GP da Malásia F1: Tudo ou nada para Vettel

Por a 27 Setembro 2017 13:38

Sendo verdade que a matemática não permite que as contas fiquem encerradas já no próximo fim de semana da Malásia, a corrida de Sepang será mais ou menos um tudo ou nada para Sebastian Vettel, que depois de perder uma bela oportunidade de recuperar ou mesmo anular a margem que Lewis Hamilton tinha à partida da corrida de Singapura, o que aconteceu foi o piloto inglês sair de lá com 28 pontos de avanço para o alemão da Ferrari que deverá ter tido das semanas bem difíceis depois de tudo o que lhe aconteceu – por culpa própria – em Singapura.

Para os adeptos lusos a primeira coisa com que têm que contar este fim de semana é um bom despertador, pois se a corrida até tem um horário que não é mau de todo – apesar de ser a um domingo – a qualificação e especialmente os treinos livres são a horas impróprias para Portugal. (veja o horário em baixo).

Esta é claramente uma corrida crucial para as pretensões de Sebastian Vettel poder chegar ao título, e em Sepang ou começa a ganhar ‘alguma coisa’ ou nada feito. Mas porque sabemos que as coisas na F1 podem mudar num ápice basta falar do que sucedeu a Lewis Hamilton o ano passado nesta mesma pista, com o rebentamento do motor do seu Mercedes quando liderava destacado a corrida e embora saibamos que seria coincidência a mais algo semelhante suceder, na F1, como no desporto motorizado em geral temos que estar sempre preparados para tudo.

Nesta pista a Ferrari irá, no mínimo, fazer jogo igual com a Mercedes de quem não se espera, como sucedeu em Singapura, qualificar-se atrás dos Red Bull, que venceram o ano passado nesta pista. Desde 2011 que nunca é a mesma equipa a repetir um triunfo em Sepang, e se podemos dizer que a Ferrari venceu duas vezes nos últimos cinco anos a verdade é que nas últimas três corridas houve três vencedores diferentes.

Um dos sinais que mostra a agressividade com que a Ferrari vai para Sepang é a escolha de pneus (que já foi feita há algum tempo) sendo que essa escolha é mais agressiva que a da Mercedes, mais conservadora.

Sendo verdade que Vettel precisa de atacar, Hamilton quer-se vingar de Sepang, sítio onde o ano passado praticamente ‘condenou’ o seu mais de que provável título. Provavelmente, daqui a um ano, antes de Singapura estamos a dizer o mesmo de Vettel, mas com a diferença que há duas semanas a vitória ajudava, mas não decidia nada. Se Hamilton tivesse ganho o ano passado em Sepang, muito dificilmente Rosberg teria sido campeão.

A chuva é outra forte possibilidade a considerar em Sepang, e se isso acontecer, a corrida passa a ser uma autêntica lotaria. Para já a previsão fala em 32º, aguaceiros matinais e chuva forte à tarde. Se ‘apanha’ a corrida ou não é difícil dizer neste momento. Lembram-se de 2009? A corrida nem sequer terminou…

De resto, acredita-se que a Red Bull vai andar sozinha atrás da Mercedes e Ferrrari mas bem à frente do segundo pelotão que pode ter os Williams bem mais à frente do que tem sido habitual nas últimas provas. A Force India vai estar forte, e vamos ver a Renault, que tem crescido claramente nas últimas corridas, até porque Nico Hülkenberg vai ter um motor novo.

Na Toro Rosso há a motivação do quarto lugar de Carlos Sainz em Singpaura e a Haas também está consistente, sem conseguir ir mais longe do que obter aqui e ali, pontos. Uma das sensações do fim de semana será a novidade Pierre Gasly, que substitui Daniil Kvyat. Portanto, há muitos e bons motivos para acordar cedo no sábado e domingo, e caso a corrida seja tão intensa quanto foi em Singapura, vai mesmo despertar de vez…

Horário (Portugal continental)

Sexta, 29 de Setembro

Treino Livre 1: 4h00

Treino Livre 2: 8h00

Sábado, 30 de Setembro

Treino Livre 3: 7h00

Qualificação: 10h00

Domingo, 1 de Outubro

Corrida: 08h00

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5 Comentários
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can-am
can-am
6 anos atrás

Tudo ou nada penso ser exagerado dado que o campeonato ainda está a 6 provas do seu terminus,ou dito por outras palavras ainda há 150 pontos em jogo.
Mesmo que o Hamilton volte a ganhar nunca se pode dizer que a coisa está decidida.
A quem favorece mais este circuito ? A mim parece-me que favorece mais a Ferrari, dado que tem um traçado pouco rápido e disputa-se com temperaturas altas.
Agora que ninguém queira resolver a corrida na 1ª volta ,pois aí não se ganha nada, só se perde !

gambuzino
gambuzino
Reply to  can-am
6 anos atrás

Também concordo que possívelmente em seco seria uma pista favorável à Ferrari, pelas condições que refere. Contudo, fui confirmar as previsões da meteorologia e promete dilúvio à hora da corrida. HAM em piso molhado é, praticamente, imparável!

MVM
MVM
6 anos atrás

Deixem-se de títulos à Correio da Manhã! Não é ‘tudo ou nada’ coisa nenhuma. As pistas do COTA, Hnos. Rodríguez, Interlagos e Yas Marina são, tecnicamente, favoráveis aos Ferrari, e no Japão é quase impossível dizer qual dos carros – Mercedes ou Ferrari – tem vantagem. E o Vettel ganhou em Sepang há dois anos. Está tudo por decidir. 28 pontos, quando estão em disputa 150, é muito pouco.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

A mentalidade de “tudo ou nada” é que trouxe desgraça à Ferrari na última corrida. Se voltarem com a mesma mentalidade, principalmente Vettel, aí sim… é nada.

no-team
6 anos atrás

Há muitos cenários em cima da mesa, o “tudo ou nada” pode começar a fazer sentido, mas ainda me parece demasiado cedo. Uma coisa é certa, depois do Hamilton ter feito o seu trabalho em SPA e Monza, nos traçados onde tinha melhor carro, chegou a vez do Vettel, já falhou em Singapura e isso deixa-o sem grande margem de manobra para a Malásia, um novo cenário catastrófico pode deixar o Hamilton com o título nas mãos, mas se tivermos uma corrida a decorrer com normalidade, pelo menos o pódio está assegurado para o Vettel, mesmo que isso signifique acabar… Ler mais »

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