GP Espanha F1: Vitória fácil de Lewis Hamilton

Por a 16 Agosto 2020 15:47

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) obteve em Espanha das vitórias mais fáceis da sua carreira, já que depois de arrancar na frente, geriu a sua corrida de forma perfeita. Apesar de, na fase inicial, Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) ter parecido estar a conseguir aguentar-se perto do inglês a verdade é que isso só sucedeu porque Hamilton não estava sequer a forçar o andamento, gerindo de forma perfeita os pneus. E assim foi até ao fim da corrida, terminando-a com mais de 20s de avanço para o holandês da Red Bull.

Max Verstappen foi segundo sem nunca conseguir chegar-se a Hamilton, embora tenha logrado manter Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) atrás de si, e nem mesmo quando o finlandês colocou pneus novos ainda com tempo para ir ‘buscar’ Verstappen, não o conseguiu, pois o holandês não permitiu a aproximação.

Grande resultado de conjunto para os dois Racing Point, com Lance Stroll e Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) em quarto e quinto, ‘vencendo’ claramente o segundo pelotão, sendo que com uma penalização de cinco segundos por ignorar bandeiras azuis, o mexicano perdeu a posição para o seu colega embora tenha terminado na sua frente.

Lewis Hamilton realizou uma corrida perfeita, numa nível perfeitamente acima dos restantes 19 pilotos. Sendo verdade que a meio da corrida, tinha uma avanço de 3.9 para verstappen, que foi aumentando devagar, isso sucedeu porque simplesmente não precisava de aumentar o ritmo.

O 44 assegurou a 88ª vitória na Fórmula 1.

Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) foi segundo, mas desta feita e ao contrário das duas corridas de Silverstone nada pode fazer face a Hamilton e o destaque tem de ser dado pelo facto de ter ‘dividido’ os dois Mercedes. Ficar na frente de um W11 é um feito muito significativo.

5ª volta 1.146s, 7.5 21v

No início estava perto de Hamilton, mas ficou sempre a sensação que o inglês não precisava de dar tudo. Max Verstappen começou a ter cedo problemas com os pneus, ao ponto de se zangar com a equipa, mas apesar da sua frustração, nada havia a fazer, hoje.

Quando Bottas foi às boxes a 16 voltas do fim, regressando a seis segundos de Verstappen, julgou-se que poderia ainda apanhá-lo, mas Verstappen não permitiu. Na verdade, o Red Bull aumentou a sua vantagem para mais de sete segundos nas últimas voltas, apesar da vantagem dos pneus dos Bottas.

Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) hoje dificilmente venceria, se Hamilton partisse bem, como partiu. Pior, o finlandês caiu duas posições na partida, deixou rapidamente fugir Lewis Hamilton e Max Verstappen e apesar de ter passado Lance Stroll (Racing Point) na volta 5, já tinha perdido contacto que não mais recuperou.

Chegou a andar significativamente mais rápido que Verstappen, este o Red Bull na mira, mas não foi capaz. Nem mesmo quando tinha seis segundos para recuperar e 17 voltas pela frente. Preferiu ir à boxe para meter pneus e fazer (novamente) a melhor volta.

Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) terminou na frente de Lance Stroll em pista, mas na classificação não foi assim, devido, como já referimos, aos cinco segundos com que o mexicano foi penalizado por não ter deixado passar Hamilton, que o dobrava, rapidamente.

Geriu bem os seus pneus, e parecia que iria ser um fácil quarto classificado, mesmo com pneus velhos, mas a penalização tramou-o. Seja como for, uma boa corrida do mexicano, que já estava farto de ver F1 pela TV…

Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) foi um bom quarto classificado. Depois de dois sextos lugares em Silverstone, mais um bom resultado para o canadiano. Subiu para 3º na partida depois duma fabulosa manobra sobre Bottas, travou uma boa ‘luta’ com Stroll, que se afastaram de

Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) 4º e 5º é o melhor resultado conjunto do ano até aqui para a Racing Point.

Carlos Sainz (McLaren MCL35/Renault) foi sexto e regressou aos bons resultados depois duma má passagem por Silverstone onde não foi além de dois 13º lugares. Desta vez teve uma tarde bastante boa com o seu McLaren, ainda que o Red Bull de Alex Albon lhe tenha dado muito trabalho durante a corrida. Conquistou um lugar face a onde arrancou na grelha.

Tal como Sergio Pérez, Sebastian Vettel também foi para uma paragem única, e foi premiado com o quinto lugar devido a esse facto. Trocou para pneus macios antes da volta 30 e viu-se em 5º, tentando muito cedo levar o carro até ao fim com aqueles pneus, dizendo via rádio nada ter a perder. É esse o espírito. É este o ‘velho’ Vettel. Teve dificuldades com os pneus macios perto do fim, mas isso era natural. Obteve o seu segundo melhor resultado do ano até aqui, resistindo a Alex Albon, Pierre Gasly, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat para ficar em sétimo lugar.

O outro Ferrari, de Charles Leclerc teria estado nesse grupo se não tivesse desistido após uma passagem sob os corretores que redundou num corte no motor e num imediato pião. O monegasco abandonou pouco depois.

Alex Albon (Red Bull) perseguiu os Racing Point na fase inicial da corrida, antes duma paragem antecipada para colocar pneus duros, o que o deixou atrás do meio do pelotão, numa estranha estratégia da Red Bull. Pensava-se que ia só para uma paragem, mas ainda voltou às boxes para trocar novamente de pneus, lutando para recuperar terreno. Terminou em oitavo. Há quatro corridas que, ou é 5º ou…oitavo. Quarto foi o melhor que conseguiu, na Estíria.

Daniel Ricciardo foi outro dos pilotos que optou apenas por uma paragem, ganhou inicialmente posições com isso, mas a estratégia revelou-se errada já que terminou fora dos lugares pontuáveis.

Grosjean terminou em último depois de ter sofrido danos no carro num toque confronto tardio com o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, que terminou em 16º. O seu colega de equipa na Alfa Romeo, Kimi Raikkonen foi 14º depois de também ter tido ‘problemas’ com Grosjean, o que enfureceu o habitualmente sorumbático finlandês. O piloto da Haas fez um meio pião na chicane das curvas sete e oito, e caiu para o 19º lugar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
121 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

Na corrida mais aborrecida do ano, fica mais uma vitória para Lewis Hamilton, mais uma estratégia errada para Bottas, uma excelente corrida do Sainz e do Vettel (finalmente) e um grande momento para a fotografia por parte de Grosjean. Espero que as próximas corridas sejam mais animadas.

Carlitos 01
3 anos atrás

– Tivemos um vencedor completamente inesperado 🙂 mas completamente merecido. Este ano passa o Schumacher em total de vitórias. – Em segundo ficou o Mãozinhas Verstappen (e agora Cabecinhas Verstappen também) – Em terceiro fica o Forever Wingman Gato das Bottas – Os Mercedes cor de rosa ficaram também onde se espera e o sTroll afinal está a pagar dividendos ao investimento do pai. – O Sainz continua a convencer-nos de que é melhor do que o pintam. – E o Vettel disse entre dentes que afinal ainda está aí para as curvas e que é melhor do que o carro… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by carlos-asus-cruzgmail-com
Carlitos 01
Reply to  Carlitos 01
3 anos atrás

Quem será o maricas que, assim que eu faço um post, pespega-me de imediato com um ponto negativo? Já é a terceira vez de seguida 🙂

inoferreira
Reply to  Carlitos 01
3 anos atrás

Algum frustrado

jem
jem
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Muitos frustrados, cobardes, e muitas coisas que me apetece chamar. Homens (mulheres) é que não são.

an19071747
an19071747
Reply to  jem
3 anos atrás

Jem és o Rambo daqui do Forum

Carlitos 01
Reply to  Carlitos 01
3 anos atrás

ena pá… 22 pontos negativos and still counting 🙂

831ABO
831ABO
3 anos atrás

Quase adormeci, mas depois vi um Ferrari a fazer um pião e pensei: «espera aí, que vai ser interessante ler os comentários do Red Donkey, do no-brain e do tsf».
Ops, afinal foi o outro Ferrari…
Agora vou dormir a minha siesta interrompida. Até já…

garantia4
garantia4
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Só falta virem dizer que por engano a Ferrari lhe deu o carro do Vettel…
Confrangedor os jornalistas da TV tuga nao perderem 1 segundo a ver o que facilmente qualquer pessoa vê: o leclec a perder o carro e depois a cena insólita de desapertar o cinto e já nao o conseguir apertar………………..

Last edited 3 anos atrás by jo baue
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  831ABO
3 anos atrás

A questão não é só o “dar pião”, mas sim o motivo que lhe está subjacente, que é bem diferente entre o pião de hoje e os habituais piões do Vettel.

831ABO
831ABO
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

É, a culpa foi do corrector, que se meteu debaixo do carro do Leclerc de propósito.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Estava mesmo a dormir 😉

831ABO
831ABO
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Não. Como disse, acordei nessa parte…
O que acho interessante é que as asneiradas do Leclerc têm sempre uma justificação muito plausível, ao passo que os piões do Vettel são todos por estupidez, aselhice ou fragilidade psicológica.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Tem a certeza que foi asneirada? Não me pareceu

RedDevil
RedDevil
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Lol…
A ignorância é atrevida…

simr
simr
Reply to  831ABO
3 anos atrás

O carro desligou-se por isso deu o piao.

Mercedes AMG
Mercedes AMG
3 anos atrás

Grande LH da 1 volta a todos menos aos 3 primeiros, a Mercedes não tem concorrência tirando o verstapen que vai dando alguma luta, está temporada vai ser um passeio no parque, infelizmente, mas ainda algumas lutas no meio do pelotão

jo22101626
jo22101626
3 anos atrás

Mais um passeio para o Hamilton,Verstappen ainda parte bem mas depois é impossível seguir com Hamilton e a sua flecha negra. Vettel a fazer render os pneus e a sacar bons pontos, parece que só com estas estratégias a Ferrari consegue melhores resultados. Uma palavra ainda para a vergonha que é a RedBull, toda a gente descartou os duros mas eles lá colocaram Albon a fazer de cubaia e não quiseram saber da corrida do tailandês para rigorasamente nada, é triste como segundo piloto deles é tratado, e se for trocado pelo Gasly vai ser a mesma coisa

MLS_OLD
Reply to  jo22101626
3 anos atrás

Concordo… pensei no mesmo… eu quando vi isso:”la foram eles ver se os duros afinal servem para depois decidir quais meter a Verstappen”

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  jo22101626
3 anos atrás

A Red Bull tem um problema grave na equipa: o seu fanatismo interno pelo Max Verstappen que faz com que o outro piloto seja 0. Todos morrem ali, por má gestão da equipa. Claro que têm que apostar no Max Verstappen mas a verdade é que mesmo os grandes pilotos precisam de bons companheiros de equipa. O Red Bull acaba com eles. É mesmo culpa da equipa e só isso justifica os grandes pilotos por la passam e acabam hiper desvalorizados e por baixo.

Getintherelewis!!!
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

O ricciardo e que foi fino… viu o filme todo antes da estreia e nao gostou e foi embora…o gasly coitado…e este igual…hj abdicaram de mais pontos para a equipa so pa ver se a coisa dava po verstappen…portanto quando se lembrarem outra vez de vir falar so bottas como ” escudeiro” ganhei um bocado de vergonha e nao digam nada…e nao caiam nesse ridiculo

js1970
js1970
3 anos atrás

Mais arroz, mais uma corrida aborrecida, quase adormeci, já só vejo as qualificações, só vejo o inicio da corrida etc etc etc. De regresso a normalidade portanto e ao desespero dos “experts” do costume!

aguia25
aguia25
Reply to  js1970
3 anos atrás

😂😂😂. Alô Rmelão e seus compinchas?

js1970
js1970
Reply to  aguia25
3 anos atrás

aguia25 desapareceram… porque será?

Getintherelewis!!!
Reply to  js1970
3 anos atrás

Hoje nem que chova na praia eles vao pra la 😂😂

Getintherelewis!!!
3 anos atrás

#oitxentaeotxo
E so o que fica deste gp…isso e para mim, uma boa exibição do vettel foi bom voltar a ver ali nas posições de cima, e realmente o carro dele nao estava bem…ja merece corridas melhores!

Getintherelewis!!!
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Aguardando comentarios sobre a estrategia do albon…ja que consegui ler aqui que a mercedes errou na estrategia do bottas…wtf?! 😂😂

aguia25
aguia25
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Espera sentado!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

A única diferença entre mim e os senhores é que eu sou fã do Hamilton desde 2007, mas tenho alguma capacidade de não puxar só para a mesma cor. Sim,Acho que a Mercedes esteve mal com o Bottas. No pit stop a escolha correcta eram médios não macios. Os macios nunca iriam dar vantagem ao Bottas para atacar o Verstappen. Não sei se tinham médios novos, só isso justificaria macios com 3 voltas. Alguém informado que me tire esta dúvida. Em relação à estratégia do Albon esta foi um perfeito falhanço. Fico com dúvidas de que o objetivo era apenas… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Daniel Sousa
MLS_OLD
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

tinha novos pois ele os meteu na ultima paragem a 2 voltas do fim

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Exatamente. Já nem me lembrava desse “pormenor”. Era logo terem colocado os médios e tentarem apertar o Verstappen. O Bottas fez um decente final de stint. Era isso que se justificava a meu ver. Obrigado MLS

Last edited 3 anos atrás by Daniel Sousa
Getintherelewis!!!
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

O bottas no 1 stint mete os medios e nunca conseguiu fechar o gap po verstappen…dai a mercedes ter decidido e bem prolongar o stint e dar a oportunidade ao bottas com pneus diferentes e supostamente mais rapidos de o apanhar mas nem assim… nem reduziu a diferença…falta de ritmo do bottas este fds foi mais por ai… rodou no ar sujo e ja se sabe que os mercedes em condições normais tem dificuldades em ultrapassar…dai criarem a vantagem do pneu no ultimo stint..mas nem assim…hj nao ha dedo a apontar na mh opiniao

Getintherelewis!!!
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Eu ja sou antes..ou pelo menos 2005 e 2006 ja seguia com atenção… ja na altura era diferenciado e nao me enganei…mas hj a mercedes nao errou em nada..simplesmente quem errou foi o bottas…que depois nunca teve andamento nem para colar no verstappen em nenhum momento da corrida…logo trocaram os compostos no ultimo stint para fazer alguma coisa diferente e nao resultou, deixar o bottas mais tempo em pista para depois lhe dar pneus mais frescos que o verstappen seria a unica opção, o undercut era um risco porque nao sabiam se o verstappen nao parava mais nenhuma vez …se… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Não acha que era muito melhor ter macios novos com menos voltas do que macios já usados com 7 segundos para recuperar? Bem, eu acho que o melhor eram os médios. É a minha visão. Em relação ao primeiro stint, percebo o ponto de vista mas é diferente, isto porque no início da corrida a gestão é outra, no fim é mais fácil “queimar”. De qualquer forma, também concordo que o Bottas esteve mal é que tem que fazer mais em corrida. Simplesmente acho que lhe podiam ter dados os médios, que com menos voltas, podiam pressionar alguma coisa o… Ler mais »

Getintherelewis!!!
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Eu tou a perceber so que o problema e que o bottas nao estava a conseguir reduzir a diferença…em nenhum momento…entao arriscaram com outro tipo de pneu….claro que os medios novos teoricamente fazia mais sentido..mas dadas as circunstancias acho que fizeram bem..tinham de tentar alguma coisa diferente abaixo de 3 n ficava dai o risco…

speedy68
speedy68
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

O erro na “estratégia do Bottas” foi ter renovado o contrato dele pra 2021 em vez de devolvê-lo à Williams em troca pelo miúdo … depois tenho que aturar os experts a vomitar que, “até minha avó ganhava naquele carro” … pelo amor de Deus …. o Max é bom piloto, mas outro bom piloto não perdería, pelo menos, a P2 com um Mercedes 🥴🥴🥴

Piquet81
Piquet81
3 anos atrás

Neste momento o único adversário dele é o próprio carro, sem problemas mecânicos ou elétricos vence muito fácil, este será seguramente o campeonato mais fácil do Hamilton. Este grande piloto merecia melhor concorrência interna e externa para se ver mais do seu talento e rapidez. A culpa não é dele nunca, mas torna-se demasiado monótono este domínio avassalador. Barcelona em seco é chato pra caracas…… venha uma corrida no AIA cheio de jnteresse.

inoferreira
3 anos atrás

Mais uma, siga.

Na Ferrari quando não é o Vettel é o Leclerc, será que existe prêmio para quem fizer mais piões?

Alguém me sabe dizer se o deus da gestão dos pneus ficou em Silverstone? Parece que hoje estava muito nervoso, mas também não pode ser sempre Natal.

aguia25
aguia25
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

O Deus já ganhou a sua corrida da época. Já festejou o campeonato. Ele e os haters do fórum.

Last edited 3 anos atrás by aguia25
inoferreira
3 anos atrás

Vamos lá ver se o campeão de posts da semana passada vai aparecer por aqui…….

js1970
js1970
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Duvido… o discurso vai ser o mesmo, mais arroz, só vejo as qualificações, só vejo a partida, aproveito o bom tempo, isto não paga as minhas contas etc etc etc.

Getintherelewis!!!
Reply to  js1970
3 anos atrás

Falta ai o max na mercedes batia-o,a queima de óleo e o fechar de olhos da fia..ah e a do wingman…e claro a vistoria a ferrari o ano passado/ilegalidades 😂😂 numa destas vou acertar…aposto 20 euritos…lança ai uma ronda de apostas…eu meto 20..a odd ta em 1.01.. mas pronto vou pela certa 😂😂😂

js1970
js1970
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

é impossível lembrar-me de todas! 🙂 🙂 🙂

Last edited 3 anos atrás by JS1970
Getintherelewis!!!
Reply to  js1970
3 anos atrás

Vamos ja ver isso…ja disse meto 20 euros numa das minhas 😂😂…eiii falta ai a do kit de unhas do verstappen…ja me vai estragar a aposta 😂😂

Last edited 3 anos atrás by GETINTHERELEWIS!
js1970
js1970
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

“talento” do verstappen é a mais recente!!! 🙂 🙂 🙂

Getintherelewis!!!
Reply to  js1970
3 anos atrás

entao ganhei nao ganhei ahaha… 1-0 pra mim…😂😂😂😂

aguia25
aguia25
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Meto 88!

RogerM
RogerM
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Vocês os dois precisam de aproveitar mais o dia ou um quarto, do que estar a comer arroz todos os GP’s. Ou então um trabalho…talvez perdessem menos tempo com F1.

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Ele já apareceu…é o “pateta da aldeia” e os seus fakes, que o que mais mecânico trabalho que fizeram foi meter a corrente no carreto da bicicleta. E que teimam que fumo azul em “party modes” é completamente legal, e não implica queima de óleo. Veremos no próximo GP.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Sempre apareceste, e ainda dizes que és o pateta da aldeia, tu lá sabes, eu apenas diria que és mentiroso, ok mas podes bazar novamente.

aguia25
aguia25
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Foi apanhar sol.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado