GP Áustria F1: Pole para Verstappen, Lando, bem vindo à 1ª linha da grelha…
Na casa da Red Bull, completamente repleta de fãs de Verstappen nas bancadas, Max Verstappen conseguiu a pole position para a corrida do GP da Áustria com o tempo de 1:03.720s, batendo por 0.048s Lando Norris que ficou com o 2º lugar da grelha.
Sergio Perez foi o 3º mais rápido, Lewis Hamilton apenas o quarto e Valtteri Bottas 5º.
Na primeira tentativa, Verstappen completou a volta em 1:03.720, com Lando Norris a ficar a 0.048s do neerlandês. Lewis Hamilton foi terceiro (+0.294), Valtteri Bottas quarto e Sergio Perez surgia apenas no quinto lugar. Apenas os dois mais rápidos nesta altura, conseguiram entrar no segundo 03.
Na segunda volta da Q3, Verstappen não conseguiu melhorar o seu tempo, com dois primeiros setores piores que na primeira tentativa, enquanto Lando Norris melhorou nesses setores e o seu tempo final, ficando a apenas 0.048s da pole. Uma primeira linha da grelha jovem.
Sergio Perez melhorou também o seu tempo e subiu ao terceiro posto da qualificação, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas a fecharem o top 5.
Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel (que deve ser penalizado por causa do impedimento na Q2 a Alonso), George Russell e Lance Stroll fecharam os dez primeiros.
Fantásticas prestações de Norris e Russell, para além da prestação de Verstappen, que se mostrou dominador até agora.
Q2: Russell à frente dos dois Ferrari
Sergio Perez foi o primeiro piloto a sair para a pista e a registar tempo na sessão, já que teve de abortar a sua última tentativa na Q1. Com pneus médios, o mexicano marcou a volta em 1:04.554s.
Com todos os pilotos em pista pouco depois de Perez retornar à box, os tempos começaram a baixar. Lewis Hamilton melhorou o tempo do mexicano, mas logo atrás Max Verstappen retirou o britânico do topo da tabela de tempos. Lando Norris voltou a brilhar, marcando o segundo melhor tempo por esta altura e Sergio Perez melhorou o seu anterior tempo e passou para o terceiro mais rápido da sessão, antes de todos sairem para a última tentativa. George Russell, era 9º, à frente de Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi.
Na última volta disponível, Fernando Alonso, que estava em risco de não passar à Q3, apanhou Sebastian Vettel na trajetória na última curva e perdeu tempo, ficando nos últimos 5 da Q2. Verstappen melhorou o tempo e entrou no segundo 03, com 1:03.927s.
George Russell com pneus médios, melhorou o seu tempo e passou para a Q3, deixando para trás, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Antonio Giovinazzi, que foram eliminados.
Q1: Esteban Ocon eliminado, Alonso 3º mais rápido
Com a exceção de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, todos os pilotos esperaram até aos últimos 14 minutos da Q1, para saírem das suas garagens. O facto de ser uma pista curta e de existir uma norma para a qualificação, em que era proibido o abrandar dos carros entre as curvas 9 e 10, fizeram com que os pilotos saissem mais tarde.
Max Verstappen foi o primeiro piloto a colocar um tempo digno de registo, com 1:04.249s, seguido de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Pierre Gasly viu a sua primeira tentativa de colocar um registo, ser apagado por ultrapassar os limites de pista.
Lando Norris e Fernando Alonso surpreenderam, quando se colocaram nos 3 mais rápidos a pouco mais de 5 minutos para o fim da Q1.
Kimi Raikkonen, Esteban Ocon, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram eliminados. Daniel Ricciardo viu a sua última volta rápida apagada, conseguindo a passagem à Q2 no último lugar disponível, George Russell de novo, passou à Q2.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Fantástico Lando!
Tsunoda responde bem à perseguição que Helmut Marko lhe moveu.
Valeu Norris!!! Quanto ao Max playboy que representa 10 % neste sucesso da RBR, até minha avó faria essa pole com esse carro extraordinário e engraçado a torcida de laranja torcendo por um carro azul!! Kkkk enfim Lando Norris provando que é o melhor com um equipamento bem inferior!!! A 4 corridas alguns racistas diziam o mesmo com o sucesso de Hamilton.
Enfim congratulações ao Max Verstapen um excelente piloto!!!
Mais uma pole position de Max Versttapen e da Red Bull, a 3ª consecutiva, e o domínio dos 7 vezes campeões mercedes e do heptacampeão mundial Lewis Hamilton está finalmente em causa e em real perigo, a maior hegemonia da história do desporto mundial pode ter os seus dias contados, porque Max Versttapen e a Red Bull estão literalmente a voar em pista e em modo piloto automático. Mclaren e Lando Norris, simplesmente incríveis, palavras para quê? Primeira vez que Lando Norris se qualifica em 2º num GP na sua carreira na f1, e um 2º lugar conquistado pela Mclaren… Ler mais »
Mas que ódio mútuo? Rivalidade e ódio são coisas bem diferentes. Quanto ao Alonso insultar o Vettel, não me consta que o espanhol tenha insultado algum colega na sua carreira, para além de chamar idiota via rádio, isso sim, tem feito muitas vezes, como todos os outros.
Uau! Grande Norris! Ricciardo uma completa desilusão. Vettel a arruinar uma excelente volta do Fernandinho que já se entendeu com o carro e tem humilhado Ocon por completo! Russel e Williams bateram a Ferrari! Lol. O Max está a entrar noutro nível e Norris a tocar-lhe os calcanhares! Grande Norris. Grande piloto, grande postura. Pérez a fazer o que lhe compete, vai crescendo e continua a ser uma peça importantíssima naquela estrutura. A Mercedes a piorar, surpreendida com a elasticidade da RB que continua a progredir. Espero uma corrida com a faca nos dentes do Nandinho Espanhol, aquele estranho desenho… Ler mais »
Antes do início do Bahrein apostei que a McLaren iria ganhar uma corrida este ano. Era giro que chovesse amanhã e fosse já desta – porque sem chuva o Verstappen já a deve ter assegurada.
Que volta do Norris! A McLaren a ser inteligente em colocar o miúdo no cone do Verstappen. Muito gostava eu que a McLaren fizesse um carro competitivo para 2022 só para ver este miúdo a lutar pelo titulo. Se ainda tivessem o Sainz, o terceiro lugar no campeonato era uma garantia.
A Red Bull está muito forte. Se dominam em Silverstone (bastião da Mercedes) este campeonato pode muito bem estar resolvido.
Destaques da qualificação…Norris e Russell. Por menos a Ferrari colocou o Leclerc na Ferrari. Resta saber até quando a Mercedes vai andar a barrar o Russell. Pode ser que a Red Bull, o vá buscar, nem que seja para a Alpha Tauri.
Vettel estragou, sem querer, a qualificação a Fernando Alonso, tão sem querer como os quatro títulos que tem no currículo.
Sem saber ler nem escrever…
Força Fernando!
Max a fazer a pole, mas a não parecer muito satisfeito no final. Será porque não melhorou na segunda tentativa, ou haverá outro motivo? As estrelas do Q3 foram mesmo o Norris e o Russell. Os Mercedes ficaram abaixo do esperado, mas os resultados do Norris e do Russell, mostram que o problema não está no motor, mas no chassi. Vamos ver se o aniversariante do dia, não vai levar uma penalização como prenda, já que prejudicou o Alonso. Com tempos tão próximos, não foi de estranhar ver os Ferrari fora da Q3, mas serem batidos por um Williams, não… Ler mais »
Se o Max estava a “não parecer muito satisfeito no final”…o que dizer do Hamilton.
Viu a cara do Verstappen na entrevista? Se aquilo era cara de quem estava satisfeito, vou ali e já venho.
PS: ainda quer o Verstappen ao lado do Hamilton, ou já mudou de ideias?
Deixe de ser tendenciosa. O Verstappen estava com a cara “normal” dele. Ele nunca primou por ser muito emocionalmente expressivo em termos de maneirismos. Se esteve menos exaltado, talvez por a pole ter sido tão renhida e ter de segurar o Norris com um McLaren com boa velocidade de ponta. Já o Hamilton, era de viseira aberta, com as mãos nos olhos, visivelmente transtornado.
E qual seria o problema de o Verstappen partilhar o mesmo carro que o Hamilton? Tem dúvidas que pudesse o bater?
Mas não precisou de ir para a Mercedes para o bater, pois não?
Não percebeu porque é que o Verstappen ficou de “trombas” ?
Eu explico, depois de anos à espera de ter carro para mostrar todo o seu valor como piloto, o Max estava feliz da vida a contar com uns aninhos de domínio absoluto ( o ciclo Hamilton/mercedes está definitivamente encerrado).
O balde de água fria que lhe caiu em cima chama-se Norris, que mostrou hoje a quem ainda tivesse dúvidas que é o único que lhe está equiparado em talento e que lhe pode dar sérias dores de cabeça no futuro.
O único? Não será exagero? Eu incluiria mais dois ou três: Russell, Leclerc (pelo menos)
Não, é mesmo o único. É daqueles raros que conseguem tirar do carro o que ele não tem.E com a ” agravante” de ser uma pessoa de grande caracter e personalidade também fora de pista, o que falta ao Max,cujo mundo se limita aos carros.
O Max dá mesmo comichão a muita gente. Agora até implicam por estar com cara séria. É normal, quer sempre mais e melhor, assim se faz os verdadeiros campeões
Eu por acaso até sou apoiante do Max, desde o Brasil 2016 e mantive e o meu apoio mesmo quando lhe chamavam bestappen e lhe atribuiam culpas por tudo e por nada. É sem dúvida nenhuma um Ronaldo do volante mas também é verdade que como pessoa não é alguém que me interessasse ter como amigo.
Ui…estou a ver que quem ficou com azia foi mesmo a Pity. Se tivesse ao menos atenta à emissão, entenderia que o Norris arriscou demasiado sobre os corretores, ao ponto de perguntar à equipa se o fundo do carro estava em boas condições. Agora…acha que o Verstappen e o Hamilton iriam arriscar danificar o carro passando agressivamente sobre os corretores, ainda por cima num campeonato disputado? Reflita e tome um Gaviscon que verá que isso passa.
Eu não sofro de azia, muito menos com uma corrida de automóveis.
Felizmente torço por vários pilotos, o que me permite ver as corridas / qualificações sem azedumes.