F1, Testes em Barcelona: Valtteri Bottas o mais rápido no terceiro dia

Por a 1 Março 2017 17:05

Sebastian Vettel bem tentou mas não conseguiu superar a marca conseguida por Valtteri Bottas na fase matinal do terceiro dia de testes em Barcelona. O alemão da Ferrari conseguiu baixar a sua marca, mas ficou a mais de duas décimas do finlandês da Mercedes. Contudo Vettel completou 139 voltas, ainda que a fiabilidade do Ferrari SF70H não tenha ficado completamente comprovada, já que a quatro minutos do final da sessão parou a meio da reta da meta. Ainda assim o germânico foi o único a rodar abaixo de 1m21s – para além de Bottas.

Daniel Ricciardo ficou com a terceira marca do dia, ainda assim bem longe dos dois homens que dominaram a tabela de tempos. Aos comandos do Red Bull RB14 o australiano completou 70 voltas, bem mais do que Jolyon Palmer, que ficou com o quarto registo do dia, com 51 voltas completadas apesar da saída de pista que sofreu na sessão matinal. Nico Hulkenberg rendeu-o no Renault RS17 da parte da tarde e efetuou 42 voltas obtendo a quinta marca do dia.

Marcus Ericsson esteve aos comandos do Sauber C36 durante toda a jornada, perfazendo 123 voltas, a melhor das quais lhe conferiu o sexto tempo, antecedendo Lewis Hamilton, que rendeu Bottas e realizou 95 voltas, permitindo à Mercedes ultrapassar os 2000 km percorridos nestes ensaios. Completaram o top dez Romain Grosjean – que no Haas VF-17 só completou 55 voltas – Lance Stroll, que conseguiu realizar 98 voltas no Williams FW40 apesar de nova saída de pista, e Fernando Alonso, que no McLaren MCL32 totalizou 72 voltas.

Tempos do terceiro dia

1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m19,705s – 75 voltas

2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m19,952s – 139

3º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m21,153s – 70

4º Jolyon Palmer (Renault) 1m21,396s – 51

5º Nico Hulkenberg (Renault) 1m21,971s – 42

6º Marcus Ericsson (Sauber) 1m21,824s – 123

7º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m22,090s – 95

8º Romain Grosjean (Haas) 1m22,118s – 55

9º Lance Stroll (Williams) 1m22,351s – 98

10º Fernando Alonso (McLaren) 1m22,598s – 72

11º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m23,540s – 32

12º Alfonso Celis (Force India) 1m23,568s – 69

13.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m23,953s – 31

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Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Williams: “Maldonado volta por favor, estás perdoado!”

Pity
Pity
7 anos atrás

Alonso conseguiu rodar 72 voltas, já não foi mau, comparando com os dias anteriores.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Até agora o Mercedes não teve problema nenhum de fiabilidade, o que significa que durante a época vamos ver motores novos a explodir, perdas de potência inexplicáveis e outros episódios vindos do nada.

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Mais um das teorias de conspiração? Não acha que sai mais barato à Mercedes despedir o Hamilton, do que sabotar o carro dele e dar uma imagem de fraca fiabilidade à marca? Aliás caso não saiba há muitos “bufos” na F1, veja-se como os carros são tão parecidos…uma conspiração dessas, certamente tinha já aparecido nas manchetes com provas…ah…e contrataram o Bottas…claramente loiro e de olhos claros…ou seja mais algo para a teoria de conspiração…lol…cresçam, parecem crianças.

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  RogerM
7 anos atrás

engraçado, nunca ninguém fala que o Hamilton abusa dos carros para conseguir mais dez segundos por volta que os outros. Obviamente o carro aguenta 2 voltas em qualificação mas não 70 em corrida. Experimentem lá fazer o mesmo nos vossos carros de estrada? Puxar uma primeira, segunda terceira para além do red line deve dar cá uma saúde ao motor… apesar de serem os mais rápidos nos semáforos.

rc
rc
Reply to  peudreot106rallye-220
7 anos atrás

Lá vem a historinha do Rosberg mediano a ganhar ao super-Hamilton à custa de um motor que este partiu! Já cheira mal esta novela. Anda a Mercedes a pagar um dinheirão a um tipo para depois o sabotar e deixar ficar mal a marca… tem toda a lógica.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  rc
7 anos atrás

Como respondi ao outro, alguém falou no Hamilton? Vocês têm cá um pó ao rapaz que assim que mando o isco comem anzol, linha e cana, foi tudo.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  peudreot106rallye-220
7 anos atrás

Os carros são monitorizados pelo pitwall que quando isso acontece, dizem para ele andar mais ou menos, conforme o gasto de combustível. Essa do Hamilton ser o culpado dos motores partidos é como acusar o Alonso de ser o culpado da Honda não saber fazer motores. E a caixa de velocidades é sequencial com dupla embraiagem (ou tripla, já nem sei), por isso o Hamilton pode até descer de 7ª para 1ª que a caixa vai fazer a passagem uma por uma, sem saltar nem meter pregos como um comum condutor que se engana e vai de 6ª para 1ª.… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Alguém falou no Hamilton? Estás cá com uma dorzinha.

HelderBrandao
HelderBrandao
7 anos atrás

Tirem-me uma dúvida, o Vettel ficou a duas décimas de Bottas com macios e o mercedes com ultra-macios??

MVM
MVM
Reply to  HelderBrandao
7 anos atrás

Sim.

noteam
noteam
7 anos atrás

Para mim a grande surpresa para já é mesmo a Ferrari, diz quem percebe que o carro parece mesmo um enorme passo em frente em relação ao do ano passado, depois da época passada nunca arriscaria colocar a Ferrari como possível campeã, se calhar estava enganado. Fico também contente por ver que a Renault parece ester muitíssimo melhor que o ano passado. A Mclaren-Honda é para já a grande desilusão, mais um dia de amanhã como o de hoje e fica provado que provavelmente ficar por onde já andavam.

Pity
Pity
Reply to  noteam
7 anos atrás

Pelo que li, o dia da McLaren centrou-se na aerodinâmica, não se focando nos tempos por volta.

noteam
noteam
Reply to  Pity
7 anos atrás

Não duvido, mas para quem estava á espera de um enorme salto qualitativo, se calhar não o vai ter. Eu de vez em quando espreitava o que se estava a passar em directo, e li a opinião do Gary Anderson (especialista em aerodinâmica do Autosport) acerca do Mclaren, ele deixou no ar a ideia de o carro em termos aerodinâmicos não ser muito competente, isto pela forma como se comportava em curva em relação aos seus adversários. Espero estar enganado, mas parece-me que a Mclaren começou com o pé esquerdo esta nova era.

Pity
Pity
Reply to  noteam
7 anos atrás

Também não estou muito optimista… e não é de hoje, é de quando li que a Honda tinha refeito o motor a partir do zero.

RogerM
RogerM
Reply to  noteam
7 anos atrás

Para a Ferrari era bom que o campeonato começasse já rapidamente, pois parecem estar bastante competitivos. Penso que seja derivado à sua aerodinâmica mais arrojada. A qual já chamou a atenção das outras equipas que certamente de irão inspirar nelas. Quanto à Mercedes…continuo a achar que tem a unidade motriz mais forte do grid, dai que não admire se continuarem a dominar.

noteam
noteam
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Também me parece que a Mercedes continua na frente, mas não contava com uma Ferrari tão forte. Claro que isto é a pré-época e muita coisa ainda pode mudar.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RogerM
7 anos atrás

O Vettel ficar atrás do Bottas 2 décimos com um composto 2x mais duro não sei… ou a Mercedes não anda a puxar todo o potencial ou a Ferrari está realmente competitiva.
No ano passado a Ferrari ficou à frente nos testes várias vezes, mas com compostos mais macios que a Mercedes. Agora é ao contrário.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

De qualquer maneira se a Ferrari ganhar já não vai ser culpa do Vettel, vai ser culpa do carro, do motor, dos pneus, da aerodinâmica, dos “bwoahs” do Kimi, da cor vermelha… xD

sidekick
sidekick
Reply to  RogerM
7 anos atrás

A potência do motor de Maranelo deixou de boca aberta toda a gente… sarà?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Será que se a Ferrari começar a ganhar, vai continuar a ser culpa do Vettel ou já vai ser tudo culpa do carro?

RogerM
RogerM
7 anos atrás

Acho que nas primeiras provas, veremos se a Ferrari com este ritmo de corrida consegue incomodar os Mercedes, que certamente devem ter um mapeamento de motor ainda moderado. Até meio da época vamos ir vendo as equipas a irem-se aproximando da Mercedes e Ferrari. Veja-se como a Red Bull, entre outras, já demonstraram curiosidade pelos flancos do monolugar da Ferrari. Mas continuo a achar, que quem tiver a melhor unidade motriz irá suplantar a concorrência. Dai que a aerodinâmica possa impulsionar a Ferrari para os pódios…a unidade motriz da Mercedes, continua a ser o seu grande argumento pelos pódios.

RogerM
RogerM
7 anos atrás

Depois do “Crashjean” e do “Crashdonado” agora temos o “Troll”, que vem visitando os murros. Será que constratar por dinheiro compensa assim tanto o estrago?

Pity
Pity
Reply to  RogerM
7 anos atrás

O papá paga 🙂 A Williams já tinha avisado que está preparada para muitas horas de bate-chapas.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
7 anos atrás

Lol, é o que parece mesmo.

sidekick
sidekick
7 anos atrás

«Sebastian Vettel bem tentou mas não conseguiu superar a marca…», Nuno Barreto Costa.
«Vettel utilizou os pneus macios, Bottas utilizou os ultra macios…», media internacional.

tasladentro
tasladentro
Reply to  sidekick
7 anos atrás

Este ano os pneus são mais duros, ou seja vejo a Mercedes apostar mais em compostos macios, super e ultra, eles não estão apostar em médios tal como fizeram e abusaram o ano passado.

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