F1: Vários pilotos juntaram-se a Lewis Hamilton nas críticas contra o racismo

Por a 1 Junho 2020 10:45

Após as críticas de Lewis Hamilton contra os que não se manifestaram contra o racismo, vários pilotos mostraram o seu apoio à causa.

Por algumas semanas vivemos na ilusão de que a pausa a que este mundo fora obrigado levaria as pessoas a ponderar e que tal poderia ser um passo rumo a uma sociedade melhor. Foi nos tirada a liberdade durante dois meses e nesse tempo vimos alguns sinais de esperança, de união… mas no meio de uma pandemia o nome George Floyd serviu para relembrar que outras “pandemias” persistem e que afinal so “ficará tudo bem” se nos empenharmos todos nesse sentido. As imagens violentas da detenção de George Floyd, que levaram à sua morte, chocaram o mundo e provocaram ondas de protesto. Lewis Hamilton, usou as suas redes sociais para criticar o racismo e apontou o dedo aos membros da sua comunidade, do seu desporto, que ficaram calados:

“Eu vejo aqueles que ficam calados, alguns de vocês são as maiores estrelas, mas ficam calados no meio da injustiça”, escreveu Hamilton no Instagram. “Nenhum sinal de alguém na minha indústria que é claro que é um desporto dominado por brancos. Sou uma das únicas pessoas de cor e ainda estou sozinho. Eu pensei que vocês veriam porque isto acontece e dissessem algo, mas vocês não ficam do nosso lado. Saibam que eu sei quem vocês são e estou a observar-vos… “

Talvez “empurrados” por esta mensagem, outros pilotos juntaram-se às críticas contra o racismo. Charles Leclerc usou as suas redes sociais para o fazer:

“Para ser completamente honesto, senti-me desconfortável em partilhar os meus pensamentos nas redes sociais sobre toda a situação e é por isso que não me expressei mais cedo do que hoje”, escreveu Leclerc. “E eu estava completamente errado. Ainda tenho dificuldade para encontrar as palavras certas para descrever a atrocidade de alguns vídeos que vi na Internet. O racismo tem de ser enfrentado com ações, não com silêncio. Por favor, participem ativamente, envolvam-se e encorajem outras pessoas a espalhar a consciência. É nossa responsabilidade falar contra a injustiça. Não fiquem calados.”

Também Daniel Ricciardo se expressou sobre o tema:

“Ver as notícias dos últimos dias deixou-me triste, o que aconteceu com George Floyd e o que continua a acontecer na sociedade de hoje é uma vergonha. Agora, mais do que nunca, precisamos ficar juntos, unidos. O racismo é tóxico e precisa ser abordado não com violência ou silêncio, mas com unidade e ação. Precisamos levantar-nos(…). Vamos ser pessoas melhores. (…) “

Lando Norris também acrescentou sua voz à causa, afirmando: “Tenho fãs e seguidores. Apoio e amor. E tenho poder também para liderar e inspirar tantos. Mas também defender o que é certo. Desta vez, peço que façam alguma coisa e tomem medidas. “

George Russel também comentou a situação:

Todos nós temos voz para falar do que é certo – e até agora eu não sabia como usar a minha nesta situação. Para dar eco às palavras de Charles Leclerc, senti-me pouco à vontade para partilhar os meus pensamentos sobre essas atrocidades publicamente. Tenho dificuldade para compreender o que vejo nas notícias agora – e sinceramente, ainda não consigo encontrar as palavras para expressar como isso me faz sentir. Mas, por fim, não importa o quão desconfortável possa ser falar, o silêncio não alcança nada. Agora, mais do que nunca, precisamos de paz e igualdade neste mundo. É hora de todos ficarmos juntos e expulsar o racismo da nossa sociedade para sempre. Use sua voz, espalhe a consciência o máximo que puder. Todos somos responsáveis por acabar com a injustiça. #BlackLivesMatter

