Fórmula 1, GP Bahrein: Charles Leclerc triunfa em dobradinha da Ferrari

Por a 20 Março 2022 15:26

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) conquistou a vitória no GP do Bahrein, a prova inaugural da época de Fórmula 1. Carlos Sainz (Ferrari F1-75) subiu ao pódio na segunda posição, dando à Ferrari a sua 85ª na competição de monolugares. Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) sobiu ao pódio, depois do abandono dos dois monolugares da Red Bull nas voltas finais da corrida.

Após as luzes dos semáforos se apagarem Charles Leclerc e Max Verstappen (Red Bull RB18) largaram bem, mas o piloto da Ferrari colocou-se na frente do neerlandês e tapou a trajetória para as primeiras curvas. Lewis Hamilton conseguiu ganhar a posição nos primeiros metros a Sergio Perez (Red Bull RB18) e subiu ao quarto posto.

Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) teve uma má partida, perdendo várias posições ainda nos primeiros metros da corrida inaugural da Fórmula 1. Os dois McLaren também perderam posições e ainda nas primeiras voltas eram dos últimos carros, com Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) na frente de Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes), mas eram os únicos pilotos com carros montados com pneus médios. 

Esteban Ocon (Alpine A522/Renault) tocou no Haas de Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari), que rodou em 360º, e foi penalizado com cinco segundos. Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari), que surgiu nas primeiras posições a lutar com Hamilton e Perez nas voltas iniciais, falhou a travagem para a curva 1 e baixou para o sétimo lugar. 

À passagem pela volta 10, Hamilton perdeu o quarto posto para Perez, depois de ter estado muito perto da traseira de Carlos Sainz durante algumas voltas. Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) esteve numa fase inicial de recuperação, juntando-se ao seu companheiro de equipa, em posições perto do top 10.

Hamilton foi o primeiro a parar, na volta 12, trocando os pneus macios pelos duros, tendo problemas de aderência nas primeiras curvas. 

Na frente Leclerc mantinha a liderança com uma boa vantagem quando Verstappen parou para trocar os pneus macios por um novo conjunto do mesmo composto, assim como o Sainz. Na volta seguinte, Leclerc também parou e trocou pelo mesmo composto, mas um conjunto usado, saindo pouco à frente de Verstappen. O campeão do mundo em 2021 pressionou o monegasco e após estabelecer a volta mais rápida, Verstappen ultrapassou o adversário na curva 1, com resposta de Leclerc na curva 4 e recuperando a liderança. Os dois esgrimiram argumentos na volta seguinte na mesma zona da pista, provando que com estes carros permitem lutas mais próximas. A luta entre os dois pilotos acalmou, depois de Verstappen ter bloqueado a travagem na curva 1. Leclerc voltou a ganhar alguma vantagem.

Os dois pilotos da McLaren não conseguiam sair das posições do fundo. À volta 20, Ricciardo, mesmo trocando os pneus médios por macios, ocupava o último lugar do pelotão e Norris, que ainda não tinha parado nesta fase da corrida, tinha sido ultrapassado por Zhou, Schumacher e Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes) em poucas voltas. 

Na volta 27, Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) parou pela segunda vez, com Alpine a montar pneus duros no monolugar. Na volta seguinte parou Hamilton, trocando os pneus duros por médios.

A Red Bull tinha montado pneus médios no monolugar de Sergio Perez, que provaram ser pneus rápidos. A Ferrari avisou Leclerc e antes que o monegasco parasse, Verstappen trocou os pneus macios por médios, numa tentativa de undercut. A equipa italiana chamou Leclerc e voltou a sair na frente do neerlandês. 

Depois das volta 30, Sergio Perez estava mais rápido que Carlos Sainz, podendo levar a luta pelo último lugar do pódio para as últimas voltas da corrida inaugural. Também os dois Alpine seguiam juntos, passando Ocon por Alonso para ocupar o nono posto. O espanhol perdeu novamente a posição, depois de Yuki Tsunoda (AlphaTauri AT03/Red Bull) entrar no top 10 e deixar Alonso fora dos pontos. 

Na entrada das últimas 17 voltas, Lando Norris era o único piloto a não ter parado pela segunda vez, ocupando o 15º posto com pneus duros, ainda assim à frente de Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes), Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes) e Nico Hulkenberg (Aston Martin AMR22/Mercedes). Quando o jovem britânico finalmente parou, o pitstop demorou mais de 5 segundos, passando a ocupar o último posto com pneus macios. 

Na volta 44 Verstappen voltou a entrar no pitlane para trocar os pneus médios por um conjunto usado de macios. Perez imitou o companheiro de equipa na volta seguinte. 

Na volta 46, Pierre Gasly (AlphaTauri AT03/Red Bull) teve de parar com um princípio de incêndio no AlphaTauri AT03, situação que obrigou à entrada do Safety Car. Nesta fase da corrida, o engenheiro de Max Verstappen estava em comunicação com o piloto questionando-o sobre um problema de direção. A equipa decidiu manter o piloto em pista, não acreditando que fosse um problema de fiabilidade que pudesse colocar em causa a continuação do neerlandês em prova. 

O Safety Car voltou ao pitlane no final da volta 50 e Lecler defendeu-se bem, forçando Verstappen a ser pressionado pelo seu companheiro de equipa, Carlos Sainz. Ainda nessa volta, Mick Schumacher perdeu duas posições, para Fernando Alonso e Zhou, baixando para 13º com os pneus macios bastante usados. 

Nas voltas finais, Max Verstappen queixou-se de problemas de bateria à equipa, mas o seu engenheiro explicou que não eram problemas com a bateria e que teriam de retirar de corrida o carro. Final ingrato, não só para o neerlandês, como para Sergio Perez que pressionado por Lewis Hamilton na última volta, sofreu uma falha crítica do motor e ficou parado no meio da pista.

Assim sendo, Leclerc ficava isolado na frente, Carlos Sainz herdava o segundo posto – para o 85º 1-2 da equipa italiana na Fórmula 1 – e Lewis Hamilton conseguiu subir ao pódio. George Russell terminou no quarto posto, Kevin Magnussen foi quinto, Valtteri Bottas sexto, seguido de Esteban Ocon e Yuki Tsunoda. Fernando Alonso conquistou o nono posto e Guanyu Zhou tornou-se o primeiro piloto chinês a pontuar na Fórmula 1, terminando no 10º posto. 

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38 comentários

  1. joaopereira1696

    21 Março, 2022 at 7:33

    Excelente corrida para começar a época. Leclerc aqui demonstrou o que para mim já era uma certeza, que com um carro competitivo vai lutar por vitórias e consequentemente títulos, sendo que aqui até demonstrou muita mais calma que Verstappen que se notava algum desespero para passar naquela primeira curva, sendo que até dou os parabéns ao holandês que nestas lutas não se armou em chico esperto como o ano passado. O perfeito era a Mercedes evoluir por forma a serem 3 candidatos. A desilusão: Mclaren, até dói a alma.

  2. Speedway

    21 Março, 2022 at 10:09

    Como se previa a Ferrari tem um carro muito bom,capaz de ganhar o mundial. A Red Bull terá que tratar da fiabilidade mas o carro é também muito bom.A Mercedes está fora do jogo e o resultado de ontem é fantasioso.Aqueles flancos parecem um desastre ou perto disso. Todas estas mudanças no status daF1 são muito bem vindas.

  3. Carlos Vieira

    21 Março, 2022 at 12:56

    Bela corrida, lembrou-me Dijon 1979

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