GP Portugal 1958, 1959 e 1960: Os três pioneiros

Por a 8 Abril 2023 16:35

O GP de Portugal de 1984 representou o regresso do Campeonato do Mundo de F1 a Portugal. Na verdade foi o 4º GP de Portugal na História da F1, mas não se realizava desde 1960. Vejamos, então, um pequeno resumo de como foram as três edições anteriores.

GP Portugal de 1958 (Circuito da Boavista, Porto)

Data: 24 de Agosto

Nona e antepenúltima corrida do Mundial. Stirling Moss ganhou, mas a prova ficou marcada por alguma polémica, quando Mike Hawthorn, que terminou em 2º lugar, foi desqualificado alegadamente por ter sido ajudado pelos espetadores após a prova ter acabado, a empurrar o seu Ferrari, que ficou parado na berma. Porém, no final da corrida, Moss – que tinha até parado no local, para avisar o seu compatriota de que deveria recusar a ajuda das pessoas que queriam ajudá-lo – deslocou-se junto dos comissários e garantiu que Hawthorn não tinha feito aquilo de que era acusado. Os comissários aceitaram o testemunho e voltaram com a decisão atrás reclassificando Hawthorn que, desta forma, acabou por garantir sete pontos, qu se revelaram preciosos mais tarde na luta pelo título com… Moss, que venceu por 1 ponto. Maria Teresa de Filippis tornou-se a primeira mulher a pilotar um carro de F1. A prova portuguesa começou com algum drama, depois das mortes por acidente de Luigi Musso (GP França) e Peter Collins (GP Alemanha). E a tragédia quase bateu de novo á porta, quando Casimiro de Oliveira destruiu o seu Maserati 250F contra um dos muros candeeiros da pista, nos treinos e colocando dessa forma um ponto final na sua carreira.

Classificação: 1º Stilring Moss (Vanwall), 50 voltas em 2h11m27,80s; 2º Mike Hawthorn (Ferrari), a 2m12,75s; 3º Stuart Lewis-Evans (Vanwall), a 1 v.; 4º Jean Behra (BRM), a 1 v.; 5º Wolfgang von Trips (Ferrari), a 1 v.; 6º Harry Schell (BRM) a 1 v.; 7º Jack Brabham (Cooper/Climax), a 2 v.; 8º Maurice Trintignant (Cooper/Climax), a 2 v.; 9º Roy Salvadori (Cooper/Climax), a 4 v.

GP Portugal de 1959 (Circuito Monsanto, Lisboa)

Data: 23 de Agosto

Oitava corrida do Campeonato. Esta foi a terceira vez que o GP de Portugal teve lugar em Monsanto, mas a primeira com carros de F1 e a primeira a contar para o Mundial. Largando da “pole”, Stirling Moss dominou totalmente os acontecimentos, dando pelo menos uma volta de avanço a todos os seus rivais. A corrida ficou marcada por diversos acidentes, como o que sucedeu entre Graham Hill (Lotus/Climax) e Phil Hill (Ferrari), logo na 6ª volta e o de Jack Brabham, na volta 22, de que teve muita sorte em sair ileso. Primeira e única vez em que Nicha Cabral correu em Portugal, terminado a prova em 10º lugar num Cooper/Maserari com o nº 32.

Classificação: 1º Stirling Moss (Cooper/Climax), 62 voltas em 2h11m55,41s 2º Masten Gregory (Cooper/Climax) a 1 v.; 3º Dan Gurney (Ferrari) a 1 v.; 4º Maurice Trintignant (Cooper/Climax), a 2 v.; 5º Harry Schell (BRM) a 3 v.; 6º Roy Salvadori (Aston Martin), a 3 v; 7º Ron Flockhart (BRM), a 3 v.; 8º Carroll Shelby (Aston Martin) a 4 v.; 9º Tony Brooks (Ferrari), a 5 v.; 10º Mário Araújo Cabral (Cooper/Maserati) a 6 v.

GP Portugal de 1960 (Circuito da Boavista, Porto)

Data: 14 de Agosto

Oitava corrida do Campeonato do Mundo. Stirling Moss foi desqualificado, a quatro voltas do final, depois de andar em sentido contrário na pista, após ter feito um pião. Primeiro pódio de Jim Clark. Jack Brabham, que venceu a corrida na frente do seu colega de equipa na Cooper, garantiu o seu segundo título de campeão, pois as equipas inglesas não foram ao GP de Itália, três semanas depois. John Surtees foi o mais rápido em pista, ao fazer a “pole” e a melhor volta da corrida mas desistiu na 37ª volta, com problemas no radiador do seu Lotus/Climax.

Classificação: 1º Jack Brabham (Cooper/Climax), 55 voltas em 2h19m00,03s; 2º Bruce McLaren (Cooper/Climax), a 57,97s; 3º Jim Clark (Lotus/Climax), a 1m53,23s; 4º Wolfgang von Trips (Ferrari), a 1m58,81s; 5º Tony Brooks (Cooper/Climax), a 6 v.; 6º Innes Ireland (Lotus/Climax), a 7 v.; 7º Olivier Gendebien (Cooper/Climax), a 9 v.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado