GP EUA F1: Hamilton vence e está mais perto do ‘tetra’
Lewis Hamilton venceu facilmente o Grande Prémio dos EUA de Fórmula 1 depois duma corrida em que só não liderou nas primeiras voltas, pois Sebastian Vettel arrancou melhor e liderou na fase inicial. Só que o inglês da Mercedes está num dia sim, e depois duma ultrapassagem muito bem conseguida, foi para a frente e nunca mais foi incomodado, exceção feita a quando apanhou Max Verstappen pela frente quando o holandês ainda não tinha trocado pneus. Mesmo assim, passou o piloto da Red Bull rapidamente.
Depois disso, limitou-se a gerir a margem para o segundo classificado, que começou por ser Vettel, depois Valtteri Bottas, e mais tarde Kimi Raikkonen que depois duma excelente luta com o seu compatriota, passou o Mercedes e esteve perto de terminar em segundo, mas Vettel realizou uma estratégia de duas paragens e por isso chegou ao fim da corrida com pneus melhores, passando o seu colega de equipa perto do final. Raikkonen ainda perderia o derradeiro lugar do pódio para Max Verstappen, que o passou na última volta com uma ultrapassagem que “só ele sabe”… Grande corrida de Max Verstappen que nesta corrida ganhou nada mais nada menos que 13 posições, muitas delas com excelente ultrapassagens, por exemplo a que fez aos dois finlandeses. Só que, numa delas, andou demasiado por fora dep ista, e o CCD está a investigar, o que significa que pode vir aí penalização…
Valtteri Bottas não logrou fazer melhor e para quem tem um Mercedes está a ter uma época com muitos altos e baixos. Sendo certo que o termos de comparação é muito forte, Hamilton, a verdade é que há alguns meses pensou-se que Bottas se tinha adaptado bem, mas nesta corrida ficar atrás de um piloto que partiu de 16º não é um bom cartão de visita para quem tem um
Com isto tudo e numa altura em que faltam apenas ‘entregar’ 75 pontos, Hamilton tem 66 de avanço. Esteban Ocon foi um excelente sexto classificado depois duma fabulosa luta em pista ocm o novo recruta da Renault, Carlos Sainz. Nico Hulkenberg desistiu cedo, mas o espanhol reservou para si as ‘despesas’ da equipa, mostrando que a Renault se ‘arrisca’ ainda a entrar na luta pelo quinto lugar dos Construtores.
Sergio Perez, foi oitavo novamente atrás de Ocon com Felipe Massa e Daniil Kvyat a completar o top 10. Boa corrida para o russo. Brendon Hartley terminou em 13º, 26 segundos atrás de Kvyat. Nico Hulkenberg dessitiu devido a um prolbema com a pressão do óleo e Fernando Alonso voltou a ter problemas com o motor nos EUA este ano. Primeiro na Indy, agora em Austin. Pascal Wehrlein desistiu devido de um incidente em pista com Kevin Magnussen, que por sua vez atrasou-se devido a um toque do outro Sauber, o de Marcus Ericsson, que foi penalizado.
NOTA: Confirmou-se, Max Verstappen foi penalizado em cinco segundos e perdeu o pódio, subindo Kimi Raikkonen a terceiro.
1 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 1:33:50.991 |
2 | Sebastian Vettel | FERRARI | +10.143s |
3 | Kimi Räikkönen | FERRARI | +15.779s |
4 | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | +16.768s |
5 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +34.967s |
6 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | +90.980s |
7 | Carlos Sainz | RENAULT | +92.944s |
8 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta |
9 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta |
10 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | +1 volta |
11 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta |
12 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | +1 volta |
13 | Brendon Hartley | TORO ROSSO | +1 volta |
14 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | +1 volta |
15 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | +1 volta |
16 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | +1 volta |
NC | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | DNF |
NC | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | DNF |
NC | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | DNF |
NC | Nico Hulkenberg | RENAULT | DNF |
1. | L. HAMILTON | 18 | 25 | 18 | 12 | 25 | 6 | 25 | 10 | 12 | 25 | 12 | 25 | 25 | 25 | 18 | 25 | 25 | 331 |
2. | S. VETTEL | 25 | 18 | 25 | 18 | 18 | 25 | 12 | 12 | 18 | 6 | 25 | 18 | 15 | – | 12 | – | 18 | 265 |
3. | V. BOTTAS | 15 | 8 | 15 | 25 | – | 12 | 18 | 18 | 25 | 18 | 15 | 10 | 18 | 15 | 10 | 12 | 10 | 244 |
4. | D. RICCIARDO | – | 12 | 10 | – | 15 | 15 | 15 | 25 | 15 | 10 | – | 15 | 12 | 18 | 15 | 15 | – | 192 |
5. | K. RAIKKONEN | 12 | 10 | 12 | 15 | – | 18 | 6 | – | 10 | 15 | 18 | 12 | 10 | – | – | 10 | 15 | 163 |
6. | M. VERSTAPPEN | 10 | 15 | – | 10 | – | 10 | – | – | – | 12 | 10 | – | 1 | – | 25 | 18 | 12 | 123 |
7. | S. PEREZ | 6 | 2 | 6 | 8 | 12 | – | 10 | – | 6 | 2 | 4 | – | 2 | 10 | 8 | 6 | 4 | 86 |
8. | E. OCON | 1 | 1 | 1 | 6 | 10 | – | 8 | 8 | 4 | 4 | 2 | 2 | 8 | 1 | 1 | 8 | 8 | 73 |
9. | C. SAINZ | 4 | 6 | – | 1 | 6 | 8 | – | 4 | – | – | 6 | 1 | – | 12 | – | – | 6 | 54 |
10. | F. MASSA | 8 | – | 8 | 2 | – | 2 | – | – | 2 | 1 | – | 4 | 4 | – | 2 | 1 | 2 | 36 |
11. | N. HULKENBERG | – | – | 2 | 4 | 8 | – | 4 | – | – | 8 | – | 8 | – | – | – | – | – | 34 |
12. | L. STROLL | – | – | – | – | – | – | 2 | 15 | 1 | – | – | – | 6 | 4 | 4 | – | – | 32 |
13. | R. GROSJEAN | – | – | 4 | – | 1 | 4 | 1 | – | 8 | – | – | 6 | – | 2 | – | 2 | – | 28 |
14. | K. MAGNUSSEN | – | 4 | – | – | – | 1 | – | 6 | – | – | – | – | – | – | – | 4 | – | 15 |
15. | S. VANDOORNE | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 1 | – | – | 6 | 6 | – | – | 13 |
16. | F. ALONSO | – | – | – | – | – | – | 2 | – | – | 8 | – | – | – | – | – | – | 10 | |
17. | J. PALMER | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 8 | – | – | 8 | |
18. | P. WEHRLEIN | – | – | – | 4 | – | – | 1 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 5 | |
19. | D. KVYAT | 2 | – | – | – | 2 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 1 | 5 | ||
20. | M. ERICSSON | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 0 |
21. | A. GIOVINAZZI | – | – | 0 | |||||||||||||||
22. | P. GASLY | – | – | 0 | |||||||||||||||
23. | B. HARTLEY | – | 0 |
1. | Mercedes | 33 | 33 | 33 | 37 | 25 | 18 | 43 | 28 | 37 | 43 | 27 | 35 | 43 | 40 | 28 | 37 | 35 | 575 |
2. | Ferrari | 37 | 28 | 37 | 33 | 18 | 43 | 18 | 12 | 28 | 21 | 43 | 30 | 25 | – | 12 | 10 | 33 | 428 |
3. | Red Bull TAG Heuer | 10 | 27 | 10 | 10 | 15 | 25 | 15 | 25 | 15 | 22 | 10 | 15 | 13 | 18 | 40 | 33 | 12 | 315 |
4. | Force India Mercedes | 7 | 3 | 7 | 14 | 22 | – | 18 | 8 | 10 | 6 | 6 | 2 | 10 | 11 | 9 | 14 | 12 | 159 |
5. | Williams Mercedes | 8 | – | 8 | 2 | – | 2 | 2 | 15 | 3 | 1 | – | 4 | 10 | 4 | 6 | 1 | 2 | 68 |
6. | Toro Rosso Renault | 6 | 6 | – | 1 | 8 | 8 | – | 4 | – | – | 6 | 1 | – | 12 | – | – | 1 | 53 |
7. | Renault | – | – | 2 | 4 | 8 | – | 4 | – | – | 8 | – | 8 | – | 8 | – | – | 6 | 48 |
8. | Haas Ferrari | – | 4 | 4 | – | 1 | 5 | 1 | 6 | 8 | – | – | 6 | – | 2 | – | 6 | – | 43 |
9. | McLaren Honda | – | – | – | – | – | – | – | 2 | – | – | 9 | – | – | 6 | 6 | – | – | 23 |
10. | Sauber Ferrari | – | – | – | – | 4 | – | – | 1 | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 5 |
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Bem, esta corrida vai dar muito que falar!
Caro forista angstrom! Continuamos a falar no final do campeonato ou acha que já não merece a pena?
Cumprimentos
A luta foi até SPA… depois tudo de estranho aconteceu… ninguém estava á espera deste final sem interesse!
Caro colega, quando eu mencionei em falar no final do campeonato, ninguém estava à espera que estendessem uma carpete vermelha ao Hamilton, ou seja, que os problemas de fiabilidade da Ferrari e o infeliz incidente de Singapura lhe facilitassem a vida. Mas parece que você não vê o azar do Vettel, para além de idolatrar ainda mais o Lewis. Se não fossem estes azares, o Seb estaria numa incerteza de -20 a 20 pontos do Hamilton. Para o ano há mais! Aproveitemos agora estas ultimas três corridas antes da entrada do Halo.
Então pronto, fiquemos assim!
Como o caro forista é que tinha puxado o tal “falamos no final do campeonato”, e já a algumas corridas que não me dizia nada, estava curioso se a tal conversa era para manter ou não.
Realmente para o ano há mais…
Cumprimentos e até para o ano.
Fala da “diagonal” (como lhe chamam) do Hamilton ao Vettel!… “não interessa”
Fantástica corrida, Brutal. Ultrapassagens, estratégia, muita expectativa, muitos nervos. Foi pena o Ricciardo ter desistido porque iria animar ainda mais a corrida.
Para animar a corrida o Vandoorne chegou e sobrou.
Queria dizer o Verstappen, claro, O Vandoorne nem animou um morto.
Só não percebo porque é que o Verstappen corta a meta em 3.º depois de ultrapassar Raikkomen na última volta e quem vai ao pódio e o Rai!?
Esteve com as quatro rodas fora da pista para fazer a ultrapassagem.
Corrida bem disputada (vamos esquecer o Ham, sim?).
Acho questionável a penalização ao Verstapen, mas posso estar a ser parcial e ainda não vi a repetição
Desilusões: Bottas,Vandoorne,Hartley e Palmer. O kvyat também desiludiu (por ter conseguido um pontinho e ter sido melhor que a Brenda.)
O Palmer desiludiu tanto que ninguém o viu na corrida ahah
Errado, o Palmer desiludiu porque o Sainz fez mais numa corrida do que ele todo o ano, se não me engano.
Verdade, grande corrida do Sainz!
Não me venham dizer que a corrida não foi animada… Excelente largada de Vettel, com direito a “beijinho” no Mercedes de Hamilton e tudo 🙂 só que isso não foi suficiente, Hamilton está fortíssimo e fez uma (também) excelente ultrapassagem. Pena o abandono de Ricciardo, que estava a fazer uma corrida bem interessante. Raikkonen fez uma das melhores corridas desta época, se não mesmo a melhor. Bottas muito fraco, parece não ter sabido poupar os pneus. Ocon a bater Perez e a defender-se muito bem dos ataques de Sainz, que fez uma grande corrida. O descanso parece ter feito bem… Ler mais »
Por acaso viram a largada do Hamilton com a “diagonal” (como voçês lhe chamam) feita tal como o Vettel faz em Singapura?… então qualquer piloto faz ou não fex o mesmo?… Alguém aqui ainda não falou disso pq não deu bronca! É só para alguns, já sabemos!
Por acaso reparei, mas: 1- o ângulo foi muito menor; 2- não estava a chover, pelo que a visibilidade não estava comprometida. 3- não estava um 3º carro na equação.
Boa corrida, está quase! Numa corrida em que ficou demonstrado que os Mercedes e os Ferrari estavam equivalentes (basta ver onde ficou Raikkonen e onde ficou Bottas) ganhou quem tinha o melhor piloto. Agora faltam nove pontinhos e três corridas…Hamilton pôs os pontos nos is. Por falar em i, lembro-me de que “a bazófia saiu à rua” no final da primeira corrida do campeonato, em que até o foragido do i cá apareceu…como eu sei que ele está a ler isto, espero que volte cá na próxima também! E já agora, haja uma alma caridosa que leve um computador até… Ler mais »
Vira o disco e toca o mesmo!!!
Mercedes e Ferrari com carros equivalentes? Só nos pneus.
Errado. Nos pneus a Ferrari leva vantagem porque o seu piloto alemão passou o inverno a testar pneus para dar aquele famoso e importante “feedback” à equipa…
Cumprimentos
Hamilton vence com brilho depois de uma enorme ultrapassagem ao Vettel. Pela posição em que terminou o Bottas vê-se que o Ferrari e o Mercedes são equivalentes mas o piloto da mercedes está num soberbo momento de forma. Talvez no pico da sua carreira. Os dois pilotos da Ferrari estiveram bem, sendo o Verstappen merecidamente o piloto do dia, embota tenha exagerado na ultrapassagem ao Raikonen. Muito boa corrida de Sainz na sua estreia pela Renault asim como de Ocon que se está a mostrar o piloto lider da Force India. O Kvyat livre do “complexo Sainz” voltou a ser… Ler mais »
Últimas seis corridas, cinco vitórias do Hamilton. Para mim a Mercedes está num patamar distinto, a ultrapassagem de LH a SV é tb disso prova. Parabéns ao Hamilton pelo tetra nada a apontar, extensíveis á Mercedes que está prestes a ultrapassar a Lotus, como a quarta equipa com mais triunfos na F1. Ficando apenas atrás da Ferrari, McLaren e da Williams, mas com uma «pornográfica» percentagem de vitórias….Perto dos 50%. Já tinha visto algo do género recentemente no WRC analisando o anos da VW. E em jeito de conclusão…..Não se metam com os Germânicos!!
Foi a machadada final, uma total demonstração total de superioridade, em primeiro lugar, da Mercedes que sempre pareceu muito confortável em Austin, e em segundo, do Hamilton que esteve muitos furos acima do Vettel que durante a corrida sempre pareceu algo nervoso. Na fase decisiva da época, a Ferrari cometeu demasiados erros e isso paga-se muito caro na F1. Mais uma corrida fantástica do Max, o driver of the day, apenas manchada por uma penalização injusta, merecia aquele pódio. Bottas a começar a colocar em causa o seu lugar na Mercedes na minha opinião, começa a ser muita a diferença… Ler mais »
Por acaso viram a largada do Hamilton com a “diagonal” (como voçês lhe chamam) feita tal como o Vettel faz em Singapura?… então qualquer piloto faz ou não fex o mesmo?… Alguém aqui ainda não falou disso pq não deu bronca! É só para alguns, já sabemos!
O amigo deve estar a delirar, há solução nas farmácias.
Não fales assim do avozinho, esqueceu-se de tomar a medicação 🙁
Por acaso viram a largada do Hamilton com a “diagonal” (como voçês lhe chamam) feita tal como o Vettel faz em Singapura?… então qualquer piloto faz ou não fex o mesmo?… Alguém aqui ainda não falou disso pq não deu bronca! É só para alguns, já sabemos!
Todos que viram a corrida, viram essa situação e, como toda a gente lúcida, chega a conclusão que Hamilton saiu em diagonal mas deixou espaço para o Vettel, em Singapura viu-se o Vettel largar em diagonal e não deixar espaço.
Em suma (em conclusão, caso não percebas), Hamilton é mais inteligente que o Vettel, viu que se continuasse a fechar, podia perder ali a corrida, já o Vettel foi egoísta e perdeu a corrida em Singapura, ou melhor o campeonato.
Percebeste ou precisas de um desenho agora?