F1: Vários pilotos juntaram-se a Lewis Hamilton nas críticas contra o racismo

Por a 1 Junho 2020 10:45

Após as críticas de Lewis Hamilton contra os que não se manifestaram contra o racismo, vários pilotos mostraram o seu apoio à causa.

Por algumas semanas vivemos na ilusão de que a pausa a que este mundo fora obrigado levaria as pessoas a ponderar e que tal poderia ser um passo rumo a uma sociedade melhor. Foi nos tirada a liberdade durante dois meses e nesse tempo vimos alguns sinais de esperança, de união… mas no meio de uma pandemia o nome George Floyd serviu para relembrar que outras “pandemias” persistem e que afinal so “ficará tudo bem” se nos empenharmos todos nesse sentido. As imagens violentas da detenção de George Floyd, que levaram à sua morte, chocaram o mundo e provocaram ondas de protesto. Lewis Hamilton, usou as suas redes sociais para criticar o racismo e apontou o dedo aos membros da sua comunidade, do seu desporto, que ficaram calados:

“Eu vejo aqueles que ficam calados, alguns de vocês são as maiores estrelas, mas ficam calados no meio da injustiça”, escreveu Hamilton no Instagram. “Nenhum sinal de alguém na minha indústria que é claro que é um desporto dominado por brancos. Sou uma das únicas pessoas de cor e ainda estou sozinho. Eu pensei que vocês veriam porque isto acontece e dissessem algo, mas vocês não ficam do nosso lado. Saibam que eu sei quem vocês são e estou a observar-vos… “

Talvez “empurrados” por esta mensagem, outros pilotos juntaram-se às críticas contra o racismo. Charles Leclerc usou as suas redes sociais para o fazer:

“Para ser completamente honesto, senti-me desconfortável em partilhar os meus pensamentos nas redes sociais sobre toda a situação e é por isso que não me expressei mais cedo do que hoje”, escreveu Leclerc. “E eu estava completamente errado. Ainda tenho dificuldade para encontrar as palavras certas para descrever a atrocidade de alguns vídeos que vi na Internet. O racismo tem de ser enfrentado com ações, não com silêncio. Por favor, participem ativamente, envolvam-se e encorajem outras pessoas a espalhar a consciência. É nossa responsabilidade falar contra a injustiça. Não fiquem calados.”

Também Daniel Ricciardo se expressou sobre o tema:

“Ver as notícias dos últimos dias deixou-me triste, o que aconteceu com George Floyd e o que continua a acontecer na sociedade de hoje é uma vergonha. Agora, mais do que nunca, precisamos ficar juntos, unidos. O racismo é tóxico e precisa ser abordado não com violência ou silêncio, mas com unidade e ação. Precisamos levantar-nos(…). Vamos ser pessoas melhores. (…) “

Lando Norris também acrescentou sua voz à causa, afirmando: “Tenho fãs e seguidores. Apoio e amor. E tenho poder também para liderar e inspirar tantos. Mas também defender o que é certo. Desta vez, peço que façam alguma coisa e tomem medidas. “

George Russel também comentou a situação:

Todos nós temos voz para falar do que é certo – e até agora eu não sabia como usar a minha nesta situação. Para dar eco às palavras de Charles Leclerc, senti-me pouco à vontade para partilhar os meus pensamentos sobre essas atrocidades publicamente. Tenho dificuldade para compreender o que vejo nas notícias agora – e sinceramente, ainda não consigo encontrar as palavras para expressar como isso me faz sentir. Mas, por fim, não importa o quão desconfortável possa ser falar, o silêncio não alcança nada. Agora, mais do que nunca, precisamos de paz e igualdade neste mundo. É hora de todos ficarmos juntos e expulsar o racismo da nossa sociedade para sempre. Use sua voz, espalhe a consciência o máximo que puder. Todos somos responsáveis por acabar com a injustiça. #BlackLivesMatter

Sergio Pérez, sem qualquer declaração, partilhou um vídeo de um policia que se juntou de forma pacífica aos protestos contra a violência:

Que estas mensagens possam mostrar levar as pessoas a finalmente deixar para trás um conceito que não faz sentido. A pandemia de Covid-19 provou que não há diferenças entre pessoas independentemente da cor da sua pele. Só unidos conseguiremos vencer os grandes desafios que temos pela frente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
78 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

Resumindo e por aqui se pode ver o que dão as questões raciais nos mais diversos pontos de vista. Num jornal de automobilismo, uma notícia pode dizer-se extra automobilismo, motivou mais comentários (e os que por vêm) que uma notícia de automobilismo. Precisamente por ser um tema fraturante, com pessoas a defender umas coisas e outras o contrário, em que ambas eventualmente até têm razão. E por isso, quando se extremam, andam todos “à bolachada”, ou pior.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Hamilton usou a sua influência nas redes sociais para obrigar uma resposta por parte da F1, que tem toda a razão, ao estarem tão calados, quando tantos já expressaram a sua opinião e repúdio pelo que aconteceu.

Um bem haja a ele, seja poser ou não.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

O Pastor Hamilton falou e a beata logo disse: Ámen!

Cumprimentos

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
3 anos atrás

Mas querem ver que o racismo só tem uma direção..???
Alguém que explique a este multi multi multi-milionário que o racismo não é apenas algo que aconteça aos “pretos”,”negros”, “de côr”, ou como quiserem. O racismo é a discriminação de uma raça por outra, seja ela qual for.
Este palhaço é o maior “racista” da F1, qual Malcolm x…

kanifa senna
kanifa senna
3 anos atrás

Grande Lewis agitaste as águas…..eu sou um órgão de policia criminal e negro… português com muito orgulho porque este foi o PAÍS que os meus pais escolheram para dar melhores condições aos seus filhos…Portugal não é perfeito na questão do racismo como se pode ler por aqui..mas comparado com os EUA AQUI É UMA BRINCADEIRA DE MENINOS…quanto ao caso em questão não tem a haver quem mata quem a QUESTÃO É QUE MUITOS NEGROS DESARMADOS E POR PEQUENOS DELITOS NA SUA MAIORIA MULTAS DE TRANSITO SAO MORTOS PORQUE UM POLICIA SUPÕES QUE UMA CARTEIRA É UMA ARMA OU UMA GARRAFA… Ler mais »

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
3 anos atrás

Um “preto”, “negro”, ou “de côr” viola uma caucasiana e o crime é de violação. Um “preto”, “negro”, ou “de côr”, mata um caucasiano e o crime é de assassinato. Um “preto”, “negro”, ou “de côr” rouba um caucasiano e o crime é assalto/furto. Um “preto”, “negro”, ou “de côr” agride um caucasiano e o crime é agressão. Um caucasiano, “branco”, “branquela”, como quiserem, agride um “preto”,”negro”,”de côr” e o crime é de agressão com motivações “racistas”. Um caucasiano, “branco”,”branquela” assalta um “preto”,”negro”,”de côr” e o crime é assalto/roubo com motivações “racistas”. Um caucasiano, “branco”,”branquela”, viola uma mulher “preta”,”negra”,”de côr”… Ler mais »

c-29061726
c-29061726
3 anos atrás

“Um desporto dominado por brancos. Sou uma das únicas pessoas de cor e ainda estou sozinho.” Não deves estar bom da cabeça! Como é que alguém que anda no mundo do automobilismo como piloto, que atravessou as varias etapas e chegou ao mais alto nível sabe Deus com que sacrifícios financeiros, faz uma afirmação destas sabendo de todas as dificuldades para se seguir uma carreira em tal disciplina. Quando se teve um pai e padrinhos para bancar tudo ate se chegar a formula 1 e depois entrar lá com a ajuda desses mesmos padrinhos e ter a sorte de arranjar… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado