Fórmula 1: FIA vai lançar uma “análise minuciosa” sobre o incidente da grua durante o GP do Japão

Por a 9 Outubro 2022 12:49

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) confirmou que vai lançar uma análise rigorosa aos acontecimentos ocorridos durante o Grande Prémio do Japão, após o acidente de Carlos Sainz na primeira volta da corrida e à entrada de um veículo para recuperar o F1-75 do piloto espanhol de pista durante um breve período de Safety Car que deu lugar à suspensão da prova sob bandeira vermelha.

Em comunicado, a FIA salientou que “embora seja prática normal recuperar carros em condições de Safety Car e bandeira vermelha, devido às circunstâncias particulares e tendo também em conta o feedback de vários pilotos” será iniciada uma “análise minuciosa dos acontecimentos que envolveram a utilização de veículos de recuperação durante o Grande Prémio do Japão”.

Algumas informações vindas de Suzuka dão conta da irritação dos pilotos sobre esta situação, ainda antes do reinício da corrida que sagrou Max Verstappen como bicampeão do mundo de F1, e pretendem ver reforçada a segurança em pista pela FIA.

O presidente da Associação de Pilotos de Grande Prémios (GPDA), Alexander Wurz, deu conta no Twitter que é preciso “discutir o trator em pista”, acrescentando que “isto NÃO pode acontecer”.

A FIA garantiu que o apuramento anunciado do que aconteceu nesta situação “faz parte da prática comum de análise de todos os incidentes de corrida para assegurar melhorias contínuas dos processos e procedimentos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Um multa pesadíssima, um pedido de desculpas público e a promessa de que estes monstros não voltam a pisar a pista de Suzuka.

necax007
necax007
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

Multa para quem? para a FIA? Não me parece que a FIA se multe a si mesmo.

Peter Parker
Peter Parker
Reply to  necax007
1 ano atrás

Tal e qual! 😂

E pela barbaridade que FIA vem cometendo nos últimos anos, a fatura tá elevadíssima… ✌

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  necax007
1 ano atrás

Há certos aspectos que são responsabilidade dos autódromos e não da FIA, este é um deles.
Depois do que aconteceu em 2014, precisamente em Suzuka, estou certo que em pleno 2022, existem directivas bastante explicitas em relação a que tipo de veículos de recuperação devem ser utilizados ou não.
Só o facto daquilo estar presente no circuito, é em si chocante.

Pity
Pity
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

Acha que a grua entrou na pista sem autorização da direcção da corrida? Não me parece.

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Pity
1 ano atrás

Pelo que me informei, a direção de corrida está em contacto permanente com uma série de pessoas diferentes durante a corrida, desde os comissários de pista, membros das equipas de F1, carro médico, Safety Car e por aí fora. Ou seja, não me parece que nenhuma destas pessoas autorizasse a entrada daquilo se estivessem a par do que estava verdadeiramente a acontecer. Alguém falhou na monotorização do evento? Também me parece que sim. Mas se desde 2014, nós não assistimos a nada parecido numa corrida de F1, como é que de repente oito anos depois acontece? Ficava muito surpreendido se… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

Parece claro que a administração de Suzuka não sabe gerir um GP de alto nível. É tempo de fechar as malas e ir para outro lado.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado