GP EUA F1: Vitória de Max Verstappen, em fim de semana a lembrar outros tempos
Max Verstappen teve uma viagem ao passado, até um tempo em que dominava a F1 sem que ninguém questionasse esse domínio. Foi o que aconteceu neste fim de semana com duas poles, duas vitórias e mais um passo significativo nas contas do título.
O #1 da Red Bull dominou a corrida de início ao fim, sem nunca ser incomodado. Foi uma exibição notável do neerlandês que se aproximou da dupla da McLaren na luta pelo título. Verstappen teve como companhia no pódio Charles Leclerc e Lando Norris, que proporcionaram o duelo mais intenso do dia.
A Ferrari jogou muito bem na estratégia e o arranque com os macios revelou-se crucial para o monegasco lutar pelo segundo posto. Norris passou quase meia corrida para passar Leclerc, conseguiu, mas depois das paragens nas boxes regressou para trás do #16. Com pneus macios mais frágeis, Norris tentou, mas não conseguiu passar o monolugar da Scuderia à primeira. Foi preciso arrefecer os pneus e tentar novamente, com uma manobra bem sucedida a cinco voltas do fim. Norris conseguiu um segundo lugar importante nas contas do título e Leclerc conseguiu um bom pódio para a Ferrari.
MAX WINS IN DOMINANT STYLE!! 🏆
Verstappen moves himself firmly into the championship fight with an impressive victory in Austin 👏#F1 #USGP pic.twitter.com/iyaFgTycrj
— Formula 1 (@F1) October 19, 2025
Em quarto lugar ficou Lewis Hamilton sem argumentos para se juntar às lutas da frente e sem ser incomodado por Oscar Piastri. O australiano líder do campeonato rubricou um fim de semana negativo, sem ritmo e longe das disputas pelos primeiros lugares. Ainda foi ameaçado por George Russell que acabou por não conseguir chegar perto do McLaren.
Yuki Tsunoda terminou na sétima posição, seis lugares acima da sua posição na grelha, aproveitando os azares alheios e com uma boa corrida. Nico Hülkenberg conquistou os pontos prometidos na corrida sprint com mais uma excelente prestação do alemão, à frente de Oliver Bearman que chegou a ameaçar o sétimo posto de Tsunoda, mas acabou por fazer um pião num ataque mais afoito. Instalou-se no nono posto e nunca mais foi incomodado. Fernando Alonso terminou na décima posição, numa corrida que teve uma desistência: Carlos Sainz tentou passar por Kimi Antonelli, mas a manobra revelou-se demasiado otimista e com apenas cinco voltas percorridas, o espanhol terminava a prova prematuramente.
A estratégia acabou por ser decisiva nesta corrida. Os pneus duros não deram a performance desejada e a maioria da grelha trabalhou para evitar as borrachas marcadas a branco. Assim, a paragem única foi a escolha para todas as equipas, menos Alex Albon (com um pião provocado por uma batalha intensa no arranque) e Gabriel Bortoleto que terminou no último posto.

O filme da Corrida
Depois de uma corrida Sprint com um arranque caótico, o GP dos EUA prometia também uma corrida emocionante, apesar do favoritismo de Max Verstappen. Mas, como é habitual nos fins de semana de Sprint, havia menos dados e mais incertezas sobre o que podia acontecer.
As condições para percorrer as 56 voltas da corrida eram boas, com céu limpo, 0% de risco de chuva. 45 °C de temperatura do asfalto e 28 °C de temperatura do ar, com 24% de humidade.

The excitement builds… 💪
Who is your pick for the Grand Prix win? 🏆⬇️#F1 #USGP pic.twitter.com/tAJmLHT0bT
— Formula 1 (@F1) October 19, 2025
A escolha de pneus recaiu maioritariamente nos médios. No top 15, apenas Charles Leclerc escolheu os pneus macios para o arranque. Do 15º para baixo, a escolha variava entre os macios e os duros.
Na largada, Verstappen manteve o primeiro lugar com facilidade enquanto Lando Norris não conseguiu defender-se de Leclerc, que ganhou um lugar. George Russell caiu para sexto, com Hamilton a subir ao quarto lugar, e Oscar Piastri subiu ao quinto. Uma das primeiras vítimas do arranque era Alex Albon que ficou para trás depois de um toque.
Leclerc into P2! 👊
Let's take a look at how the Grand Prix started… 💨#F1 #USGP pic.twitter.com/m040BRcqWr
— Formula 1 (@F1) October 19, 2025
A ordem no final da primeira volta era Verstappen, Leclerc, Norris, Hamilton, Piastri, Russell, Antonelli, Bearman, Sainz e Tsunoda. Se na frente da corrida, Verstappen já tinha uma vantagem considerável para Leclerc, na luta pelos últimos pontos, Bearman caiu para o 10º, ultrapassado por Sainz e Tsunoda numa luta animada.
Na volta 6, Kimi Antonelli caiu para a última posição, depois de uma luta com Carlos Sainz, que ficou parado em pista, obrigando a entrada em cena do Virtual Safety Car. A tarde piorava para a Williams, já com poucas esperanças de pontuar.
Carlos Sainz is OUT after making contact with Kimi Antonelli! 💥
Here's what happened… 👇#F1 #USGP pic.twitter.com/OIIUH031CO
— Formula 1 (@F1) October 19, 2025
Duas voltas depois, a corrida recomeçou, tal como a luta entre Norris e Leclerc, que já durava desde o início da prova, com Hamilton atento ao que se passava à sua frente. Esta foi a história principal na primeira metade, com Norris a tentar passar o Ferrari e Leclerc a defender-se muito bem, enquanto Verstappen se afastava da concorrência.
Para piorar, na volta 21, Norris recebia a bandeira preta e branca por exceder limites de pista por três vezes. Mais uma e receberia cinco segundos de penalização. Mas foi nessa volta que Norris passou Leclerc e subiu ao segundo posto. A diferença para Verstappen era agora de 11 segundos. Depois de uma luta breve com Hamilton, Leclerc entrou nas boxes para colocar pneus médios.
Norris gets it done on Leclerc in the braking zone 🔥
That's P2 for the McLaren! 🔀#F1 #USGP pic.twitter.com/TzktXDimps
— Formula 1 (@F1) October 19, 2025
Na volta 31, a atividade nas boxes começava a aquecer. Piastri entrou nas boxes para colocar pneus macios. Na volta 33, Norris entrou nas boxes para colocar pneus macios e regressou à pista atrás de Leclerc. Na volta seguinte, Verstappen entrou nas boxes para colocar pneus macios.
Ollie goes for a spin! 😵💫
Bearman and Tsunoda get too close for comfort into Turn 15 👀#F1 #USGP pic.twitter.com/SObdG5gSKn
— Formula 1 (@F1) October 19, 2025
Por esta altura, já todos tinham parado uma vez e com os pneus duros a não serem uma boa escolha, a estratégia de uma paragem era a preferida. A ordem era Verstappen, Leclerc, Norris, Hamilton, Piastri, Russell, Tsunoda, Bearman, Hulkenberg e Albon.
A 16 voltas do fim, Norris queixou-se dos pneus, que já não eram novos quando foram instalados no carro #4. Com Leclerc com os médios, parecia que o segundo lugar estava mais longe. Mas depois de deixar arrefecer os pneus, Norris tentou novo ataque a Leclerc e quase conseguia a seis voltas do fim. Foi só preciso mais meia volta para conseguir subir ao segundo lugar e despachar Leclerc.
As posições mantiveram-se até ao fim e Verstappen conseguiu uma excelente vitória, seguido de Norris e Leclerc. O campeonato ganhou ainda mais vida. Verstappen está imparável e leva cinco pódios consecutivos, três dos quais vitórias. Com 33 pontos conquistados em Austin, está agora a 40 pontos de Piastri e a 26 pontos de Norris. Tudo em aberto quando faltam cinco corridas para o fim da temporada 2025.
What a drive from Max Verstappen! 😎
Let's take a look at our points finishers ⬇️#F1 #USGP pic.twitter.com/A7tdqZAKcT
— Formula 1 (@F1) October 19, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Pity
19 Outubro, 2025 at 22:59
3º login do dia.
A partir de agora, sim, Verstappen está na luta pelo título, embora ainda precise da “ajuda” do Piastri. Não lhe basta vencer todas, se Piastri for segundo.
Corrida chocha, que se salvou apenas pelas belas lutas entre Norris e Leclerc. Quem largou do lado limpo, levou vantagem no arranque.
Piastri muito apagado de algumas provas para cá. Será que o peso por estar a comandar o campeonato é maior do que parecia? A continuar assim, em breve será passado pelo Norris que, paulatinamente, se está a aproximar. Se este vencer no México e Piastri for terceiro, passa já para o comando. Embora torça pelo Norris, quero Piastri a enfrentá-lo e ao Max até Abu Dhabi.
Ainda sobre a McLaren e a sua aparente perda de desempenho, será que tiraram alguns cavalos aos motores, para evitarem terem de os trocar e, consequentemente, penalizar?
Antonelli andou lá atrás, não pontuou, mas foi sempre muito rápido e ficou com a volta mais rápida.
Diverti-me com as lutas pelos últimos lugares. A Alpine a pedir ao Colapinto para manter posição, numa luta pelo…17º lugar!!!!!!! No fim, ele passou o Gasly e este até foi passado pelo Bortoleto na última volta…
Venha o México.
Pity
19 Outubro, 2025 at 23:32
Esqueci-me de referir duas coisas:
Lindos fatinhos, só que não, do pessoal da Racing Bulls e os horríveis troféus, parecem cabeças de touro estilizadas. As hastes são boas para os pilotos pendurarem os bonés 🙂 🙂
Rhodas
19 Outubro, 2025 at 23:48
Acho takvez tenham pedido para manter a posição para proteger o Gasly e evitar que um Alpine ficasse em último. Mas enfim, é uma teoria muito rebuscada…
Rhodas
19 Outubro, 2025 at 23:48
Acho que talvez tenham pedido para manter a posição para proteger o Gasly e evitar que um Alpine ficasse em último. Mas enfim, é uma teoria muito rebuscada…
alvesba22020_gmail_com
19 Outubro, 2025 at 23:49
algo se passa com o piastri. nao me parece que seja o peso de comandar como a pity refere. penso que as últimas actualizações deixaram talvez o McLaren mais a gosto do Norris. facto é que desde as ferias de verao que o piastri tem sentido dificuldades e o norris tem aproveitado melhor ou pior essas situações.
a corrida em si foi o que foi. dei por mim, uma vez mais a fazer a fazer fast forward porque ultrapassagens nao existem ou sao quase inexistentes.
Verstapen dominou de ponta a ponta. em momento algum esteve em perigo. parece que este redbull ainda tinha algo mais para dar. ate o tsunoda começa a aparecer. nao sei se é resultado do horner ter saído ou se e coincidência, mas…
corrida forte do Norris para algum desgosto meu que torço pelo piastri… e pelo Verstapen.
fazer o quê? sao os melhores.
Ferrari e a sua estratégia com o leclerc… funcionou! choraria, se ainda tivesse lágrimas para a Ferrari.
Mercedes tem vindo a dar alguns sinais de estar no caminho certo mas hoje simplesmente nao tinham andamento para os da frente.
agora uma mensagem para o nosso autosport.pt. nao sei se notam mas cada vez sao menos os resistentes que vêm à vossa página. aceder aqui é o equivalente a um pit stop de 15 seg. corri o Google page speed e deu… reprovado!
atentem que neste momento sao 2 os comentários (contando com o meu) quando num passado recente existiam dezenas.
Nrpm
20 Outubro, 2025 at 0:35
Pois, o Piastri parece que, qual lâmpada, fundiu! Sem luz, sem ritmo, sem pachorra para os jornalistas, as perguntas deles e as dúvidas de todos, e com falsa modéstia… parece-me que até o Zak B. está com desconfiança no boy. Continuo a achar que ter o M. Weber como acessor, não resulta…
Do outro lado,há um Norris, descontraído,confiante, combativo e esforçado com muito mérito. Em alta. Claro que a ameaça e a luta deixou de ser a dois, e o comparsa do agora trio reapareceu com alto folgor e eficácia.
Se o Piastri for campeão é um achado (estranho como ele), se for o Norris é muito meritório, se calhar ao Max é notável.
No México, já vai ficar uma ponta do véu levantada.
Que temos suspense, nesta época que parecia resolvida,temos!
Guilherme Moreira
20 Outubro, 2025 at 8:07
Finalmente consegui fazer login e comentar esta corrida que foi morna mas que teve alguns bons momentos, desde mais uma vitoria mais uma do super max que fica apenas a 40 pontos do piastri e 23 do lando, cada vez mais parece que o red bull é o carro mais rapido do pelotão e a falta de desenvolvimento e arrogancia da mclaren fez com que a equipa inglesa tenha sido ultrapassada e agora precise de um milagre e de um DNF do Max para o Piastri ou o Lando ganharem o titulo e impedirem o penta do Max! O Max no México vai dominar como fez de 2021 a 2023 incluindo 2017 e 2018 não tenham duvidas, e a Mercedes tambem vai estar forte e pode ultrapassar a Mclaren nesta pista, na reta o Red Bull vai ganhar muitas décimas ao Mclaren, a Ferrari se tiver calor pode fazer uma gracinha senão vai ser o 4º carro mais rapido! Quanto à ferrari em Austin, apesar da vitoria e dobradinha de 2024 nesta pista não esperava que fossem tão competitivos aqui face à época desastrosa, a verdade é que o Leclerc fez uma corrida perfeita era impossivel fazer melhor com um carro tão instavel e dificil de conduzir como o ferrari, para mim o DOD sem duvidas apesar da vitoria sem espinhas do max, mais um podio para a ferrari são poucos este ano mas sempre saborosos, e ficamos apenas a 7 pontos da mercedes com a red bull com o max apenas a 6 pontos e na luta pelo 2º lugar dos construtores o que financeiramente toda a gente quer! Hamilton numa das suas melhores pistas a seguir a silverstone e barcelona, fez uma enorme corrida e foi pena não ter chegado ao pódio mas está claramente mais confortável no carro e mais proximo do leclerc, e acredito que ainda consiga um podio no qatar ou abu dhabi, veremos! Russell a fazer os possiveis, com um Mercedes muito nervoso e a lidar muito mal com as altas temperaturas e a ser o constraste absoluto de singapura, acredito que no méxico e brasil estejam melhores mas só em Las Vegas e talvez Qatar possam lutar pela vitoria com o russell, porque o antonelli é para esquecer! Hulkenberg e Bearman a fazer corridas solidas, assim como Alonso a conseguir um pontinho no trator do Aston Martin que era o oitavo ou nono carro aqui e já não pontuava em Austin desde 2022, o Alonso conseguiu gerir muito bem o ritmo de corrida e o Lawson atrás com um carro mais rapido e o stroll com pneus muito melhores conseguiu defender-se e provar o quão bom ele é, Albon e Antonelli com carros muito mais rapidos não chegar aos pontos é uma vergonha!
F1 FOR FUN
20 Outubro, 2025 at 9:42
Insistem com a diferença de pontos do Max para o Piastri, quando o que conta é a diferença de pontos para o Norris e são apenas 26 pontos. Não sei o que se passa com o Piastri, mas meteu a marcha atrás, nem tem ritmo para o Hamilton. A McLaren nem precisa de ordens de equipa, pois o Norris tem sido mais forte e deve apanhar o Piastri no Brasil ou Las Vegas, só que o Max também pode aproximar-se ainda mais, pode ganhar 22 pontos em 3 corridas (sprint incluída). O campeonato vai acabar ao rubro e o Piastri vai ficar em 3º.
Pity
20 Outubro, 2025 at 10:40
Respondendo ao Alves: no passado dia 9, enviei um email ao J. Caetano, novo director do Autosport, queixando-me do que se está a passar, desde que entrou a nova gerência. Eis a resposta:
“Infelizmente, a lentidão não tem como causa a gerência nova (ou o problema resolvia-se muito mais facilmente), mas o facto do “site” ter mais de 10 anos sem atualização e manutenção, nem “backup” (isto é, existindo algum problema com o servidor, perdem-se mais de 150.000 artigos).
A gerência nova, de que eu sou apenas um “rosto”, está há cinco meses a trabalhar em soluções técnicas para o problema, que têm de ser implementados passo a passo, precisamente para não arriscarmos a perda de tudo o que temos. Já faltou mais para estar tudo operacional, garanto!…”
Sendo assim, resta-nos ter esperança que tudo entre nos eixos.
Rhodas
20 Outubro, 2025 at 21:48
obrigado Pity!