GP de Espanha F1: Nico Rosberg queria desclassificação de Max Verstappen
Nico Rosberg pediu a desclassificação de Max Verstappen no Grande Prémio de Espanha depois de uma controversa colisão com George Russell na volta 64. O incidente começou durante o recomeço após safety car na volta 61, quando Russell tentou ultrapassar Verstappen na curva 1, resultando em contacto. Verstappen cortou então para a via alternativa e regressou à pista à frente de Russell, em quarto lugar.
Três voltas depois, a Red Bull deu instruções a Verstappen para deixar Russell passar, o que frustrou o neerlandês. Quando abrandou na Curva 5 para ceder a posição, Verstappen pareceu ir direito à lateral do Mercedes de Russell.
Comentando para a Sky F1, Rosberg imediatamente pediu que Verstappen recebesse uma bandeira preta (desqualificação) e, após a corrida, reafirmou essa opinião. Ele culpou Russell pelo choque inicial na Curva 1, mas disse que a retaliação de Verstappen pareceu deliberada e inaceitável, justificando a penalidade mais severa conforme as regras.
“A culpa foi do George, porque ele só cumpriu duas das três coisas que é preciso cumprir quando se ultrapassa, por isso o Max podia ter ficado na frente e não tinha de ceder o lugar. Depois, a Red Bull disse-lhe para ceder o lugar, o que fez com que o seu sangue fervesse ainda mais. Após essa mensagem, pareceu uma retaliação muito intencional, esperar pelo adversário e ir contra ele, tal como sentimos que o outro nos bateu na curva 1, e isso é algo inaceitável. E penso que, nessa altura, as regras seriam bandeira negra, sim.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







NOTEAM
2 Junho, 2025 at 11:24
É uma pena que o Max trate o seu legado desta forma.
Ao ver aquele momento absolutamente surreal, só consegui pensar em Jerez 97, é a única manobra que assisti na F1 parecida ao que o Max fez no GP da Catalunha.
Na altura, o Schumacher foi desclassificado do mundial de pilotos, manchando irreparavelmente a sua reputação.
A geração pós Schumacher, foi talvez a mais correcta em pista.
Campeões do mundo como Button, Alonso, Hamilton, apesar de erros cometidos, de altos em baixos, foram pilotos dignos e correctos em pista, nunca estiveram perto de fazer aquilo que o Max fez.
Lutar ferozmente em pista é uma coisa, ir ao limite da regulamentação é uma coisa, deliberadamente bater no adversário e tudo o que isso implica, é um assunto totalmente diferente.
E como tal, eu espero em breve uma medida por parte da FIA, que de forma muito clara diferencie este incidente de outros.
O Schumacher era bi-campeão quando foi banido do campeonato de 97, a Ferrari também já era Ferrari na altura.
Mas alguém teve a coragem de fazer o que estava correcto, mesmo contra a vontade de muito boa gente.
Eu não peço a desclassificação do mundial de pilotos para o Max, mas concordo com o Nico, no mínimo devia ter recebido bandeira preta.
No que concerne ao Max e á sua carreira, talvez seja o momento certo para a FIA repensar algumas coisas, começando por entender que para um fã a sério de F1, ver alguém fazer justiça pelas próprias mãos na pista, com 0% da razão do seu lado, e escapar com 10s de penalização, simplesmente não é aceitável.
Rhodas
2 Junho, 2025 at 15:37
e o pior é que o Max nesta corrida não estava a lutar com o Russel para ser campeão do mundo, nem sequer para ganhar a corrida ou coisa que o valha…