53

Sérgio Pérez venceu o louco GP de Sakhir, depois de ter estado em último lugar. O piloto que está sem lugar para 2021 venceu e tem a companhia no pódio de Esteban Ocon e Lance Stroll.

O vento soprava de forma intensa no arranque da corrida, um fator que poderia influenciar o desenrolar da prova.

George Russell fez um arranque espetacular e ganhou a liderança da corrida na curva 1, enquanto atrás Valtteri Bottas lutava com Max Verstappen e Sérgio Pérez. Os pilotos da Red Bull e da Racing Point envolveram- se num incidente, com Max Verstappen a tentar evitar problemas, mas foi mesmo Verstappen e Leclerc que ficaram fora, depois de Leclerc ter queimado a travagem e tocado em Pérez. O mexicano fez pião enquanto Verstappen e Leclerc foram atirados para fora de pista, o que obrigou o Safety Car a entrar em pista. Também Kimi Raikkonen com um pião nas primeiras curvas viu a sua corridas ficar comprometida. Destaque para Lando Norris que ganhou nove posições e Carlos Sainz que ganhou cinco lugares e estava em terceiro.

Russell liderava a prova, seguido de Bottas (novamente mau arranque) e Sainz no top 3.

No recomeço, Sainz pressionou Bottas e chegou a passar para segundo lugar, mas a posição foi conquistada tendo ultrapassado limites de pista e o espanhol devolveu o lugar ao finlandês, enquanto na frente Russell começava a afastar-se. Lando Norris também estava ao ataque e subia ao nono lugar, passando por Sebastian Vettel.

Num piscar de olhos já estavamos na volta 10 e Russell continuava a liderar e a colocar um ritmo muito bom com dois segundos de vantagem para Bottas que conseguiu sacudir a pressão de Sainz. A luta Vettel vs Alex Albon animava , com Pérez a juntar-se ao duelo, passando pelo alemão pouco depois subindo para 11º depois de ter estado em último.

Bottas continuava a perder tempo para Russell e cometia cada vez mais erros, enquanto o britânico mantinha o sangue frio. A luta entre Sainz, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat e Lance Stroll começava a aquecer e o espanhol estava ameaçado pelo andamento de Ricciardo e Albon segurava Sérgio Pérez atrás de si, uma luta para a Red Bull ver, com Lando Norris a defender-se dos ataques de Albon. O piloto da McLaren não aguentou a pressão e foi passado por Albon, numa excelente manobra e Pérez aproveitou a boleia e também passou o #4, que entrou nas boxes pouco depois para troca de pneus. Na volta seguinte Pérez, passou Albon e agarrou o nono lugar.

Bottas começava a responder e a encurtar a distância para Russell, que não demorou muito a responder e a fazer a melhor volta, num duelo à distância que começava a ser interessante.

A dança das paragens nas boxes começava em força na volta 27 e as decisões importantes começavam a ser tomadas. Sainz foi o primeiro do top 3 a parar com Ricciardo a ficar em pista e a assumir provisoriamente o terceiro lugar. O australiano parou uma volta depois, mas perdeu um lugar para Kvyat, que aproveitou o undercut para ficar à frente do Renault.

Na volta 31, Russell começou a passar os retardatários mas aumentava a vantagem sobre Bottas para os três segundos. Stroll (macios) e Ocon (médios) adiavam o máximo possível a ida às boxes e ocupavam o terceiro e quarto lugar, com Pérez logo atrás. Foi Ocon o primeiro a parar desta dupla, seguido na volta seguinte por Stroll. O duelo entre ambos sorriu a Ocon depois de uma boa luta e o francês instalou-se no nono lugar.

A Mercedes tentava também esticar ao máximo o stint para encontrar um espaço para Russell voltar depois da paragem e na volta 45 parou sem qualquer problema para colocar pneus duros. O piloto queixou-se de falta de potência, mas tudo indicava ser um problema de sensores que não afetaria a performance do #63. Bottas parou na volta 49 e regressava à pista em segundo, mas a 8 segundos de Russell. Carlos Sainz regressava ao terceiro lugar depois de todas as paragens terem sido feitas e tinha um almofada de 2 segundos para Kvyat.

As queixas de Russell continuavam, mas a vantagem mantinha-se relativamente constante.

Na volta 55 Latifi ficou parado num lado da pista, obrigando a um período de Virtual Safety Car (VSC). Sainz e Ricciardo tentaram aproveitar o VSC mas quando estava nas boxes foram mostradas bandeiras verdes e assim perderam tempo caindo para sétimo e oitavo. Quem lucrava era Pérez que passava por Stroll e assumia o terceiro posto.

As queixas de falta de potência nas retas de Russell começavam a materializar-se e a distância entre ambos era apenas de cinco segundos.

Na volta 62 Aitken ficava sem asa, e esta ficava no meio da pista, obrigando a outro VSC, depois uma saída de pista na última curva do circuito. O Safety Car foi chamado e o pesadelo na Mercedes começou. Uma troca de pneus obrigou Bottas a ficar muito tempo parado (saiu com os mesmos pneus) e Russell a voltar novamente as boxes, perdendo a liderança. Uma trapalhada que atirou Bottas para quarto e Russell para quinto. Pérez, Ocon e Stroll estavam no top 3.

No recomeço Pérez largou bem enquanto Stroll ficou sob pressão de Bottas, depois de quase ter batido na traseira de Ocon antes do recomeço da corrida. Perez alargava vantagem e Russell começava a pressionar Bottas fazendo a seguir uma ultrapassagem maravilhosa sobre o seu colega de equipa. Russell continuava a ganhar lugares e subia a terceiro depois de despachar Stroll, seguido de Ocon, assumindo a vice-liderança. O #63 estava de faca nos dentes e tentava alcançar Pérez que estava três segundos à frente. Enquanto isso Bottas ficava preso atrás de Stroll em quinto e sob pressão de Sainz, refém de um conjunto de pneus mais velho.

Mas o azar abateu-se sobre Russell pois um furo roubou-lhe a oportunidade de saborear o pódio. Pérez ficava com a liderança assegurada e o pódio ficava entregue a Ocon e Stroll. Russell não desistiu e lutou para conquistar os primeiros pontos da sua carreira, um fraco prémio de consolação.

Pérez venceu na F1 pela primeira vez na sua carreira, Ocon sobe ao pódio pela primeira vez e a Racing Point dá um passo importante para assegurar o terceiro lugar.

Sérgio Pérez é o grande destaque. A sua primeira vitória na F1 foi conquistada depois de um arranque em que não evitou o toque com Leclerc e caiu para último. Uma corrida fantástica do mexicano e a prova que a Racing Point é uma equipa pequena, mas com muita qualidade.

Esteban Ocon beneficiou de um stint longo que lhe permitiu estar no sítio certo, depois do Undercut a Stroll, para aproveitar o azar da McLaren com Sainz e da Renault com Ricciardo. Stroll volta a subir ao pódio numa prova bem conseguida.

Mas a estrela poderia ter sido George Russell. O jovem britânico fez uma corrida espetacular, liderou de forma impecável a corrida, foi apanhado no erro da Mercedes mas estava encaminhado para tentar a vitória e pelo menos conseguir um merecido pódio. Mas um furo roubou-lhe essa possibilidade. Mas fica na retina a ultrapassagem a Bottas e uma corrida fantástica.

Bottas também foi vítima do erro da Mercedes acabando a corrida com pneus velhos e sem argumentos para mais.

Carlos Sainz e Daniel Ricciardo estavam encaminhados para um bom resultado mas uma opção estratégica falhada deixou ambos longe do que poderiam ter conquistado. Albon acabou num positivo sexto lugar mas ainda assim longe do que a equipa teria gostado. Também Norris merece destaque por ter acabado nos pontos, recuperando nove lugares.

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Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Nao fosse a confusão da mercedes e a corrida nao teria assim tanta loucura, nao gostei do traçado, entendo a logica mas com os f1 atuais acho que nao e de todo uma solução, fiquei com pena do russell mesmo mas por outro lado muito contente pelo perez… e mais um excelente piloto que vai embora, a” loucura ” de meter ” bebes ” ao volante porque são a nova promessa e prodigio da nisto, triste mas e a realidade atual da f1 e cada vez sera mais assim. Mas boa parte final de corrida com incertezas sobre a vitoria… Ler mais »

andresilvac4
andresilvac4
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

No Lewis no party Mas o bombo do Bottas continua a levar pancada

Honda Power
Honda Power
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

O que o “bebe” fez, só me leva a mudar um pouco de opinião que tinha… o Lewis é bom, mas se calhar não tão bom assim… um “bebe” pega no carro, pela primeira vez, e faz esquecer o campeão? Das duas uma, ou o “bebe” é de topo ou o campeão tem um carro muito acima dos restantes…

Getintherelewis!!!
Reply to  Honda Power
3 anos atrás

Mas essa do carro superior qual e a novidade? A novidade e o mesmo carro pra vocês serve para elogiar o russell mas para o hamilton ja custa dizer o mesmo…é chato eu sei …Quanto aos bebes e um facto com ou sem qualidade e o que ta a acontecer e pilotos como o perez ficam a nadar nao tou a dizer que nao sao bons ate porque sempre achei o russell muito bom..e um piloto que a mercedes nao abre mão a muito tempo e entendo porque.

FormulaTwo+1
3 anos atrás

Nasceu uma estrela: um puto de seu nome George Russell ! Este tem mesmo fibra de campeão! E com mais alguma experiência, vai dar água pela barba a muito boa gente que é tida como the next big thing. Isto pese a inquestionável qualidade de muitos outros jovens pilotos que militam nesta disciplina (Leclerc, Verstappen, Gasly, Norris, Alonso…), e que muito gostaríamos de ver a lutar taco a taco por vitórias em 2022. A continuar assim, os súbditos de sua majestade podem ficar tranquilos: Hamilton já tem sucessor à altura! E nós temos espectáculo garantido! O que seria ver esses… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by FormulaTwo+1
can-am
can-am
3 anos atrás

Não vi a corrida mas parabêns ao Perez que já merecia uma vitória pela sua longa carreira. Um piloto de talento embora não seja um super campeão. A Mercedes estragou-de toda e ainda bem.O Russell provou que será o sucessor do Hamilton e o Bottas coitado, ou perdeu qualidades, ou está psicologicamente afectado…ou o carro do Lewis agora do Russell,não é bem igual ao carro dele. Estranho um piloto como ele que fazia jogo igual com o Lewis até há pouco tempo,ter-se vindo abaixo da maneira que veio. Um belissimo traçado que devia continuar e não o enrolado layout que… Ler mais »

mantis
mantis
3 anos atrás

Não tenho ideia de algum piloto partir da última posição e ganhar a corrida com excepção do John Watson nos 80s. O que o Checo fez foi épico, e para um piloto que nunca teve carro competitivo em toda a carreira foi bem merecido e inteiramente justo. O Ocon fiquei contente c ele e espero que o pequeno ditador das Astúrias não lhe venha a destruir a carreira. O Russel. Excelente prova. Provou o q tinha a provar. É o futuro da Mercedes. Mas não tenho tanto a certeza que ganharia. Estava a demorar a chegar ao Checo e ainda… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  mantis
3 anos atrás

A última posição, que equivaleu a um 18º lugar. Barrichello, naquela corrida em que um espectador atravessou a pista, venceu largando de 18º

ng.sousa
ng.sousa
Reply to  Pity
3 anos atrás

E o Button no Canadá acho que tb chegou a estar em último. Não me lembro atos carros estavam em prova naquela altura.

Lagaffe
Lagaffe
3 anos atrás

O Checo sai em grande da F1. Se alguém tinha dúvidas mostrou hoje que é um dos melhores pilotos do pelotão e merecia melhor sorte.
Cada vez menos se entende a contratação de um tetracampeão que é batido todos os dias pelo
colega e atiram borda fora um dos melhores pilotos.
O Russel demonstrou hoje toda a sua qualidade mas também que os campeões têm a estrelinha da sorte. O Bottas tem de ir à bruxa.
Norris batido uma vez mais de forma inequívoca pelo Sainz. Não basta ter a imprensa inglesa a apoiá-lo para fazer um campeão.

jem
jem
Reply to  Lagaffe
3 anos atrás

Parece natural que o Sainz ficasse à frente do Lando. Um partiu em 8º e outro em 20º . Talvez o inequívoco esteja aí. Claro que a imprensa não faz campeões (desde logo porque não conduz). Mas também é verdade que o Lando tem 2 anos de F1 e o Sainz tem 5, e parece que só agora o espanhol passou o inglês no campeonato e seguramente se terminar à frente não será com uma grande diferença.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  jem
3 anos atrás

Atenção eu gosto muito do Norris mas acho que a sua evolução é mais lenta que eu imaginava. Já o Sainz é o patinho feio que vai brilhando corrida pós corrida. Estou muito curioso de ver o guerra Leclerc /Sainz em 21.
Hoje se a Mclaren nãottivesse chamado o Sainz às boxesttinham feito um brilharete.

kmsdigitais
kmsdigitais
3 anos atrás

Não vi furo nenhum (alias nesse momento ate pensei que furo fosse no Bottas da forma como caia na classificação) e ainda com o furo o Russel ainda ganhava tempo ao Perez? Ou perdi algo…
Sim, autosport, se outro qq outro piloto poderia ganhar com o actual Mercedes de Hamilton? Sim, acho que pode. Menos o Bottas 😀

Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

Foi uma corrida muito diferente, em que se sente muito a ausência do Hamilton. Para começar, ele recusaria parar quando isso é escusado. fico também muito contente pelo Checo, que bem, e que pena se sair este ano. É essencial manter-se na F1.
Russel e Leclerc são os valores mais certos da F1 do futuro. Acho exagerado penalizarem o Leclerc pelo que fez. E o Max, o endeusado, podia ter feito mais para não acabar no muro. Já vi este ano o Sainz evitar algo parecido, com menos tempo para isso.

kmsdigitais
kmsdigitais
3 anos atrás

…e se Sergio Perez não tem lugar nesta actual F1 para 2021, definitivamente esta F1 é um antro de uma Mafia que não aconselho a ninguém. E nem os novos regulamentos livrará esta F1 deste cancro.

Cágado1
3 anos atrás

Só por curiosidade, alguém viu por aí o forista “lisboa”?
Gostava de saber o que ele pensa da vitória do ‘piloto pagante’. Bemo como o que pensa do 3º lugar perdido mesmo no fim a semana passada, ou do 2º lugar na Turquia.

mantis
mantis
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Está em confinamento silencioso como seria de esperar

silver
silver
3 anos atrás

Como podem trocar o Vettel pelo mexicano? O mundo está parvo.

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