Sergio Pérez, sem qualquer declaração, partilhou um vídeo de um policia que se juntou de forma pacífica aos protestos contra a violência:

Que estas mensagens possam mostrar levar as pessoas a finalmente deixar para trás um conceito que não faz sentido. A pandemia de Covid-19 provou que não há diferenças entre pessoas independentemente da cor da sua pele. Só unidos conseguiremos vencer os grandes desafios que temos pela frente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
78 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

Não há dúvida que pessoas destas têm algum poder de influenciar em determinadas situações. De qualquer modo e embora qualquer situação similar seja criticável, é necessário alguma prudência e menos populismo. Infelizmente situações iguais há muitas mas como não estão filmadas não são faladas; mas também há situações em que se verifica o inverso do que aconteceu e aí ninguém diz nada. Parece que só há racismo para um lado.

831ABO
831ABO
Reply to  jem
3 anos atrás

O populismo está do lado de quem matou George Floyd e de quem tenta mitigar esse crime. Foi por estar numa América dominada por brancos racistas e populistas que Derek Chauvin se sentiu no direito de matar um ser humano. Mesmo aqui nesta caixa de comentários já apareceu um diminuído mental que acha que ser racista é um direito, por isso o ódio racial é algo que tem de ser combatido com a maior veemência possível antes que se espalhe ainda mais, especialmente nesta época de relativismo moral. Condenar o racismo não é populismo nem é «politicamente correcto»: é uma… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  831ABO
3 anos atrás

A vitimização racial é um problema sério. Usando a carta do “racismo” como desculpa para tudo. O seu comentário demonstra isso, parece mesmo saído da CNN. Já agora como sabe que o Policia agiu com motivações “racistas”? Não poderia ter exercido excesso de força, como acontece noutros casos em que a vitima é caucasiana, hispânica ou asiática? Acha que andar a pilhar lojas privadas promove o combate ao racismo?

831ABO
831ABO
Reply to  RogerM
3 anos atrás

As suas ideias são muito modernas, pelos critérios do Século XVI.

RogerM
RogerM
Reply to  831ABO
3 anos atrás

E as suas são retroadas dignas de um Extremista de Esquerda, que não aceita o diálogo e opinião contrária. Todas as formas de extremismo ideológico são condenáveis.

RogerM
RogerM
Reply to  RogerM
3 anos atrás

*retrogradas

jem
jem
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Deixe-me fazer-lhe uma pergunta. E que fique bem claro que reprovo o que se passou. Mas quando se vêm “iluminados” a fazer determinado tipo de comentários, e isto sim é um problema, porque desde logo causa reação (seja ela qual for) da outra parte. Desde logo e porque é público, a infeliz vitima não era “flor que se cheire”; já tinha um razoável cadastro e prisões. E aparentemente estava a cometer outra ilegalidade. É verdade que, e para já, só são conhecidas as imagens deploráveis que todos conhecemos. Mas não sabemos como começou a história além do crime que estava… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jem
3 anos atrás

Você vai votar no Chega, disso não há dúvida. Antes de olhar para a cor de quem comete crimes, porque não denuncia a política de segregação em guetos? É que posso-lhe garantir que por aqueles lados a cor pouco importa. A criminalidade vem da situação social e do ajuntamento de gente medíocre. Em Lisboa os subúrbios são maioritariamente pretos, mas no Porto nem por isso e garanto-lhe que há criminalidade a dar com um pau na Invicta. Agora se me falar no falhanço da sociedade multicultural aí até podemos concordar em algumas coisas, até porque a mestiçagem leva a um… Ler mais »

jem
jem
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Já não voto desde 1986 e não tenciono voltar a votar, tal a mediocridade dos nossos políticos, sejam quais forem. E para mim todos são bem-vindos, sejam pretos, amarelos ou às riscas. Mas que venham para fazer o mesmo que nós: trabalhar, com direitos mas também com deveres. E claramente sou contra quem para cá vem só à procura de direitos. E claramente sou de opinião que os que cá estão e nada trazem de bom ou positivo, são bem repatriados. Não temos país em condições para os nativos e o que menos falta faz são pessoas a viver à… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jem
3 anos atrás

Mal o menos! Afinal não é daqueles que se queixa do sistema e o legitima através do voto. As minhas desculpa pelo meu preconceito/juízo de valor convicto e antecipado.

asfalto
asfalto
Reply to  jem
3 anos atrás

Dou-lhe razão, trabalhar, direitos e deveres, muitas vezes são alvos porque não querem trabalhar, querem direitos, e não querem deveres, e depois vem com a vitimização do racismo.

831ABO
831ABO
Reply to  jem
3 anos atrás

A sua argumentação faz-me lembrar aquela sentença que absolveu um violador porque a mulher violada sabia muito bem que estava na «coutada do macho latino», por isso a culpa foi dela. E, fosse qual fosse a infracção cometida, suponho que isso não dava ao polícia o direito de matar. Ou dava? É ao polícia que compete aplicar a pena de morte, sem julgamento e sem direito de defesa? J á agora, quanto aos antecedentes criminais de G. Floyd: se foi preso e cumpriu pena, pagou a sua dívida à sociedade. Ou devia carregar para sempre o estigma da prisão e… Ler mais »

jem
jem
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Não vale a pena misturar alhos com bugalhos. Nos EUA morrem em média 25 pessoas assassinadas diariamente. Só se fala de algumas, normalmente as que têm imagens. Claro que ninguém tem o direito de matar seja quem for. Mas o que eu disse foi: e quando são polícias negros a matar brancos, não só nos EUA mas noutros países porque é que ninguém se exalta? Só isso. Uma pergunta simples. Quanto a considerar que a vítima pagou a dívida à sociedade não passa de um chavão; desde logo porque pelos vistos andava sempre à procura de dívidas para pagar, ou… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jem
3 anos atrás

Os negros são incapazes de cometer actos racistas e se o fazem têm todo o direito a fazê-lo pois sofreram na pele a opressão da escravatura.
(Estou a gozar mas há pessoas que pensam literalmente isto.)

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  jem
3 anos atrás

Derek Chauvin também tem variadas queixas de abuso de poder e uso de força extrema, queixas até de alguns colegas, que não concordam com a sua maneira de actuar. Sabe quantas vezes foi condenado ou suspenso por todos os episódios de violência que teve envolvido? Zero. Nem sequer suspenso. Foi sempre absolvido. Por isso se vai falar de violência, de “não ser flor que se cheire” e não sei mais o quê, fale para os dois lados, não só aquele que lhe dá mais jeito. E George Floyd, a tal flor que não se cheira, foi apreendido por pagar com… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Não vi aqui ninguém a defender esse tipo de merdas.
Para mim iam os 4 polícias para a choça.
O que os outros 3 deviam ter feito era mandá-lo libertar o Floyd e prendê-lo ali mesmo! O que era perfeitamente legitimo e dentro da lei.
Mas o problema que refere tem mais à ver com o proteccionismo institucional.
E foi frustrante ver que os cidadãos nada podem fazer quando vêem um dos seus ser assassinado em praça pública porque tinha uma nota de vinte dólares falsa! Talvez alguns agora percebam a razão da existência da segunda emenda.

jem
jem
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Desconheço a sua idade, mas é relativamente fácil perceber que ainda é novo. Se quer saber o que é racismo nos EUA veja a história até aos anos 70 do século passado. Nos EUA sempre houve racismo e sempre haverá. E será cada vez pior. Porquê? É fácil. Os EUA foram fundados por brancos; depois alguns desses brancos “importaram” negros, os escravos. Que quando acabou a escravatura (felizmente) continuaram a fazer o que já faziam: procriar mais que os brancos. E hoje em dia a população negra é quase metade da população americana, sendo que o índice de natalidade é… Ler mais »

kanifa senna
kanifa senna
Reply to  jem
3 anos atrás

ORA AI ESTA DESCONHECIMENTO LEVA Á IGNORÂNCIA…. muito bem escrito o seu pensamento

831ABO
831ABO
Reply to  kanifa senna
3 anos atrás

Um filósofo…

asfalto
asfalto
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Exatamente, vitimização racial, o branco aproxima-se mais do negro e do cigano, que eles do branco, mas vitimizam-se sempre com o racismo.

RogerM
RogerM
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Aguarde quando muitos dos supostos protestantes que andavam bem juntinhos em tumultos e pilhagens, começarem a testar positivo para o Covid-19…e novamente virá o argumento do racismo e que a culpa é da “supremacia branca” para estarem a ser afectados. Só hipócritas que não se interessam quando a vitima de excesso de força policial é de outra etnia.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Um diminuído mental? É engraçado como hipócritas como o senhor são contra discriminação e depois tratam toda a gente que não pensa como vocês como se fossem cães e são os primeiros a fazer purgas nas redes sociais e media. Vá-se juntar com os seus amiguinhos de extrema direita e remem para longe pois são farinha do mesmo saco. Quem conhece radicais de esquerda como eu conheço, sabe que não se calam com a merda das raças. Mas quem raio pensam vocês que são? Acham que as minorias precisam de bestas cegas com ideais ultrapassados e assassinos que as protejam?… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

*racial

*RPMS*™
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Mas quem é o forista 831ABO para vir para aqui chamar outro forista de “diminuído mental”?
Desde quando é que você é exemplo para alguém?

Então mas ainda há pouco tempo andava a apregoar o “insultar não!” e agora é isto?
Um forista que reduz a sua participação a atacar constantemente o AS e os seus jornalistas, que não consegue aceitar uma critica ou uma opinião contrária, agora também quer dar uma de superioridade moral perante os outros…

Bem prega frei tomás… Envergonhe-se!

Cumprimentos

RogerM
RogerM
Reply to  jem
3 anos atrás

Tente explicar…mas certa malta ainda não entendeu que com mais violência não se resolve violência. E também se recusam a ir ler estatísticas, e preferem acreditar na imprensa tendenciosa como a CNN, instigando a vitimização étnica.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

RogerM nunca concordei tanto consigo.
Ainda o outro dia disse ao meu pai que não se combate mediocridade com mediocridade. O meu pai acha que racismo se combate à pancada. Eu acho que o racismo deve ser entendido e aceite. Não o acto de discriminar ou violentar, obviamente. Isso é crime. Mas achar por si só que uma raça é superior à outra é uma questão de opinião.

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Estes tumultos só vêm provar uma coisa…multi-culturalismo não funciona a longo prazo. Pois uma das culturas ou etnias, irá sempre de certa forma entrar em colisão com a outra. Os EUA estão a demonstrar isso…e se olhamos para o passado da humanidade…raro foi o país onde o multi-culturalismo conseguiu sobreviver ser qualquer tipo de repressão. Aliás…o que é uma país? Se não um grupo de pessoas com ideais semelhantes. E a politica de migração de povos culturalmente distintos para a Europa…só irá agravar o caso por cá também.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Concordo. E há outro problema com a multiculturalidade; perde-se a relação com a cultura original e com isso muito do conhecimento ancestral vai à vida. Mas isso torna tudo mais fácil de governar porque se perde o sentido de coesão social. Um país que é um sucesso de multiculturalidade é Portugal. Mas por aqui passaram muitas raças o que nos predispôs mais para a aceitação. O outro dia um amigo meu cabrito jurava-me a pés juntos que o pai dele é branco puro. Eu pedi-lhe o pedigree mas parece que não o tinha! Lá lhe tentei explicar que durante séculos… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Atenção que muita da violência feita nos protestos anda a ser feita por grupos de jovens brancos, anarquistas e por agentes infiltrados, que estão lá para provocar confrontos e assim jsutificar cargas policiais. Isto está tudo provado em vídeo, jovens a partir monstras e roubar a fugir e os protestantes a pedir para pararem. Depois cada media mostra o que lhes interessa. Até há vídeos de jovens negros nos protestos a perguntar porque há paletes de tijolos nas ruas, que apareceram do nada em zonas onde não há qualquer construção a acontecer. E há pessoas durante os protestos que confirmam… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Achar qua a FOX é pior que a CNN ou vice-versa é ingénuo. Ambas são… hum, falta-me a palavra… merda, é isso.
Mas sim, há vários vídeos a provar o que diz. Uma luta racial para impor uma Nova Ordem Mundial?
Esses movimentos anarquistas são financiados por várias facções, extra-nacionalistas até. A mesma coisa com exércitos de “trolls” online para disseminar desinformação.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

O racismo reverso e vitimização racial é um problema crescente também nos EUA. Ora vejam como associaram a brutalidade policial logo a a um crime de racismo, e não como um homicídio. Onde andavam estas celebridades quando vários Policias foram massacrados por um atirador afro-americano em Dallas 2016…ou após a exposição de um video onde um afro-americano racista chamado Jaden T. Hayden, agredia um idoso caucasiano…ou nos crimes de ódio racial contra caucasianos no Zimbabué ou na África do Sul? Destruição total da cidade, atinge os comerciantes e empresários, que na iminência de mais instabilidade abandonarão a região…penalizando a própria… Ler mais »

an19071747
an19071747
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Roger tu nao sabes do que falas… Nao conheçes a Historia dos USA e muito menos a brutalidade racista dos policias nos USA. Nem todos sao racistas mas muitos são.

RogerM
RogerM
Reply to  an19071747
3 anos atrás

Policia dos EUA que curiosamente possui agentes de várias etnias. Se a Policia nos EUA é agressiva, estando a falar de um dos países com uma população mais armada…o que dizer das forças policiais de países comunistas. Da tal “Extrema Esquerda”…que supostamente promove a diversidade étnica…só que não.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Usar o racismo reverso como desculpa para não falar no racismo que o EUA tem é mesmo tapar o sol com a peneira. Com isto não estou a dizer que não acontece, mas é muito menor que o racismo feito contra a raça negra. E atenção que racismo não é só um branco bater ou matar um negro, é tratá-lo como atrasado mental, insinuar que toma drogas, insinuar que rouba, impedi-lo de aceder a trabalhos mais bem pagos e outros etcs. Existem N relatos de pessoas de cor que quando são parados pela polícia, mesmo sendo advogados, juízes, empresários ou… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

Black lives matter? All lives matter!
Não tenho grande paciência para estas coisas. Hamilton, se queres ajudar na luta contra o racismo deixa de ver o mundo a preto e branco e pára de trazer constantemente à baila questões raciais e pára de te fazeres de vítima.
Se fosse um branco a morrer o hipócrita também vinha dizer isto? Morreu um preto às mãos da polícia é racismo, se fosse um branco era estatística?
Independentemente da cor do morto, aquilo foi uma execução pública. Que democracias estranhas estas!

can-am
can-am
3 anos atrás

Admiro o Lewis dentro do carro. Fora dele não. Condena o racismo, certo, mas não condena a destruição brutal e arrepiante de casas, carros, propriedades, roubos e pilhagens, etc.Vandalismo puro e total.
O mesmo se aplica aos outros.Fraqueza e cobardia.
Lamentável my friend!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  can-am
3 anos atrás

Can-am concordo mas a realidade é um bocadinho mais complexa.
Veja este vídeo;
https://youtu.be/hc0qbufgNWw
A instabilidade social beneficia as elites.
Quanto ao Hamilton, é um hipócrita já há muito tempo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

E o racismo não faz sentido? Claro que faz. O racismo é uma forma de protecção tribal. Quando o ser humano era nómada, desconfiar de outras tribos/raças, era um meio de sobrevivência. Por isso é que está entranhado geneticamente. A maior parte das pessoas vivem com racismo e preconceito dentro delas, é normal. O que não deveria ser normal é terceirizar o problema. É uma consequência também da multiculturalidade. Querem paraísos liberais? Não há respeito se se negarem a admitir diferença entre raças e culturas. Uma coisa é termos todos os mesmos direitos, outra é sermos todos iguais. Querem ser… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Você é louco. Devia estar internado.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Já não é a primeira vez que um tipo de extrema esquerda me diz isso. Nunca me foi dito por uma pessoa normal!
A nossa diferença é que eu, para além de aceitar a sua opinião, não o quero ver preso nem perseguido, nem internado em lado nenhum.
(E é assim crianças, que se combate extremistas, com um par de luvas brancas calçadas.)

Lisboa
3 anos atrás

O que aconteceu ao George Floyd é um crime, não de racismo, mas humano. Eu ali não vi cor, vi alguém a sofrer, a pedir ajuda e a morrer de uma forma que a própria ONU considera de crime contra a humanidade. Ontem foi o George Floyd, mas amanhã pode ser um de nós, temos de saber educar, não só as forças polícias, mas também educar a população. Repito, para mim, o que eu vi, foi um ataque à humanidade e não de racismo, agora, o que vejo no rescaldo disso, são verdadeiros criminosos a destruir cidades inteiros apenas para… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

“A ignorância triunfou nos USA”. Há muito, muito tempo e em todas as áreas.

jem
jem
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

O LH por vezes parece ir mais além do que deve, embora me pareça que por um qualquer motivo parece estar à procura de “causas” para se sentir bem, muito embora na realidade e na prática faça todo o contrário. É a poluição, mas anda todos os dias nos carros mais poluentes que existem, ou de avião. É a alimentação porque alguém o convenceu a ser vegetariano (quando a maior parte da sua vida não o foi) e acha que todo o mundo o deveria ser e que ele é que está certo, porque alegadamente se sente melhor. É o… Ler mais »

jcf
jcf
3 anos atrás

O racismo nos EUA é um facto e um problema endémico. Os EUA eram um país de segregação racial, ou seja de apartheid e de racismo OFICIAL nas leis, até 1965. Muitos avanços civilizacionais, mas infelizmente as forças policiais ainda estão no pré-1965. Não falar é contribuir para o perpetuar dos crimes, da violência e do racismo (mútuo). Estas palavras iniciadas e bem por Hamilton, apoiadas e bem pelos colegas dele são de gente que está do lado da civilização, são mais importantes que qualquer vitória desportiva. O silêncio é apenas o lado de quem apoia os valores da barbárie.

jem
jem
Reply to  jcf
3 anos atrás

O racismo também existe e sempre existiu por exemplo na Africa do Sul. Porque ninguém se preocupa com os ataques diários por negros a brancos (mortes incluídas) neste país? Porque não ouvimos os portugueses que lá vivem e são quase um milhão? Claro que não deve haver racismo em lado nenhum. Mas existe, existe em todo o mundo, e não só nos EUA (onde sempre existiu). E alguém de bom senso acha que resolve alguma coisa só a mostrar uma parte do problema? É que nestes últimos tempos o mundo está (e bem) a condenar todos os atos que chegam… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jem
3 anos atrás

É como as feministas preocupadas com “manspreading” e “mansplaining” e fecham os olhos à chacina nos países árabes. Esta gente tem as prioridades no sítio!!!

RogerM
RogerM
Reply to  jcf
3 anos atrás

Então em pleno Século XXI, combate-se racismo com TVs Led, e outros saques? Deixe de ser ignorante. O que se vê é uma hipersensibilidade racial incitada pela imprensa, pró afro-americana…a qual reporta de forma por vezes sensacionalista quando o alvo da Policia é um afro-americano, associando logo a um crime de ódio racial. E em contrapartida, ignorando casos onde a vitima é de outro grupo étnico.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

A imprensa não é pró afroamericana. Quer é divisão. O outro dia ouvi alguém dizer algo muito interessante; “são os media que nos passam a vida a relembrar da superioridade e privilégios da raça branca o que cria cisões na base, mas fortalece o status quo.” Para bom entendedor meia palavra basta. Aliás, ainda há pouco tempo vi um documentário onde explicava muito bem como o socialismo Nazi era idêntico ao comunista mas em vez de perseguirem burgueses, perseguiram judeus, e em vez da estratificação em classes, era em raças. Se as pessoas pensarem um pouco o partido Nazi de… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Uiuiui…olhe o que fosse foi descobrir…que afinal o Nazismo começou como um movimento de Socialismo de Extrema Esquerda. Mostre isso à malta do BE, que não aceitam opinião diferente…e ainda dizem que o “bicho papão” é a Extrema Direita, representada pelo Nazismo. Todos os extremismos políticos dão no mesmo…repressão da população.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

E até mostrava mais (como se eles não soubessem e não fossem cúmplices), o ressurgimento da “extrema direita” deve-se às políticas insanas de acolhimento de estrangeiros/refugiados, desequilibrando por completo as sociedades, deixando terreno fértil para extremistas de “direita” predarem entre os descontentes.
Mas estar a falar de esquerda e direita é um favor que lhes faço porque é isso que eles querem, divisão, clubismo, fanatismo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jcf
3 anos atrás

O silêncio é apenas o lado de quem apoia os valores da barbárie? Ou seja; quem não está comigo está contra mim! Antagonizar quem discorda ou não concorda ou se abstém é que é contra os valores civilizacionais, pelo menos da minha civilização. Agora se você vive na China, o que diz faz todo o sentido.

Pity
Pity
3 anos atrás

Eu não me queria meter muito neste assunto, porque um site de automobilismo não é o local ideal para o efeito, mas já que o estamos a discutir, aqui vai a minha opinião. Ninguém é culpado por ter nascido branco, negro ou amarelo. Racismo existe dos dois lados, há racismo dos brancos contra os negros e dos negros contra os brancos. Dito por uma mulata que trabalhou comigo: os negros são mais racistas do que os brancos. Não sei, (e será que alguém sabe?), como tudo começou, porque é que o polícia manietou o negro, não foi certamente só porque… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
3 anos atrás

O homem usou uma nota contrafeita de 20 dólares, mas já estava algemado e em outro vídeo ele mostra-se a cooperar com as autoridades. Quantos aos pretos serem racistas é verdade. E são racistas entre eles! Em África ter a cor mais clara é bem visto, é estatuto. O que é estúpido porque quanto mais mestiço, menos puro! Vá-se lá entender. A minha ex madrasta costumava dizer que era a filha mais branca da mãezinha, cheia de orgulho. Mas por mais asco que tais afirmações me metam, as pessoas têm todo o direito em serem racistas. Se acham que uma… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Nunca tinha ouvido falar nesse nome, mas vou pesquisar. Vou-lhe contar uma história engraçada sobre pretos e brancos. A minha madrinha alugava quartos, geralmente a estudantes, apenas a rapazes (outra forma de racismo….), mas uma vez alugou um quarto a uma família composta de mãe branca, pai preto e uma garotinha de 5 anos bastante escurinha. Perguntado à criança de quem gostava mais, aquele tipo de pergunta estúpida que toda a gente faz, a resposta foi: da mãe. E porquê? Porque a mãe é linda, o pai é feio, é preto. Claro que a criança não tinha consciência da sua… Ler mais »

Lisboa
Reply to  Pity
3 anos atrás

O comentário dessa criança, infelizmente é fruto de gerações de programas de televisão, que de forma subliminar, dão a entender que só a pela branca é bonita. São gerações de filmes e desenhos animados da Disney onde as princesas são brancas e na sua maior parte, louras. Tenho uma menina na família, branca, mas de cabelo preto e um dia, a mãe dela disse-lhe que ela estava muito bonita e que parecia uma princesa, a menina respondeu que não era princesa, pois as princesas são louras. Infelizmente, a pele branca, olhos claros e cabelos louros, foram o padrão de beleza… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Lisboa é verdade e é trágico ver pretas a clarear a cor da pele!
Desse racismo não falam porque está na moda.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

As pretas e os pretos. lembra-se do Michael Jackson? Deu cabo dele com a mania de se tornar branco.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
3 anos atrás

Lembro pois. Quando disse “pretas” estava mais a pensar em productos de beleza para clarear a pele mas o MJ é um exemplo perfeito.
E também há gente a injectar melanina para ficarem pretos. É sempre triste quando as pessoas não se aceitam, mas para a extrema esquerda doença mental é diversidade.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
3 anos atrás

Racismo só se aplica a raças Pity. 😉 (Lol.) Porque as pessoas gavam a brancura das crianças. As crianças não nascem com isso na cabeça. A minha mãe, quando eu nasci, também andava a dizer a toda a gente que eu era branquinho! As pessoas são estúpidas! Eu só tomei consciência que era um preto rafeiro muito mais tarde e fui racista com uma colega de escola primária porque era estúpido e inocente. Depois de ganhar consciência virei completamente para o meu lado negro e passei a ter orgulho. Hoje já não tenho esse orgulho porque a cor da pele… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Ás vezes falha-me a palavra certa. Descriminação era a palavra certa.

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Depende…nalgumas regiões africanas, ser mestiço é caso para sofrer de racismo.

Lisboa
Reply to  RogerM
3 anos atrás

E em algumas regiões, ser albino é horrível, pois são vítimas de canibalismo pois existe a crença que comer um albino, dá poderes sobrenaturais. Isto acontece em pleno século XXI.

RogerM
RogerM
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Curiosamente em países africanos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

E curiosamente em muitos países (muitos deles ocidentais), acredita-se que existe um ser todo-poderoso, que criou tudo e mandou o filho para a terra, para morrer pelos nossos pecados, terra essa que acreditam ser plana. Isto em pleno século XXI.

Lisboa
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Infelizmente é bem verdade e esse cancro (religião) é bem maior que o racismo e já matou mais que o racismo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

É possível. Talvez isso aconteça em áreas menos influenciadas pelos colonos. Ao menos esse racismo faz mais sentido.

831ABO
831ABO
3 anos atrás

A humanidade ainda tem muito que andar antes de se poder considerar civilizada.
Parabéns Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo, George Russell e Sergio Pérez. Oxalá o vosso exemplo frutifique.

RogerM
RogerM
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Se começassem a pilhar as mansões deles…já não andavam tão satisfeitos…e ainda acusavam a “Policia racista” de não estarem a cumprir as suas funções.

*RPMS*™
3 anos atrás

Aqui onde Hamiltou pecou foi em querer ser “dono” daquilo que os outros dizem ou escrevem. Certamente que a causa é justa, mas Hamilton não pode obrigar ninguém a dizer aquilo que ele entende que devem dizer. “Saibam que eu sei quem vocês são e estou a observar-vos… “ Mas ele julga-se o “big brother” da F1? Por exemplo Michael Jordan, uma das maiores referencias de todos os tempos do mundo do desporto, afirmou que: “Devemos procurar expressar-nos pacificamente contra a injustiça e exigir o reconhecimento de responsabilidades”. E sem andar a apontar o dedo a ninguém, disse o que… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

A diferença entre um senhor e um “poser”.

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Sem duvida! Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado