F1, Toto Wolff: “O que se passou está ao nível da mão de Deus de Maradona”

Por a 18 Dezembro 2021 14:31

O pedido de apelo foi retirado, os prémios foram entregues e a época está concluída, mas na Mercedes, pouco se conformam com o resultado final e Toto Wolff não tem poupado nas declarações onde a frustração é evidente.

Wolff tem dado entrevistas, conferências de imprensa e o tom usado tem sido sempre o mesmo. As últimas voltas do GP de Abu Dhabi continuam bem vivas na memória do responsável da Mercedes, que além de já ter afirmado que “nunca esquecerão” o que aconteceu, já deixou no ar algumas suspeitas de que a continuidade de Lewis Hamilton não é garantida.

Ao jornal “Bild”, Wolff comparou o que aconteceu em Abu Dhabi a outros erros que marcaram a história do desporto:

“O que se passou está ao nível da mão de Deus de Maradona (Mundial de 1986) ou do golo de Wembley no Mundial de 1966 [golo de Geoff Hurst] ”, disse Wolff. “Não tomamos como algo pessoal, eles mereceram a vitória”, referiu o austríaco sobre a justeza da vitória da Red Bull. “Há uma diferença entre ter razão e obter justiça. Num tribunal normal, é quase certo que teríamos ganhado, porque o nosso caso era muito sólido. Mas o problema do tribunal de apelo é que a FIA não pode analisar o seu próprio trabalho”.

O caso oficialmente está encerrado, mas na mente da Mercedes e dos fãs, há muitas questões a serem respondidas, há coisas a serem melhoradas e procedimentos a serem aprimorados. Não se pode deixar que este episódio não traga pelo menos lições importantes para o futuro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
2 anos atrás

A azia continua. A imprensa, principalmente Britânica, ainda não aceitou o resultado da última corrida. Tanto o Verstappen como o Hamilton seriam justos campeões. No final ficou nas mãos do Piloto com mais vitórias e poles da temporada. Por tanto, longe de ter sido um titulo indigno.

Last edited 2 anos atrás by Roger M
Pity
Pity
Reply to  RogerM
2 anos atrás

Não foi, de todo, um título indigno nem injusto, a forma como ficou decidido é que deixa amargos de boca. Se não tivesse havido safety car, mas Verstappen tivesse conseguido recuperar o atraso e ultrapassado na última volta, teria sido muito mais bonito, não teria existido protesto da Mercedes, Hamilton e Toto teriam ido à gala, tristes, sim, mas aceitando a derrota.
Pela parte que me toca, apesar de torcer pelo Hamilton, não tenho qualquer problema em achar que o Max foi um justo vencedor. O campeonato não se resumiu a uma corrida.

2020
2020
Reply to  Pity
2 anos atrás

Já houve tantos no passado e piores, que este não doeu tanto comparado com o que aconteceu em 91, 97 e 2008…toca a todos.

clio001
clio001
2 anos atrás

Se tivessem mudado os pneus médios mais tarde talvez tivessem melhores pneus no fim, mas tiveram medo do undercut…
O botão mágico talvez seja o culpado de terem perdido o campeonato…
https://www.youtube.com/watch?v=3uggZXrkn_8

Pity
Pity
Reply to  clio001
2 anos atrás

Totalmente de acordo.

piquet
piquet
Reply to  clio001
2 anos atrás

Se ele tivesse mudado, o Max não teria mudado. Deixem de ser “meninos de coro”. O Hamilton não tinha que inventar nada. Ele não perdeu o campeonato porque o pneu rebentou ou perdeu qualidade. Perdeu o campeonato porque o Michael Masi inventou e deu, repito, e deu o título de mão beijada ao Max.
E eu pergunto, porque é que durante o SC, as boxes não foram fechadas como acontece em muitos casos. Só aí, resolvia, a totalidade dos casos.

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
Pity
Pity
Reply to  piquet
2 anos atrás

Na F!, com safety car, as boxes só são fechadas se o acidente obstruir a entrada ou saída das boxes.

peudreot106rallye
Reply to  piquet
2 anos atrás

por acaso o verdadeiro Piquet tem a opinião contrária

peudreot106rallye
Reply to  piquet
2 anos atrás

Já que o Toto está a comparar com o futebol, retomo a final da champoions de 1999. O Bayern ganharia aos 90 minutos mas o arbitro deu minutos de compensação e o Mancheter deu a volta ao resultado. (mas aqui já não vejo os ingleses a protestar) . Os minutos de compensação existem e o safety car também – o Bayern deveria ter defendido o resultado e o Bottas deveria ter destruido a possibilidade de ida às boxes do Max.

#99
#99
2 anos atrás

Este incidente vai marcar a carreira do vencedor à tout jamais como diria Alain Prost. Foi muito muito descarado, penso até que o malogrado Maradona tenha sido muito mais subtil e espontâneo.

Honda Power
Honda Power
2 anos atrás

” Num tribunal normal, é quase certo que teríamos ganhado, porque o nosso caso era muito sólido”… gostava que alguém me explicasse, como se fosse muito burro, como contrariam o artigo 15.3. É que por mais voltas que possam dar, esse artigo arruma com qualquer dúvida.

piquet
piquet
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

A Honda este ano tinha de ganhar. Como atrair outros construtores, se ganha sempre a Mercedes.
Falas tanto no artigo 15.3. Vou responder-te como a Greta Guttenberg faria: “blá blá blá blá.
Sabes perfeitamente o circo que foi as últimas voltas e não é por tares a dizer sempre a mesma mentira que ela se irá tornar verdade.
Nem a Honda precisaria de uma vitoria como esta. Deviam ter pensado 2x quando se aliaram à RB. Naquela equipa vale tudo para vencer.
Por isso para lá com o teu blá blá blá. Não percebes nada disto.

Honda Power
Honda Power
Reply to  piquet
2 anos atrás

Tanto bla bla bla… dizeres como se contraria o artigo 15.3 é que nada, bola, zero, nicles… aceita, que doi menos.

peudreot106rallye
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

recordando Eça, não ligue ao excremento, caro honda power

nocuequedoi
nocuequedoi
Reply to  piquet
2 anos atrás

Ah ah ah Greta Gutemberg??? Thunberg oh idiota… Falar deste personagem como se tivesse importância é ridiculo… Bem se fosse Gutemberg pelo menos teria sido mais útil a sociedade do que a inutilidade que é na realidade… A Honda não precisava de vencer, aliás quem foi campeão foi a Mercedes… A realidade é que se não tivessem sido os acidentes provocados pela Mercedes em Inglaterra e na Hungria há muito que Max tinha sido campeão do mundo tal era a vantagem que possuía na altura, mas isso não ajudaria nada ao guião do drive to survive… Daí o golpe de… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
Reply to  piquet
2 anos atrás

Vc não deveria se esconder atrás desse nome, piquet. Como brasileiro é fã do Nelson Piquet, sei que ele nunca falaria coisas assim.

peudreot106rallye
Reply to  breno_mascarenhas2020_hotmail_com
2 anos atrás

yep, Piquet diria “esses da Mercedes foram uns Babacas e meu genro botou ferro na bunda deles. Até meu filho bate melhor que o Latifi. e não tenho pena porra nenhuma!” (lol por acaso foi o que ele disse mesmo e acrescentou “perdeu, Playboy!”)

peudreot106rallye
Reply to  piquet
2 anos atrás

aha tentaram fazer um “piquet junior” mas o Latifi nem bater sabe 🙂 e pela tuas escritas,Piquet, não só demonstra que não percebes mesmo nada disto e que tem mau perder e ainda por cima vem ser indelicado com os outros. Cresça e desapareça! E não use o nome de um grande campeão, é um grande insulto ao senhor Piquet

gtman
gtman
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

Mais uma vez porque parece custar-lhe perceber. Esse artigo diz que o DC controla o uso do SC não as regras do mesmo. Uso e regras são coisas distintas. As regras estão pré-defenidas e o uso é (seria) balizado por elas.

Honda Power
Honda Power
Reply to  gtman
2 anos atrás

O artigo é bastante claro: o DC tem o poder total sobre o uso do SC, logo, toda e qualquer decisão do DC está salvaguardada pelo mesmo artigo. Assim sendo o DC não é obrigado a cumprir todas as outras normas sobre a utilização do SC, pois o artigo 15.3 dá-lhe toda a autoridade para decidir conforme a sua percepção. A sua decisão pode ser condenável ( palavra demasiado forte) a nível moral ou ético, mas é totalmente regulamentar.

MC
MC
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

Não é por uma mentira ser dita várias vezes que passa a ser verdade. O artigo 15.3 para “arrumar” qualquer um outro artigo teria de o referir explicitamente e em que condições é que isso acontecia. Caso contrário nem faria sentido a existência desses tais outros artigos.

Honda Power
Honda Power
Reply to  MC
2 anos atrás

Artigo 15.3 na integra:

“The clerk of the course shall work in permanent consultation with the Race Director. The Race
Director shall have overriding authority in the following matters and the clerk of the course may
give orders in respect of them only with his express agreement:
e) The use of the safety car.”
Destaque para “overriding authority”…

necax007
necax007
Reply to  Honda Power
2 anos atrás

O artigo 15.3 dá o poder ao director de corrida de controlar o Safety Car. Mas esse artigo não lhe dá a validade para deixar ultrapassar só uma parte dos pilotos com volta de atraso. Além disso, o próprio Masi disse numa das corridas que o safety car deve ficar em pista até que todos os pilotos atrasados se juntem ao fim do pelotão. O artigo 15.3 também não dá o direito ao director de corrida de influenciar a competição. Pondo de parte a luta entre o Max e o Hamilton, ao não agrupar correctamente os carros, não permitiu por… Ler mais »

Honda Power
Honda Power
Reply to  necax007
2 anos atrás

A tua primeira frase é, exactamente, o que significa o artigo 15.3. O resto do que escreveste, é uma interpretação tua, que não coincidiu com a opinião do Massi… mas, como o Massi é que era o DC, é a decisão dele que conta, com o seu “overrinding authority”.

peudreot106rallye
Reply to  necax007
2 anos atrás

e você, como piloto,não sabe que só ultrapassam até à linha de safety car?

#99
#99
2 anos atrás

A semelhança da petição para o EF, deveríamos boicotar o primeiro Grande Prémio de 2022.

peudreot106rallye
Reply to  #99
2 anos atrás

deves lá fazer muita falta

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Rennie e Halibut com força.
Atirar poeira para se esquecerem que um piloto vai em frente na escapatória para não ser ultrapassado (nem disfarçou) ganhando imensa vantagem, desde logo ficar em 1º em vez de 2º com alto patrocínio. Aí os comissários e Massi eram todos bons.
Metam a viola ao saco que a canção já mete nojo.

piquet
piquet
Reply to  Scb2
2 anos atrás

Homem, sabes ver corridas de F1. Se o Hamilton não sai em frente na escapatória com aquela “entrada a matar do Max”, a corrida dele acabava ali.
Porra. Vão aprender a ver corridas. Não vale tudo. O Hamilton só alarga a trajetória e segue em frente para continuar na corrida, não tinha hipótese.
Com tanta sugestão, eu a ti , recomendava-te tomar qualquer coisa para reanimar as tuas células cerebrais. Desta merda não percebes nada.

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
Scb2
Scb2
Reply to  piquet
2 anos atrás

Fazia como fazem todos que são ultrapassados em curva por dentro, como foram vários nessa corrida: travam e vão atrás. Se a escapatória fosse gravilha a ver se ele não travava. Nem tentou. Foi logo a direito. Rennie

nocuequedoi
nocuequedoi
Reply to  piquet
2 anos atrás

Em Inglaterra pelo menos o Hamilton limpou o verstappen limpinho… Limpinho… Na Hungria foi a vez do Valteri fazer um strike á red Bull depois disso queres ensinar o pessoal a ver corridas? Nos tempos do schumacher manobras destas davam corridas de suspensão ou mesmo acabar banido do campeonato… Bons tempos esses não são 10 segundos de penalização ou lugares na grelha como hoje

can-am
can-am
2 anos atrás

Sinceramente,este individuo cada vez que abre a boca enterra-se mais.Já deve estar vários pisos abaixo do subsolo. Não diga mais asneiras ou a Mercedes que o demita. Cale-se e trabalhe para o ano.

*RPMS*™
2 anos atrás

Toto Wolff faz-me lembrar os ingleses que criticavam a “mão de Deus”, mas que se calavam quando alguém falava no mundial de 66 que ganharam com um golo que não entrou.
Hipócrita e mau perdedor!

Cumprimentos

peudreot106rallye
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

E, desportivamente correto, na final da champions 1999 em que o jogo acaba com o apito final, mesmo para além dos 90

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Disse tudo, sem espinhas e sem insultar ninguém, como a Karen Horner e os seus fanáticos.

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
917/30
2 anos atrás

Toto ainda está cá com uma azia…jasus!! Que vá apanhar mais uma tosga para ver se passa!

*RPMS*™
Reply to  917/30
2 anos atrás

Que coma (novamente) uma bela cebolada e apanhe mais uma tosga… hahahaha

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado