GP México F1, Q3: Pole-Position para Sebastian Vettel
Sebastian Vettel assegurou a pole position do GP do México de F1 e mostrou que não quer que Lewis Hamilton tenha a melhor das festas amanhã, se o inglês confirmar o tetracampeonato.
Na parte decisiva da sessão, Sebastian Vettel melhorou o registo de Max Verstappen em 0.086s, passando para a frente a 25 segundos do fim da sessão, registando o novo recorde da pista. Pouco depois, Lewis Hamilton não melhorou o seu tempo, o mesmo sucedendo com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, com o piloto da Ferrari a assegurar a pole position.
A seu lado vai ter Max Verstappen, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas a arrancarem logo atrás. Quinto lugar para Kimi Raikkonen, que terminou na frente de Esteban Ocon e Daniel Ricciardo a quem a qualificação não correu lá muito bem…
No final da primeira série de voltas, na derradeira fase da qualificação, Max Verstappen estava na frente com uma vantagem de 0.259s face a Sebastian Vettel. Lewis Hamilton era terceiro a 0.360s com Daniel Ricciardo em quarto a 0.873s. Depois estava colocado Esteban Ocon, seguido de Carlos Sainz, Sergio Pérez, Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas, que não registara qualquer tempo.
Foram eliminados na Q2, Felipe Massa, Lance Stroll Stroll, Brendon Hartley, que ficou parado com um problema mecânico, Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne. Isto significa que todos os pilotos da Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India e Renault vão a lutar pela pole…
Na Q1, desta feita não houve grandes surpresas na primeira fase da qualificação com Pierre Gasly a não sair das boxes, porque o motor do seu Toro Rosso partiu durante o terceiro treino livre, sendo que a equipa não teve tempo para montar outro. Eliminados na sessão foram ainda os dois Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein, e os dois Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean.
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Finalmente uma disputada Qualificação na luta pela pole, com o Vettel a sobrepor-se. Pena o Vettel ter perdido tantos pontos, pois ainda teríamos campeonato até ao final. O Max a demonstrar que com um carro competitivo, fazia a vida negra à concorrência. Esperemos que tenhamos corrida também animada amanhã, com a quase previsivel consagração do Hamilton com o tetra. Como foi o Vettel a fazer a pole, estou curioso para ver o que diz o can-am, frenando_afondo e *RPMS* a pandilha fanática cá do blog anti Ferrari…pois se no ultimo GP diziam que o Hamilton levou a pole “no braço”… Ler mais »
Anda por ai uma azia que está difícil de digerir… Para alguém que se diz “imparcial” como você, anda mesmo chateado com as ultimas corridas.
Não lhe vou recomendar nada para tomar porque eu gosto é de vê-lo assim…
Cumprimentos
Azia? Mas qual azia? Só se for por não estar ainda a ver um campeonato concorrido até ao final. Aprecio o Vettel e Hamilton como Pilotos. O que me irrita é vir aqui ao Autosport, e ver sempre os mesmos alucinados, sempre a desmerecer os feitos do Vettel, Rosberg, e da equipa Ferrari. Tanto o Vettel como o Hamilton, com um colega de equipa como o Max, olha que não sei se não eram constantemente batidos.
Tem razão… Não recomende!… Todos nós agradecemos!…Os empreiteiros que se passeiam de Mercedes brilhante, com os seus dedinhos gordos agarrados ao volante, é que não!!!
Sim porque tu és um forista isento como tudo. Só se for num universo paralelo.
Sobre a qualificação já respondi, como bom fanático que sou.
*acende as velinhas no altar do Hamilton*
Sem espinhas – ATÉ QUE ENFIM! “Pandilha fanática cá do blog anti-Ferrari”
Se fosse eu a dizer isso, “esses” já estavam a vomitar – bem dito.
A largada promete! Grande volta do Vettel e também do Verstappen. Hamilton um pouco abaixo, talvez o Mercedes não se dê bem com a altitude. Ocon a bater, de forma clara, o homem da casa, para desgosto dos mexicanos. Sainz a bater Hulkenberg e a Toro Rosso a treinar para o próximo ano.
PS: não penalizem o Verstappen, aquilo não foi um bloqueio.
As outras equipas que adoptam “Pilotos pagantes” deviam meter os olhos na Renault e Force India, que com uma dupla forte tornam-se uma equipa também forte.
Concordo. Dois bons pilotos a quererem superiorizar-se ao colega, superam-se. Mas não são só essas, a Red Bull também tem uma grande dupla.
Sim, a Red Bull, para mim tem uma das duplas mais fortes do grid. Com uma Unidade Motriz mais potente, poderiam ainda incomodar a Mercedes e Ferrari na luta pelo campeonato.
Isso é uma boca para a Williams? Se não é… devia. Desde os tempos do Maldonado que a Williams não tem pilotos de topo.
Foi um bloqueio! Mas não foi um o bloqueio o quê? Toda a gente viu. É óbvio que Bottas se sentiu atrapalhado e bloqueou mentalmente!!! Jogadas mentais desta gravidade têm que ser julgadas com punho de ferro! Suspensão. SUSPENSÃO PARA MAX VERSTAPPEN!!!
Ah! Bloqueio mental, ‘tá bem 🙂
Sainz a bater Hulkenberg? Não, não. Not yet.
Tem razão, mas esteve na frente algum tempo e foi isso que retive.
Creio que a altitude não afecta motores turbo.
Claro que afecta. Altitude significa ar rarefeito. Ar rarefeito significa menos oxigénio. Menos oxigénio implica mistura mais pobre na combustão. Mistura mais pobre leva a menos potência. Tal explica o pior resultado da Mercedes. Nem o turbo compressor consegue compensar esse défice na mistura. Os turbo compressores vão ter de trabalhar mais neste fim de semana que o diga a Toro-Rosso que neste GP já teve duas avarias catastróficas dos turbos de ambos os carros Por outro lado ar rarefeito significa menos drag. Logo pode-se colocar mais apoio aerodinâmico. Logo carros com menos potência de motor podem ter mais apoio… Ler mais »
Mas o motor Mercedes do Ocon parece que funcionou bem.
Ou apostou mais no componente aerodinâmico, correndo com mais down-force.
Mas mais carga aerodinâmica não exige mais do motor? Sabes qual a velocidade máxima atingida pelo Ocon?
Mais carga aerodinâmica implica que se perde velocidade em recta. Porém permite muito maior velocidade em curva, particularmente em curvas lentas como são as do 2º e sobretudo do 3ºsector. O tempo que se ganha nas curvas suplanta o pouco tempo que é perdido nas rectas (tanto mais que a rarefacção do ar implica que essa aerodinâmica extra encontra menos resistência no ar). Este ano os Mercedes estão cerca de 20Km/h mais lentos em recta: no GP do México do ano passado atingiam cerca de 370Km/h e este ano apenas 350Km/h. Mas isso interessa pouco, porque para conseguir um bom… Ler mais »
Aqui está um comentário em que se aprende alguma coisa, o que vai sendo raro por estas bandas.
Os force india foram os mais velozes nas retas, logo tua teoria de mais apoio aerodinâmico no carro do Ocon parece não fazer grande sentido.Cmps.
Há outras formas de obter down-force sem acrescentar asas e aumentar o drag: – por exemplo baixando a suspensão dianteira e subir a suspensão traseira. O que aumenta a eficácia do difusor. Essa pode ter sido a solução optimizada pela Force India. (isso explica o ruído de algo a raspar nas imagens on-board em recta que se ouviu na FP3). Na verdade está a olhar para duas excepções, os Force India, para ignorar o comportamento evidenciado por todos os outros 18 carros durante todo o fim-de-semana. Vai ter oportunidade de voltar a ver uma coisa parecida no Brasil, embora menos… Ler mais »
Ah ah ah… Pity, então que é isso a dizer que o Mercedes não é superior? Olhe que o RogerM vai ficar todo incomodadinho e depois vem logo com os mimimis dele.
Grande volta do Vettel, a fazer a 50.º pole da carreira, mas deixo uma sugestão ao AutoSport: a partir de agora, quando fizerem aqueles artigos sobre os melhores pilotos da actualidade, não se circunscrevam aos três do costume. O Max Verstappen já faz parte do grupo. Goste-se ou não dele, é um dos melhores pilotos do momento. Ainda tem algumas – pequenas – arestas para limar, mas a pilotagem dele é qualquer coisa do outro mundo.
Esse é que é mesmo o novo Messias, o próximo Senna. A forma como pilota é genial.
E pensar que ainda à uns poucos meses me chamaram maluco quando defendi que o Max era muito melhor que o Ricciado…
Também acho que é melhor. Eu coloco-o no grupo dos três melhores, actualmente. Se bem que o Ricciardo pode-se elevar, como o Rosberg se elevou perante Hamilton. Mas lá está, para chegarem a estes têm que aumentar a capacidade de processamento e trabalhar a multiplicar, o que também não é para todos.
Do que tenho visto, tanto o Hamilton como o Vettel iriam suar bastante com um colega de equipa como o Max. O rapaz tem velocidade, agressividade, e ritmo de corrida.
A sério?!
Verstappen tem muito para crescer. Muito para percorrer.
Se evoluir positivamente no caminho que tem para fazer, então sim entrará nesse grupo.
Porém ainda pode degenerar nesse caminho que lhe falta fazer.
Acho estranho é como Max foi batido pelo Adrian Newey, que pilota todos os monolugares do Vettel, segundo muitos haters.
Um dia ainda vamos ficar a saber que o tal projecto paralelo do Newey não é nenhum barco, mas os Ferrari. Eu diria que vamos descobrir-lhe a careca, se a calvície dele não fosse tão notória.
Que volta fantástica do Vettel. A do Max não foi muito pior mas a do Vettel foi inesperada e quando foi preciso.
Pole position pífia, visto que o 3º lugar chega e sobra para Hamilton ser campeão.
De resto apenas para registar mais uma qualificação em que Alonso bate o seu colega de equipa apesar do belga já ter completado a sua “curva de aprendizagem”.
Venha a corrida! Cumprimentos
Adoras o Vandoorne, isso é tudo paixão ou ele roubou-te a garina?
Ui, não chega a metade da paixão que tu tens pelo Alonso! Então foi isso que o espanhol te fez? Sabia que tinha que haver algum motivo para estares sempre a falar nele, mas podias ter abrandado um pouco antes de te teres tornado ridículo…
Cumprimentos
Lá estás tu obcecado com o espanhol, estávamos a falar do Vandoorne. 🙂 Porque tentas desviar o assunto? Que te fez o belga?
O Hamilton amanhã de certeza que vai gerir e não se meter em alhadas, mesmo que para isso “seja convidado” !
Lutar pela vitória não acredito.
Concordo. A Mercedes este fim de semana ainda não se encontrou. Não sei se é da pista, da descompressão pós título de construtores, se tudo junto.
A Mercedes já deve estar “meh… Também se correr mal e o hamilton perder o campeonato, damos o título ao Rosberg e já está”.
*esta versão dos acontecimentos é aprovada pelos haters do costume*
Bem… Que qualificação disputada.
Mas se no ultimo GP o Hamilton levou a pole “no braço” com carro idêntico à concorrência, neste circuito o Mercedes é uma “carroça”, e o Red Bull e Ferrari são os favoritos…. 😉
Lol…a brincar a brincar, era mesmo o que querias dizer.
Ia ser mais específico em alguns campos, mas neste fórum não conta muito, afinal é só fanáticos. 😉
Aonde está o destaque na página do Autosport da pole do Vettel / Ferrari como quando é do Hamilton / Mercedes??
Já em tempos tinha feito um reparo nesse sentido, mas quando se é tendencioso não há nada a fazer….
Lol, só agora reparas-te isso? E cada vez a noticia vai ficando sem destaque. Fosse uma pole do Max ou Hamilton, era destaque constantemente, tens dúvidas?
Não, não reparei nisso só agora… Há muito tempo tempo que sei que por aqui é assim, mas é como digo, quando se é tendencioso à descarada não há nada a fazer. Cumprimentos.
Existe um grande destaque da Ferrari… vejam a notícia sobre o que disse recentemente o Bernie Ecclestone.
Na gaveta, como de costume. Depois eu é que sou fanático!