GP México F1, Q3: Pole-Position para Sebastian Vettel

Por a 28 Outubro 2017 20:10

Sebastian Vettel assegurou a pole position do GP do México de F1 e mostrou que não quer que Lewis Hamilton tenha a melhor das festas amanhã, se o inglês confirmar o tetracampeonato.

Na parte decisiva da sessão, Sebastian Vettel melhorou o registo de Max Verstappen em 0.086s, passando para a frente a 25 segundos do fim da sessão, registando o novo recorde da pista. Pouco depois, Lewis Hamilton não melhorou o seu tempo, o mesmo sucedendo com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, com o piloto da Ferrari a assegurar a pole position.

A seu lado vai ter Max Verstappen, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas a arrancarem logo atrás. Quinto lugar para Kimi Raikkonen, que terminou na frente de Esteban Ocon e Daniel Ricciardo a quem a qualificação não correu lá muito bem…

No final da primeira série de voltas, na derradeira fase da qualificação, Max Verstappen estava na frente com uma vantagem de 0.259s face a Sebastian Vettel. Lewis Hamilton era terceiro a 0.360s com Daniel Ricciardo em quarto a 0.873s. Depois estava colocado Esteban Ocon, seguido de Carlos Sainz, Sergio Pérez, Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas, que não registara qualquer tempo.

Foram eliminados na Q2, Felipe Massa, Lance Stroll Stroll, Brendon Hartley, que ficou parado com um problema mecânico, Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne. Isto significa que todos os pilotos da Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India e Renault vão a lutar pela pole…

Na Q1, desta feita não houve grandes surpresas na primeira fase da qualificação com Pierre Gasly a não sair das boxes, porque o motor do seu Toro Rosso partiu durante o terceiro treino livre, sendo que a equipa não teve tempo para montar outro. Eliminados na sessão foram ainda os dois Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein, e os dois Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean.

 

Untitled-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
50 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
6 anos atrás

Finalmente uma disputada Qualificação na luta pela pole, com o Vettel a sobrepor-se. Pena o Vettel ter perdido tantos pontos, pois ainda teríamos campeonato até ao final. O Max a demonstrar que com um carro competitivo, fazia a vida negra à concorrência. Esperemos que tenhamos corrida também animada amanhã, com a quase previsivel consagração do Hamilton com o tetra. Como foi o Vettel a fazer a pole, estou curioso para ver o que diz o can-am, frenando_afondo e *RPMS* a pandilha fanática cá do blog anti Ferrari…pois se no ultimo GP diziam que o Hamilton levou a pole “no braço”… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Anda por ai uma azia que está difícil de digerir… Para alguém que se diz “imparcial” como você, anda mesmo chateado com as ultimas corridas.
Não lhe vou recomendar nada para tomar porque eu gosto é de vê-lo assim…
Cumprimentos

RogerM
RogerM
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Azia? Mas qual azia? Só se for por não estar ainda a ver um campeonato concorrido até ao final. Aprecio o Vettel e Hamilton como Pilotos. O que me irrita é vir aqui ao Autosport, e ver sempre os mesmos alucinados, sempre a desmerecer os feitos do Vettel, Rosberg, e da equipa Ferrari. Tanto o Vettel como o Hamilton, com um colega de equipa como o Max, olha que não sei se não eram constantemente batidos.

FormulaTwo+1
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Tem razão… Não recomende!… Todos nós agradecemos!…Os empreiteiros que se passeiam de Mercedes brilhante, com os seus dedinhos gordos agarrados ao volante, é que não!!!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Sim porque tu és um forista isento como tudo. Só se for num universo paralelo.

Sobre a qualificação já respondi, como bom fanático que sou.

*acende as velinhas no altar do Hamilton*

kkk
kkk
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Sem espinhas – ATÉ QUE ENFIM! “Pandilha fanática cá do blog anti-Ferrari”

kkk
kkk
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Se fosse eu a dizer isso, “esses” já estavam a vomitar – bem dito.

Pity
Pity
6 anos atrás

A largada promete! Grande volta do Vettel e também do Verstappen. Hamilton um pouco abaixo, talvez o Mercedes não se dê bem com a altitude. Ocon a bater, de forma clara, o homem da casa, para desgosto dos mexicanos. Sainz a bater Hulkenberg e a Toro Rosso a treinar para o próximo ano.
PS: não penalizem o Verstappen, aquilo não foi um bloqueio.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
6 anos atrás

As outras equipas que adoptam “Pilotos pagantes” deviam meter os olhos na Renault e Force India, que com uma dupla forte tornam-se uma equipa também forte.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Concordo. Dois bons pilotos a quererem superiorizar-se ao colega, superam-se. Mas não são só essas, a Red Bull também tem uma grande dupla.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
6 anos atrás

Sim, a Red Bull, para mim tem uma das duplas mais fortes do grid. Com uma Unidade Motriz mais potente, poderiam ainda incomodar a Mercedes e Ferrari na luta pelo campeonato.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Isso é uma boca para a Williams? Se não é… devia. Desde os tempos do Maldonado que a Williams não tem pilotos de topo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
6 anos atrás

Foi um bloqueio! Mas não foi um o bloqueio o quê? Toda a gente viu. É óbvio que Bottas se sentiu atrapalhado e bloqueou mentalmente!!! Jogadas mentais desta gravidade têm que ser julgadas com punho de ferro! Suspensão. SUSPENSÃO PARA MAX VERSTAPPEN!!!

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Ah! Bloqueio mental, ‘tá bem 🙂

don-draper
don-draper
Reply to  Pity
6 anos atrás

Sainz a bater Hulkenberg? Não, não. Not yet.

Pity
Pity
Reply to  don-draper
6 anos atrás

Tem razão, mas esteve na frente algum tempo e foi isso que retive.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
6 anos atrás

Creio que a altitude não afecta motores turbo.

anotheruser
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Claro que afecta. Altitude significa ar rarefeito. Ar rarefeito significa menos oxigénio. Menos oxigénio implica mistura mais pobre na combustão. Mistura mais pobre leva a menos potência. Tal explica o pior resultado da Mercedes. Nem o turbo compressor consegue compensar esse défice na mistura. Os turbo compressores vão ter de trabalhar mais neste fim de semana que o diga a Toro-Rosso que neste GP já teve duas avarias catastróficas dos turbos de ambos os carros Por outro lado ar rarefeito significa menos drag. Logo pode-se colocar mais apoio aerodinâmico. Logo carros com menos potência de motor podem ter mais apoio… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  anotheruser
6 anos atrás

Mas o motor Mercedes do Ocon parece que funcionou bem.

anotheruser
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Ou apostou mais no componente aerodinâmico, correndo com mais down-force.

asfalto
asfalto
Reply to  anotheruser
6 anos atrás

Mas mais carga aerodinâmica não exige mais do motor? Sabes qual a velocidade máxima atingida pelo Ocon?

anotheruser
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Mais carga aerodinâmica implica que se perde velocidade em recta. Porém permite muito maior velocidade em curva, particularmente em curvas lentas como são as do 2º e sobretudo do 3ºsector. O tempo que se ganha nas curvas suplanta o pouco tempo que é perdido nas rectas (tanto mais que a rarefacção do ar implica que essa aerodinâmica extra encontra menos resistência no ar). Este ano os Mercedes estão cerca de 20Km/h mais lentos em recta: no GP do México do ano passado atingiam cerca de 370Km/h e este ano apenas 350Km/h. Mas isso interessa pouco, porque para conseguir um bom… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  anotheruser
6 anos atrás

Aqui está um comentário em que se aprende alguma coisa, o que vai sendo raro por estas bandas.

asfalto
asfalto
Reply to  anotheruser
6 anos atrás

Os force india foram os mais velozes nas retas, logo tua teoria de mais apoio aerodinâmico no carro do Ocon parece não fazer grande sentido.Cmps.

anotheruser
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Há outras formas de obter down-force sem acrescentar asas e aumentar o drag: – por exemplo baixando a suspensão dianteira e subir a suspensão traseira. O que aumenta a eficácia do difusor. Essa pode ter sido a solução optimizada pela Force India. (isso explica o ruído de algo a raspar nas imagens on-board em recta que se ouviu na FP3). Na verdade está a olhar para duas excepções, os Force India, para ignorar o comportamento evidenciado por todos os outros 18 carros durante todo o fim-de-semana. Vai ter oportunidade de voltar a ver uma coisa parecida no Brasil, embora menos… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
6 anos atrás

Ah ah ah… Pity, então que é isso a dizer que o Mercedes não é superior? Olhe que o RogerM vai ficar todo incomodadinho e depois vem logo com os mimimis dele.

so23101706
so23101706
6 anos atrás

Grande volta do Vettel, a fazer a 50.º pole da carreira, mas deixo uma sugestão ao AutoSport: a partir de agora, quando fizerem aqueles artigos sobre os melhores pilotos da actualidade, não se circunscrevam aos três do costume. O Max Verstappen já faz parte do grupo. Goste-se ou não dele, é um dos melhores pilotos do momento. Ainda tem algumas – pequenas – arestas para limar, mas a pilotagem dele é qualquer coisa do outro mundo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Esse é que é mesmo o novo Messias, o próximo Senna. A forma como pilota é genial.

chicanalysis
Reply to  so23101706
6 anos atrás

E pensar que ainda à uns poucos meses me chamaram maluco quando defendi que o Max era muito melhor que o Ricciado…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Também acho que é melhor. Eu coloco-o no grupo dos três melhores, actualmente. Se bem que o Ricciardo pode-se elevar, como o Rosberg se elevou perante Hamilton. Mas lá está, para chegarem a estes têm que aumentar a capacidade de processamento e trabalhar a multiplicar, o que também não é para todos.

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Do que tenho visto, tanto o Hamilton como o Vettel iriam suar bastante com um colega de equipa como o Max. O rapaz tem velocidade, agressividade, e ritmo de corrida.

anotheruser
Reply to  so23101706
6 anos atrás

A sério?!
Verstappen tem muito para crescer. Muito para percorrer.
Se evoluir positivamente no caminho que tem para fazer, então sim entrará nesse grupo.
Porém ainda pode degenerar nesse caminho que lhe falta fazer.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Acho estranho é como Max foi batido pelo Adrian Newey, que pilota todos os monolugares do Vettel, segundo muitos haters.

so23101706
so23101706
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Um dia ainda vamos ficar a saber que o tal projecto paralelo do Newey não é nenhum barco, mas os Ferrari. Eu diria que vamos descobrir-lhe a careca, se a calvície dele não fosse tão notória.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Que volta fantástica do Vettel. A do Max não foi muito pior mas a do Vettel foi inesperada e quando foi preciso.

*RPMS*™
6 anos atrás

Pole position pífia, visto que o 3º lugar chega e sobra para Hamilton ser campeão.
De resto apenas para registar mais uma qualificação em que Alonso bate o seu colega de equipa apesar do belga já ter completado a sua “curva de aprendizagem”.
Venha a corrida! Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Adoras o Vandoorne, isso é tudo paixão ou ele roubou-te a garina?

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Ui, não chega a metade da paixão que tu tens pelo Alonso! Então foi isso que o espanhol te fez? Sabia que tinha que haver algum motivo para estares sempre a falar nele, mas podias ter abrandado um pouco antes de te teres tornado ridículo…
Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Lá estás tu obcecado com o espanhol, estávamos a falar do Vandoorne. 🙂 Porque tentas desviar o assunto? Que te fez o belga?

can-am
can-am
6 anos atrás

O Hamilton amanhã de certeza que vai gerir e não se meter em alhadas, mesmo que para isso “seja convidado” !
Lutar pela vitória não acredito.

Pity
Pity
Reply to  can-am
6 anos atrás

Concordo. A Mercedes este fim de semana ainda não se encontrou. Não sei se é da pista, da descompressão pós título de construtores, se tudo junto.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
6 anos atrás

A Mercedes já deve estar “meh… Também se correr mal e o hamilton perder o campeonato, damos o título ao Rosberg e já está”.

*esta versão dos acontecimentos é aprovada pelos haters do costume*

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Bem… Que qualificação disputada.

Mas se no ultimo GP o Hamilton levou a pole “no braço” com carro idêntico à concorrência, neste circuito o Mercedes é uma “carroça”, e o Red Bull e Ferrari são os favoritos…. 😉

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Lol…a brincar a brincar, era mesmo o que querias dizer.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Ia ser mais específico em alguns campos, mas neste fórum não conta muito, afinal é só fanáticos. 😉

Tono da Bike
Tono da Bike
6 anos atrás

Aonde está o destaque na página do Autosport da pole do Vettel / Ferrari como quando é do Hamilton / Mercedes??
Já em tempos tinha feito um reparo nesse sentido, mas quando se é tendencioso não há nada a fazer….

RogerM
RogerM
Reply to  Tono da Bike
6 anos atrás

Lol, só agora reparas-te isso? E cada vez a noticia vai ficando sem destaque. Fosse uma pole do Max ou Hamilton, era destaque constantemente, tens dúvidas?

Tono da Bike
Tono da Bike
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Não, não reparei nisso só agora… Há muito tempo tempo que sei que por aqui é assim, mas é como digo, quando se é tendencioso à descarada não há nada a fazer. Cumprimentos.

anotheruser
Reply to  Tono da Bike
6 anos atrás

Existe um grande destaque da Ferrari… vejam a notícia sobre o que disse recentemente o Bernie Ecclestone.

kkk
kkk
Reply to  Tono da Bike
6 anos atrás

Na gaveta, como de costume. Depois eu é que sou fanático!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado