GP Mónaco F1: O que decidiu: Velocidade de Vettel ou tráfego que Raikkonen apanhou?

Por a 29 Maio 2017 18:38

Todos na Ferrari estão contentes com o fim de semana no Mónaco, mas um pouco menos Kimi Raikkonen. Tudo porque fez tudo bem o que tinha de fazer, a pole, o arranque, a primeira metade da corrida, mas depois Sebastian Vettel apareceu-lhe na frente. Estranho no mínimo.

No lado da Mercedes, Lewis Hamilton diz que o que aconteceu na Ferrari foi uma tática da equipa, mas Toto Wolff considera que foram apenas as circunstâncias da corrida que permitiram que Sebastian Vettel passasse para a frente. Mas vamos tentar perceber se foi estratégia ou as circunstâncias da prova.

Nas voltas antes das respetivas paragens, ambos os pilotos da Ferrari estavam a rodar em 1m17s ‘baixo’. Se virmos os tempos, reparamos que Raikkonen não teve uma quebra de ritmo e na volta 33, a antes da paragem, fez a sua volta mais rápida e manteve o seu colega de equipa a 1,2s. Após a corrida o finlandês confirmou que não tinha pedido a paragem, “fui chamado para entrar”.

A paragem de Raikkonen não foi das mais rápidas, mas também não foi lenta. Esteve 3,4s parado, mais 0,3s que o seu colega. Kimi voltou à pista logo atrás de Stoffel Vandoorne e de Pascal Wehrlein, que já tinham ‘levado’ uma volta de avanço e terá sido neste momento que Raikkonen perdeu a corrida.

Na volta 35 Kimi perdeu mais de três segundos para seu colega de equipa, uma paragem nas boxes, no Mónaco ‘custa’ à volta de 19 segundos. No final da volta 35 Vettel já tinha o tempo suficiente para ir às boxes e sair na frente. O alemão considerou que “a corrida não se decidiu na boxe, não diria isto. Mas sim na pista com os pneus velhos”.

De facto, Raikkonen, foi mas rápido com os super macios que Vettel fora com os ‘velhos’ ultra macios, na volta 36, mas já era tarde de mais, porque o tempo perdido por Raikkonen no tráfego na sua volta de saída já ‘dava’ a liderança à volta 35. Nas voltas 37 e 38, Vettel conseguiu as suas voltas mais rápidas, à volta do segundo 15. Mas Raikkonen nas voltas 38 e 39 também rodou no segundo 15.

No entanto o tempo da volta de entrada na box já tinha dado para passar. Vettel fez 1:32.673 enquanto Raikkonen fez 1:34.039. E Vettel saiu ‘confortavelmente’ à frente. A volta lenta atrás do tráfego, assim como a velocidade de Vettel já não serviram de muito, a corrida já estava decidida…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

69 comentários

  1. Iceman07

    29 Maio, 2017 at 18:56

    O que decidiu? O Marchionne.

    • João Pereira

      29 Maio, 2017 at 20:12

      Marchionne não grama o Kimi. Isso junto à tradição da Ferrari em que tem um “garboso cavaleiro no seu cavallino rampante” e um “fiel escudeiro num jumento”, é a receita completa para grande parte dos “falhanços” do Kimi. É claro que nenhum dos 2 Ferrari é jumento este ano, mas a Ferrari sabe bem como baralhar as coisas, na altura de mandar os equídios ao ferrador (leia-se troca de pneus).
      Penso que Vettel só perdeu algum tempo nas primeiras voltas, para ajudar o Kimi a “cavar” alguma distancia para o terceiro, que rapidamente recuperou, porque também ele depois ficou com “claridade” entre ele e o Kimi, tornando a corrida desde logo um caso entre os dois. No fundo era mesmo o mais inteligente a fazer, depois do bom arranque do Kimi.
      Depois… Bem depois, foi um espectáculo de ilusionismo numa cidade onde o circo é tão apreciado: pega-se num baralho e mostra-se ao público, primeiro a carta de cima que é um 7, e a de baixo que é um 5, baralha-se três ou quatro voltas, abracadabra e… TZARAAMMM! Aparece o 5 em cima e o sete em baixo.
      No entanto, apesar de ser um truque básico (o meu filho faz isso aqui em casa com um baralho de cartas), num palco como a F1 fica mal, porque o verdadeiro fan gosta mais da “magia” que se faz no palco (leia-se pista) do que daquela que se faz nos bastidores (leia-se box), isto no que tem a ver com “duas cartas do mesmo baralho” (leia-se dois carros da mesma equipa). Aliás, o truque é tão fraco, que só os tansos é que não vêem como foi feito.
      Marchionne começou a cozinhar o Kimi em fogo lento mas desde cedo, à espera que ele se queimasse sózinho, mas pelos vistos está disposto a aumentar o lume, e ter a certeza que ele se queima para no fim do ano dizer que ele é intragável e deitá-lo para o lixo.
      Já agora, o artigo diz que só o Raikkonen ficou um pouco menos satisfeito, isto é muito brando, porque ele disse logo na primeira entrevista, que este segundo lugar não é resultado para o seu “book”, e que com o tempo se verá o que acontece. Isto parece-me dito por alguém a quem serviram lagosta, mas afinal estava estragada, e logo em Monte Carlo, onde se esperam pelo menos **Michelin.

  2. asfalto

    29 Maio, 2017 at 19:18

    Parece que andava por ai muita gente com duvidas, agora ficam esclarecidos. Que saudades da Mclaren na frente com os seus dois carros. Vamos ter fé.

  3. rodríguezbrm

    29 Maio, 2017 at 19:22

    Sim, o KImi antes da paragem na 34ª fez na 33ª 1:17.34. Mas na anterior tinha feito 1:17.683. E já tinha feito antes 7 voltas abaixo do 1:17, sendo a sua melhor no 1ª stint: 1:16.429 à 12ª . Mas o que há que destacar é que a média dele no 1º stint com os US foi de 1:17.736, com pista livre á sua frente. O Vettel assim que apanhou tb pista livre fez 1:15.238 à 38ª com os já velhos US (38 voltas), tempo que o Kimi nem com os novos SS jamais igualou, com ou sem o tal falado tráfego.

    • asfalto

      29 Maio, 2017 at 22:26

      Na volta 35, (a volta das dobragens) o Kimi perdeu 3.072 segundos, quando o Vettel saiu das boxes estava na frente a menos de 1 segundo, as contas são muito simples para quem quer ver.

      • rodríguezbrm

        30 Maio, 2017 at 9:36

        O Bottas parou na v. 33, tinha 2,6 seg de vantagem sobre o Ricciardo. Este continuou e parou na v. 39. Saiu com uma vantagem de 8,024 seg. O clássico”overcut”.
        Sendo o Vettel mais rápido q o Kimi ( é só ver os tempos mal saiu o Kimi da frente) a Ferrari ia fazer o quê? Meter o Vettel e deixar na pista o Kimi q , por exemplo, estava a perder imenso tempo para o Ricciardo que já vinha a 6seg arriscando assim a sua posição, assim como a do alemão por overcut (veja-se o exemplo acima)? Muito provavelmente assim nenhum Ferrari ganharia

        • asfalto

          30 Maio, 2017 at 9:47

          Vou-te deixar levar a bicicleta mas não encistas com ninguém dizendo as rodas que são quadradas.

          • rodríguezbrm

            30 Maio, 2017 at 11:33

            Ah pois claro.
            Ao fim de 2 dias não vi 1 só comentário dos críticos a indicar em concreto quando é que um e outro piloto da Ferrari deviam ter feito pit stop.

          • asfalto

            30 Maio, 2017 at 12:25

            Tá a custar, para ti e outros com dúvidas. Um submarino numa volta perde duas rodas, partindo do princípio que no céu não há árvores, quantos ossos tem um cão. Se não souber a resposta eu mais tarde digo. Vão pensando.

          • [email protected]

            31 Maio, 2017 at 1:40

            Aqui o que está a custar a muita gente, nem é o facto de ter sido o Vettel a ganhar, pois se os papeis fossem invertidos, ou seja, Vettel fazer a pole e manter a posição no arranque, e depois ser chamado à boxe mais cedo que o companheiro, saindo no meio do tráfego, enquanto o colega saía à frente e com pista livre, também haveria choradeira por aqui. O que custa a muita gente é o facto de ter sido a FERRARI a ganhar, e de este ano, pelo menos para já, estar fortíssima. A grande dor de cotovelo vem daí.

        • elio

          30 Maio, 2017 at 21:53

          Tal e qual. Se assim fosse, teria muito provavelmente sido o Ricciardo a vencer a corrida.

          E tudo isso por causa do Kimi que, no 1º stint, permitiu aos perseguidores anularem praticamente toda a desvantagem que tinham para os dois Ferrari. Não percebi se esse abrandamento se deveu a uma manifesta incapacidade em ultrapassar os retardatários ou se foi premeditado, vá-se lá saber com que propósito. mas poderia ter muito bem custado a vitória à Ferrari.

    • José Mário Oliveira Ferreira Mendes

      30 Maio, 2017 at 16:50

      Só uma pergunta….será que ninguem na Ferrari sabia que o Kimi ia ficar atrás dos Vandoorne e do Wehrlein depois de sair das box???..se não sabiam andam a dormir…ou não…

  4. PokerAlho46

    29 Maio, 2017 at 20:03

    Até o “Toto Wolff considera que foram apenas as circunstâncias da corrida”, igual na Red Bull.

    • João Pereira

      29 Maio, 2017 at 20:29

      Claro! Toto Wolff mandou montar um rolamento de cambota comprado na loja chinês no motor novo do Hamilton na Malásia e praticamente entregou o título ao Rosberg (leia-se rato de navio), e o Horner também lixou um título ao Webber com uma estratégia errada, em beneficio do Vettel.
      Como dizia minha Avó: – “Quem telhas de vidro, não deita pedras para o telhado dos outros”.

  5. Helder Carvalho

    29 Maio, 2017 at 20:56

    Bom, eu só quero dar os meus parabéns ao rodríguezbrm, que faz realmente análise dos GP’s com muita clareza. Os jornalistas do AS, neste caso particular do GP do Monaco, ainda não perceberam nada do que se passou, dos tempos por volta e com que tipo de pneus, etc. Enfim senhores jornalistas do AS, viram pelo menos a corrida? Em caso afirmativo, viram tempos por volta e circunstâncias?
    Se assim foi então o AS, não é isento nas abordagens que faz.
    Quanto a haver primeiros pilotos nas equipas ou não, leiam, sim leiam e não olhem apenas, para as declarações de Bottas no GP de Barcelona quando atrasou o mais que pôde o Vettel. Se isto não são ordens de equipa, bom estão o que são ordens de equipa?
    Senhores jornalistas do AS, pensem e analisem e depois escrevam.
    A maioria dos foristas do AS, enfim comportam-se como os comentadores “futeboleiros” que nos entram pela casa dentro via TV, se o meu clube não ganhou foi porque o teu fez batota, etc. Enfim, a clubite tolda-lhes a visão e o pensamento.
    Meu caro rodríguezbrm, mais uma vez os meus parabéns, está MUITO ACIMA do que os jornalistas do AS.
    Abraço.

  6. RedDevil

    29 Maio, 2017 at 22:06

    Com tantos artigos sobre o assunto, ou o AS está à procura de clicks ou está alimentando as “alminhas perdidas” deste mundo… em qualquer dos casos, está atirando pela janela a sua seriedade e profissionalismo…
    O que transparece dos números (leia-se tempos por volta) é a maior rapidez do Vettel… e por uma margem bem larga… tanto que abriu 12s para o Raikkonen em 15 ou 20 voltas…
    O resto são “baforadas de fumo” para iludir alguns ressabiados…
    PS- não vejo tanto alvoroço quando acontece o mesmo na Mercedes … e já aconteceu por diversas vezes… vamos esperar por uma próxima oportunidade…

    • MVM

      30 Maio, 2017 at 12:10

      Nem há alvoroço por ter acontecido exactamente o mesmo na Red Bull. Deve ser por causa do sorriso radioso do Ricciardo.

  7. [email protected]

    29 Maio, 2017 at 23:26

    Mas afinal de que se queixa o kimi? Se ele no sábado após a qualificação disse que nada estava garantido! E umas das coisas que ele falou foi das ordens de equipa! Então porquê tanto falatório? E todos sabemos que em todas as equipas existem 1 e 2 ! Na ferrari não ia ser diferente! Quem está a lutar pelo o título?! E como a fiabilidade dos motores este ano está critica a dar a Vitória a quem está na luta por causa das penalizações que podem aparecer de uma hora para a outra! Então acho que não há motivo para discutir o que se passou ontem!

  8. M3

    29 Maio, 2017 at 23:39

    Eu nunca vi o Kimi com um semblante daqueles. Nao me admirava nada que antes da corrida, a equipa tivesse apontado uma estratégia em comum e depois a tivesse mudado. Mas teorias das conspirações à parte… chamava a atenção para o seguinte:

    Vamos imaginar que no primeiro lugar ia o Vettel e no segundo lugar ia um piloto da Mercedes por exemplo. A Ferrari deveria tentar adoptar a melhor estratégia que garantisse a permanência do Vettel no primeiro lugar após a 1a paragem, correto?

    Foi isso que aconteceu com o Kimi?

    Podemos falar e bem de tempos por volta dos 2 pilotos da Ferrari , mas parece ter havido um erro da equipa na protecção do 1 lugar do Kimi na primeira paragem.

    Resta saber se foi por incompetência ou por competência a mais…

    • Helder Carvalho

      30 Maio, 2017 at 0:13

      Caro m3.
      A competência é como o dinheiro, nunca é demais.
      Quanto tempo ganhou Kimi para o melhor Mercedes até a paragem nas boxes?
      E o Vettel após a sua paragem?
      No início de corrida tinha a pista completamente livre à sua frente e mesmo assim não ganhou muito tempo a Bottas, certo?
      Qual era o problema nessa altura?
      Eu gosto muito do Kimi, em especial pela sua postura, mas já não tem o ritmo de corrida nem motivação que já demonstrou no passado.
      Em relação à cara de poucos amigos que demonstrou no final da corrida, onde está a novidade? Sempre assim foi.
      Abraço.

  9. Frenando_Afondo™

    30 Maio, 2017 at 1:09

    O que decidiu? Metê-lo no meio do tráfego para que não pudesse fazer voltas rápidas e assim entregar a vitória a Vettel. Só não vê quem não quer. Mas como foi na ferrari agora alguns já dizem que “ordens de equipa há em todas as equipas, só se fossem burros é que não davam preferência ao Vettel” entre outros blá blá blá.

    • [email protected]

      31 Maio, 2017 at 1:42

      Aqui o que está a custar a muita gente, nem é o facto de ter sido o Vettel a ganhar, pois se os papeis fossem invertidos, ou seja, Vettel fazer a pole e manter a posição no arranque, e depois ser chamado à boxe mais cedo que o companheiro, saindo no meio do tráfego, enquanto o colega saía à frente e com pista livre, também haveria choradeira por aqui. O que custa a muita gente é o facto de ter sido a FERRARI a ganhar, e de este ano, pelo menos para já, estar fortíssima. A grande dor de cotovelo vem daí.

  10. sidekick

    30 Maio, 2017 at 1:27

    …«…»…!!!
    Esta técnica de dispersão mediática repete-se até ao infinito…
    Isto porque a pergunta que se impõe, e que ainda não vi expressa, é a seguinte: A Mercedes foi cano abaixo, ou ficou a dormir no quarto do hotel??…
    Responda quem souber ou, se não souber, peça uma entrevista ao LH que ele vai responder da maneira que sabe: «a culpa é da Ferrari que dá ordens aos pilotos. Nós não…»

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado