/formula1/f1/formula-1-so-max-verstappen-pode-ja-ser-campeao-na-arabia-saudita/
Fórmula 1: Só Max Verstappen pode já ser campeão na Arábia Saudita | AutoSport

Fórmula 1: Só Max Verstappen pode já ser campeão na Arábia Saudita

Por a 1 Dezembro 2021 09:13

Faltam duas corridas para o fim do Mundial de Fórmula 1 e Max Verstappen e Lewis Hamilton estão separados por apenas oito pontos. Isto significa que o neerlandês pode já assegurar o título na Arábia Saudita nas seguintes condições: 1) vence a corrida e faz a volta mais rápida, enquanto Hamilton é sexto ou pior; 2) vence a corrida, e Hamilton é sétimo ou pior. 3) é segundo e faz a volta mais rápida na corrida, Hamilton 10º ou pior; 4) é segundo e Hamilton não pontua. Em nenhuma outra situação, Lewis Hamilton pode ser já campeão na próxima corrida pois o melhor que lhe pode suceder é fazer 26 pontos, Verstappen não pontuar e irem para Abu Dhabi com 18 pontos de diferença.
Nos construtores, com cinco pontos de diferença entre a Mercedes e a Red Bull, a Mercedes pode já assegurar o título, se terminando a corrida tiver mais do que 44 pontos de diferença para a Red Bull.

Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
9 dias atrás

O circuito de Jeddah poderá trazer surpresas. Asfalto escorregadio, alta velocidade, pista estreita com poucas escapatórias. Por isso tudo em aberto.

RogerM
RogerM
9 dias atrás

Quanto à questão da asa traseira da Mercedes, que pouco tem sido explicado. A extremidade superior da asa traseira (asa inferior), flexiona a altas velocidades com o DRS aberto. Deixando marcas nos painéis laterais junto à extremidade da asa. Isso poderia explicar porque o carro do Hamilton falhou no Brasil ao teste feito pela FIA ao gap do DRS. Mesmo com a velocidade extra, um mapeamento mais agressivo do motor parece a explicação mais lógica para o upgrade de velocidade de ponta.

anotheruser
anotheruser
Reply to  RogerM
9 dias atrás

Isso é a alegação não provada do Horner.
A asa falhou o teste no Brasil por outro motivo e apenas na extremidade do lado direito.

RogerM
RogerM
Reply to  anotheruser
9 dias atrás

Acha que há alguma coisa ao acaso na F1? As marcas assim o comprovam, e o porquê do Verstappen ter lá ido mexericar. Para além da mudança da forma como a FIA procede aos teste de flexibilidade da asa.

RogerM
RogerM
Reply to  anotheruser
9 dias atrás

 “A asa falhou o teste no Brasil por outro motivo e apenas na extremidade do lado direito”. Exato, a equipa certamente terá feito testes ao gap do DRS anteriormente à sessão de Qualificação. No final da sessão, a asa poderá não ter recuado totalmente para a sua posição inicial por uma questão de milímetros, falhando num dos testes da FIA. Logo junto à extremidade onde há maior fricção.

letsme
letsme
Reply to  RogerM
9 dias atrás

Não foi por uma questão de milímetros, foi de apenas 0,2. O motivo foram dois parafusos que se soltaram durante a qualificação. Qualquer equipa está sujeita a falhas nos materiais, já aconteceu no passado, sem penalizações nem desclassificações, e continuará a acontecer.

Last edited 9 dias atrás by letsme
RogerM
RogerM
Reply to  letsme
9 dias atrás

Deves ser muito ingénuo então. Na F1 quase nada é por acaso.

letsme
letsme
Reply to  RogerM
8 dias atrás

Especulações. Factos: foi permitido à RBR trocar asas danificadas em Parc Fermé. Cumpriam o regulamento? Dificilmente mas, não sabemos. É preciso ser bastante ingénuo para não perceber o forcing que está a ser feito para o Max ser campeão este ano e acabar com a hegemonia Hamilton/Mercedes.

anotheruser
anotheruser
Reply to  RogerM
9 dias atrás

A asa só falhou o teste, por 0,2mm, após exercida a pressão de 10N. Até aí cumpria a medida.
É a primeira vez que vejo alegarem uma assimetria de design como uma vantagem de performance. Nem sequer Há simetria direito/esquerdo nas marcas que a RB diz serem a sua prova.
Este assunto já tem 15 dias. Já foi mais que discutido em vários sites e em vários e extensos fóruns.

Last edited 9 dias atrás by anotheruser
RogerM
RogerM
Reply to  anotheruser
8 dias atrás

Relê o post inicial. Das duas asas traseiras, a inferior flete ligeiramente na sua extremidade (de um lado ao outro), arranhado os painéis laterais que seguram a asa. Há várias formas de conseguir esse efeito, na fase de construção da asa, colocando menos fibra de carbono em metade da asa (em plano horizontal). O risco é ela não fletir para a posição inicial. Enquanto com a Red Bull, a estrutura onde fixam as asas traseiras, fletia como um conjunto, não alterando a distancia de abertura do DRS.

Last edited 8 dias atrás by Roger M
anotheruser
anotheruser
Reply to  RogerM
8 dias atrás

As marcas existentes do lado direito resultam da mobilidade anormal da asa devido a parafusos soltos. Foi desse lado que falhou o teste. Do lado esquerdo não há nada: tudo fixo, sem marcas, sem falhas no teste. O problema da RB é o actuador do DRS que não fica na posição de aberto quando ativado. Quanto à flexibilidade do conjunto de asas traseiras: já há testes no regulamento para tolerâncias de compressão de cima para baixo e de tracção antero-posterior: há até desenhos do Piola. O que a FIA anda a fazer agora é recolher informação para eventual futuro regulamento… Ler mais »

Last edited 8 dias atrás by anotheruser
filano
filano
Reply to  RogerM
8 dias atrás

Deves trabalhar para ambas as marcas porque sabes os pormenores. Incrível!… Isto é difícil ter uma opinião consistente pelo comentários da RBR que quando perde o Mercedes está irregular , quando ganha o Max foi melhor… Fazendo uma pequena analogia que por exemplo “Os anjos não tem sexo” Esta discussão se torna inútil e sem sentido… Uma coisa é certa Wolf de santo nada tem mas é mais “profile” na RBR são declarações que demonstram a imbecilidade e o mau perder e falta de carater que do Max ,quer dos responsáveis, o que torna o desporto com falta de fair… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 dias atrás

Max pode ser campeão já na próxima corrida, basta empurrar Hamilton para fora e ele ter de passar o pelotão com os 3 wingmen da RB e o Padrinho Alonso. Portanto, 4 wingmen.

A questão é comos haters vão reagir, será que vão ser coerentes e dizer que é um título sem valor nenhum por ter sido ganho de maneira suja? Veremos…

filano
filano
Reply to  Frenando_Afondo™
8 dias atrás

O que a mercedes tem de fazer para evitar isto é andar na frente longe do ” Max o Tijolo”…

Pascassio
Pascassio
Reply to  Frenando_Afondo™
3 dias atrás

Já tentou essa técnica na última corrida!

últimas F1
últimas Autosport
f1