GP Arábia Saudita F1: Ferrari confirma penalização na grelha de Charles Leclerc

Por a 15 Março 2023 15:13

A segunda prova do calendário de 2023 da Fórmula 1 ainda não arrancou, mas Ferrari já tem más notícias para Charles Leclerc. Frédéric Vasseur confirmou hoje que a equipa teve de trocar de centralina no SF-23 nº 16, o que vai resultar numa penalização de 10 lugares na grelha de partida para a corrida do Grande Prémio da Arábia Saudita.

Os mecânicos da equipa italiana já tinham substituído este mesmo componente, que controla toda a componentes eletrónica do monolugar, ainda antes do GP do Bahrein, mas na mesma corrida o piloto monegasco teve de desistir por problemas técnicos no seu carro, sendo necessária nova troca antes da segunda ronda do ano. Por ser o terceiro componente usado quando as regras só permitem dois por temporada, Leclerc será penalizado, não tendo sido ainda confirmado pela equipa que não possa acontecer mais alguma troca de outro componente.

“No domingo, tivemos duas questões diferentes”, disse o chefe de equipa Frédéric Vasseur já em Jidá. “O primeiro foi na manhã de domingo, quando ligamos o carro, e o segundo foi na corrida. Infelizmente, nas duas vezes foi por causa da unidade de controlo eletrónico, a centralina. É algo que nunca experimentamos no passado. Espero que agora esteja sob controlo, mas temos uma análise profunda a fazer sobre isto. Infelizmente, vamos ter de suportar a penalização em Jidá, porque temos apenas uma reserva de duas unidades para a época”.

Sem ainda ter pontuado, após a desistência no Bahrein, Leclerc enfrenta agora uma penalização que lhe pode custar mais pontos e com uma situação com o monolugar que o pode vir a penalizar mais vezes durante a época.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
JAIMICKX07
JAIMICKX07
1 ano atrás

SÃO ESTAS REGRAS, -PENAIZAÇÕES A TORTO E DIRETO…, EXCESSO DE GP´S, (23 !!!-QUANDO O RAZOÁVEL SÃO 16/17… ) AUSÊNCIAS DE GP´S HISTÓRICOS, – AEMANHA, FRANÇA, ETC…, – E PROLIFERAÇÃO DE GP´S EM PAÍSES ÁRABES- “RICOS” EM TRADIÇÃO NO DESPORTO AUTOMÓVEL…,- DRS´S, CUSTOS ASTRONÓMCOS PARA INSCREVER UMA EQUIPA NOVA,- OS DO STATUS QUO NÃO DEUXAM CRIAR UMA EQUIPA DE RAÍZ, – COMPRAM-SE E VENDEM-SE EQUIPAS E, POR ESSE SIMPLES FACTO, “NASCE ” UM CONSTRUTOR,… QUE NÃO … CONSTRUÍU, ..ESTÃO A MATAR A F1…E HÁ QUEM ACEITE E… APROVE ….

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  JAIMICKX07
1 ano atrás

Está bem, mas não é preciso gritar.

2020
2020
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Eu não o ouvi sequer ” apenas escreveu maiúsculas”… e tem razão, entre outras cousas

Pity
Pity
1 ano atrás

Isto sim, é grave. Estragar duas centralinas no primeiro fim de semana de corrida, para mais, quando as mesmas deveriam durar toda a época… algo de muito errado aconteceu. Para bem da competição, e da própria Ferrari, esperemos que tenham detectado e resolvido o problema.

917/30
1 ano atrás

Oh não…assim não dá!!

2020
2020
1 ano atrás

Se a Ferrari tivesse patrocínio da “Monster” era um rival de muito maior peso… Sem ultrapassar orçamentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Segunda corrida e já estão em apuros com as penalizações. E isto que eles disseram que uma das coisas em que se centraram desde o final da temporada de 2022 foi o motor e os seus vários componentes. Imagino se não o tivessem feito.

Aparentemente a única coisa que melhorou no Ferrari foi a velocidade em recta, mas a custo de downforce nas curvas… Tudo o resto ficou na mesma ou pior enquanto o RB deu um salto enorme de qualidade indo de dominador para muito dominador.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado