GP Rússia F1: Lewis Hamilton vence, sorte da Mercedes

Por a 29 Setembro 2019 13:55

Lewis Hamilton (Mercedes W10 EQ Power+) venceu o GP da Rússia de Fórmula 1, numa corrida em que os homens da Brackley tiveram muita sorte. Esta é a quarta vez que Hamilton vence em Sochi, levando a que a Mercedes regresse às vitórias, o que já não sucedida desde o GP da Hungria, no início de agosto. Esta é também a 82ª vitória de Hamilton na F1, a sua margem no campeonato sobre Bottas sobe para 72 pontos.

Com a Ferrari a dominar a primeira metade da contenda, Sebastian Vettel (Ferrari SF90) ficou pelo caminho depois da sua ida às boxes, o que levou a um Safety Car virtual. Tendo em conta que os Mercedes ainda não tinham ido às boxes para a sua troca de pneus, o facto dos pilotos em pista estarem a rodar mais lentamente, permitiu que os Mercedes pudessem ir às boxes e surgir ambos na frente da corrida, o que sucedeu.

Desde aí, e com Hamilton na frente, Valtteri Bottas (Mercedes W10 EQ Power+) foi um perfeito escudeiro do seu chefe de fila, protegeu-o, e protegeu-se, ao manter Charles Leclerc (Ferrari SF90) atrás de si, com o homem da Ferrari a não conseguir passar o finlandês até ao final da corrida. Bottas ajudou a mais uma dobradinha da Mercedes, a última fora em Silverstone.

Entre os dois pilotos da Ferrari, houve hoje um pequeno ‘qui pro quo’ que ainda vai ser discutido. Segundo o que Leclerc disse no final, era suposto ajudar a que os dois Ferrari chegassem junto ao final da primeira longa zona rápida, junto, com um a rebocar o outro, isso aconteceu, mas não na ordem inicialmente pensada, porque vettel depressa passou Leclerc após a partida. Um caso que irá ser discutido posteriormente, quando houver mais detalhes. Vettel não reduziu andamento, conforme lhe pediu a equipa depois, e recusou-se a deixar o seu companheiro de equipa, Charles Leclerc, voltar à liderança, o que só aconteceu depois da paragem de ambos nas boxes. Ironicamente, Vettel desistiu logo a seguir… oferecendo a vitória à Mercedes. Inadvertidamente, claro.

Max Verstappen (Red Bull RB15/Honda) arrancou de nono, recuperou até ao quarto lugar, mais do que esperaria. Mesmo tendo-se colado ao pelotão da frente em virtude do Safety Car virtual decorrente do abandono de Vettel, a verdade é que o homem da Red Bull não conseguiu manter-se na luta, terminando em quarto. Alexander Albon (Red Bull RB15/Honda) conseguiu passar Sainz perto do fim da corrida e garantiu o quinto lugar, depois duma corrida sempre a recuperar, o que é normal para quem guia uma Red Bull. Está a fazer um bom trabalho, entrecortado por algumas ‘dores de crescimento’.

Carlos Sainz (McLaren MCL34/Renault) foi novamente o melhor dos ‘outros’ deu mais um ‘triunfo’ no 2º pelotão à McLaren, numa corrida em que a Renault não fez melhor que 10º. Sétimo classificado foi Sergio Perez (Racing Point RP19/Mercedes), que terminou na frente de Kevin Magnussen (Haas VF-19/Ferrari), outro dos pilotos que fez uma grande recuperação.

Lando Norris (McLaren MCL34/Renault) foi nono na frente do melhor dos Renault, Nico Hulkenberg (Renault RS19), com a equipa de Enstone a ter aqui um mau Grande Prémio para as suas aspirações. Daniel Ricciardo (Renault RS19) desistiu cedo depois deu um toque na fase inicial da corrida.

Mais informação quando possível.

FILME DA CORRIDA

SAFETY CAR MUITO CEDO

Safety Car logo a abrir na sequência de um incidente entre Romain Grosjean (Haas VF-19/Ferrari) Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo C38/Ferrari) e Daniel Ricciardo (Renault RS19), com o homem da Renault a ‘apertar’ italiano que tocou fortemente no Haas, que entrou em pião e bateu nas barreiras. Com isso, Ricciardo teve que ir às boxes. Lá na frente, Sebastian Vettel (Ferrari SF90) passou os dois homens da primeira linha da grelha de partida, Charles Leclerc (Ferrari SF90) e Lewis Hamilton (Mercedes W10 EQ Power+) e com isso liderava a corrida.

FERRARI ORDENA A VETTEL QUE DEIXE PASSAR LECLERC

Apesar de Sebastian Vettel (Ferrari SF90) ter assegurado o comando da corrida ao passar Charles Leclerc (Ferrari SF90) e Lewis Hamilton (Mercedes W10 EQ Power+), a Ferrari ordenou que o monegasco passasse para a liderança da corrida – provavelmente porque isso já estava definido inicialmente – mas Leclerc estava com dificuldades de acompanhar o alemão, que sugeriu, “vamos mas é criar margem” para Hamilton.

VETTEL DESISTE, MERCEDES LIDEROU

Sebastian Vettel (Ferrari SF90) parou em pista depois de ter passado pelas boxes, e de Charles Leclerc (Ferrari SF90) ter passado para o comando da corrida. Só que com o Safety Car Virtual, que fez andar o pelotão mais lento em pista, o facto dos Mercedes ainda não terem ido às boxes (antes do abandono de Vettel, agora já foram), permitiu que Lewis Hamilton (Mercedes W10 EQ Power+) passasse para a frente da corrida, com Valtteri Bottas (Mercedes W10 EQ Power+) em segundo e Leclerc, que passa novamente pelas boxes, a cair para terceiro. Muita sorte para a Mercedes, mas são assim mesmo as corridas. Depois, com um pouco menos de meia corrida pela frente, Leclerc estava ’em cima’ de Bottas e Hamilton, com Max Verstappen (Red Bull RB15/Honda) em quarto, também junto dos três homens da frente, mas as posições não mudaram até final.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
134 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado