GP do Mónaco de F1: 70ª corrida a contar para ‘Mundial’

Por a 22 Maio 2024 09:16

O Grande Prémio do Mónaco é um dos clássicos no calendário da Fórmula 1 e este ano atinge um marco impressionante, já que esta será a 70ª edição da corrida a contar para o Campeonato Mundial de Pilotos. Recorde-se que houve onze corridas antes do estabelecimento do Campeonato Mundial para a categoria principal do automobilismo e uma em 1952, quando o Grande Prémio foi disputado por carros desportivos de rodas fechadas.

A escolha de pneus slick da Pirelli recaiu sobre os três compostos mais macios, o que significa que teremos o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio. Como geralmente acontece em circuitos citadinos, a pista possui uma superfície particularmente suave, considerando que é utilizada diariamente por carros de estrada, o que significa que os pneus deverão proporcionar o máximo de aderência possível.

No Mónaco, os pneus estão sujeitos a algumas das forças mais baixas de toda a temporada, pois a velocidade média ao longo do traçado de 3.337 quilómetros é muito baixa, com algumas curvas feitas a menos de 50 km/h, e com os carros a atingirem a plena aceleração em apenas 30% da volta. No entanto, a mitigar este baixo nível de stress está o facto de, com 78 voltas a percorrer no domingo, todos os fenómenos que podem caracterizar o comportamento dos pneus ocorrerem com muito mais frequência do que o normal, especialmente no que diz respeito ao nível de energia desenvolvida quando é necessária tração. Outro fator a considerar em relação aos pneus é o graining, que, especialmente nos primeiros dois dias, pode revelar-se um visitante indesejado.

Num circuito onde a margem de erro é praticamente inexistente, um fator que influencia a rapidez com que os tempos de volta dos pilotos diminuem é a confiança que estes vão ganhando gradualmente. Os pilotos devem trabalhar para encontrar as melhores trajetórias, aproximando-se cada vez mais das barreiras. A habilidade está em realizar essas perigosas manobras sem danificar o carro, e esta é a chave para garantir uma boa posição na grelha de partida, essencial numa corrida onde ultrapassar é quase impossível, mesmo com uma diferença de desempenho entre os carros que pode chegar a segundos. A qualificação será ainda mais crítica, especialmente porque as margens que têm separado os pilotos no presente ano se encontram nos milésimos de segundo.

Num circuito como este, a presença do Safety Car é quase inevitável, com uma probabilidade média de 77%. Curiosamente, a corrida do ano passado decorreu sem períodos de neutralização. A melhor estratégia, sem dúvida, será a de uma paragem, com os pilotos a arrastarem o máximo possível a visita às boxes para tentarem beneficiar de um eventual Safety Car.

Este mês houve várias comemorações do 30º aniversário da morte de Ayrton Senna, que deixou uma marca significativa no Grande Prémio do Mónaco. O brasileiro ainda detém o recorde de mais vitórias (6), pole positions (5) e pódios (8). Michael Schumacher tem o maior número de voltas mais rápidas (5) e está empatado com Graham Hill, em segundo lugar, no que toca ao número de vitórias (5). Estes dois, juntamente com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, estão empatados em segundo lugar nos pódios (7). Com 17 vitórias, a McLaren é a equipa mais bem-sucedida, enquanto a Ferrari começou da pole position mais vezes (12), fez o maior número de voltas mais rápidas (17) e lidera a lista de pódios com 55, mais do dobro da McLaren, a segunda classificada, com 27.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado