F1, Sebastian Vettel: “Será que o desporto tem uma bússola moral?”

Por a 12 Outubro 2021 18:00

Sebastian Vettel tem sido uma das vozes mais ativas na F1, dando visibilidade a muitas causas ambientais, mas não só. O piloto da Aston Martin tem usado a sua notoriedade para passar mensagens que considera importantes.

Numa entrevista à The Race, Vettel falou da falta de “Bússola Moral” à F1, que continua a ir a lugares onde são necessários outros tipos de ações:

“Vamos a alguns desses lugares e estendemos um tapete vermelho com mensagens bonitas. Penso que é preciso mais do que apenas palavras, penso que é preciso acções, mas certamente, sinto que o nosso desporto poderia aplicar muita pressão e poderia ser de imensa ajuda para espalhar ainda mais justiça pelo globo”, disse o piloto de 34 anos. “Há também um enorme interesse financeiro, mas penso que em alguns pontos os responsáveis precisam de se colocar a si próprios a questão – será que o desporto tem uma bússola moral e, por conseguinte, pode dizer não a certas coisas, ou dizer simplesmente sim a qualquer coisa que esteja ao virar da esquina?”.

Além dessa mensagem, Vettel continua a agitar a bandeira da ecologia e gostaria de ver mais por parte da F1 para se tornar relevante e ajudar a melhorar o mundo, com inovações tecnológicas, caso contrário o desporto corre o risco de desaparecer:

“Penso que vivemos numa época em que temos inovações e possibilidades de tornar a Fórmula 1 verde também, e não perdemos nada do espetáculo, da excitação, da velocidade, do desafio, da paixão”, disse Vettel numa conferência de imprensa. “Se alguma coisa, temos tantas pessoas inteligentes e poder da engenharia que poderíamos encontrar soluções. Quanto aos regulamentos atuais, penso que são muito excitantes, o motor é super eficiente, mas é inútil. Então, pode argumentar-se, qual é a relevância? Penso que há certas coisas de que as pessoas estão a falar para o futuro do desporto em termos de regulamentos, que poderiam ser mudanças mais relevantes. E sinto que essas mudanças estão a chegar, o que é bom para a Fórmula 1, além de vital. Se essas mudanças não vierem, penso que a Fórmula 1 desaparecerá. E provavelmente com razão. Estamos numa fase em que sabemos que cometemos erros e não temos tempo para os continuar a cometer. Não sou especialista em combustíveis, mas sou mais adepto dos combustíveis sintéticos do que dos biocombustíveis. Com eles, é óbvio que é necessário obter o seu carbono de algum lado e penso que pode haver aí alguns problemas ou complicações”, explicou ele. “Penso que é definitivamente correcto que a Fórmula 1 procure uma forma de encontrar combustíveis renováveis ou uma fórmula para combustíveis sintéticos. Sinto que poderíamos usar os nossos recursos, refiro-me à inteligência que a Fórmula 1 tem, os recursos, as instalações e também o dinheiro que a Fórmula 1 tem para gastar”. Finalmente, quando lhe perguntaram se havia um conflito entre o seu pensamento ambiental e ser um piloto de F1, Vettel respondeu: “Claro, e penso que é válido porque a Fórmula 1 não é verde”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

9 comentários

  1. Frenando_Afondo™

    12 Outubro, 2021 at 20:05

    Muito bem! Disse tudo. Que grande Gentlemanda F1 que este rapaz é. E sem indirectas na imprensa e choradinhos de coitadinho ou sobre supostas nacionalidades que são beneficiadas.

    E ainda por cima consegue fazer dois pódios em P2 com um monolugar bem inferior. Grande.

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      13 Outubro, 2021 at 8:11

      Infelizmente acabas por prestar um mau serviço a Vettel e á importante mensagem que ele quis passar!
      Essa tua obsessão infantil de quereres mandar indirectas ao Alonso por tudo e por nada, acaba por minimizar o que Vettel disse, e que tu nem prestaste atenção.
      Mas também, a inteligência nunca foi o teu forte…

      Cumprimentos

  2. ...

    12 Outubro, 2021 at 20:44

    São declarações destas que me fazem gostar do Vettel 2021. A hipocrisia e falta de moral de quem manda na F1 com a treta do “we race as one” é chocante! Era suposto correr na China, temos GP’s na Rússia e na Arábia Saudita, houve ainda a questão da t-shirt LGBT do SV na Hungria. As palavras do alemão deviam ter um eco bem maior!

  3. Pedro Coelho

    12 Outubro, 2021 at 21:14

    100% correto.
    Voltando ao primeiro parágrafo, se a F1 se “ajoelhase” pelos “human rights ‘ a época tinha 15 GPs

  4. anotheruser

    12 Outubro, 2021 at 22:04

    Ainda haverá jornalistas e jornais a lembrar-se do Khashoggi…

    … espero eu.

  5. RedDevil

    12 Outubro, 2021 at 23:34

    Já enjoa…
    Gosto de F1 para ver F1… se for para propaganda política… não, obrigado…
    Além disso… não diz “coisa com coisa”…
    Estes “fans” do ambiente têm vindo com o slogan do carbono (e é verdade que os carros eléctricos, durante o seu ciclo de vida, emitem menos carbono que os carros com motores térmicos) mas esquecem completamente que a emissão de poluente tóxicos para o meio ambiente é mais elevada nos EV’s…
    Criaram o mito do Carbono (na realidade é CO2, o qual é regenerado de forma rápida e limpa pela própria Natureza) e quando derem por sí, o planeta vai estar contaminado de resíduos tóxicos criados pelas soluções encontradas para reduzir o carbono… as baterias são um “cancro” ambiental…

  6. NOTEAM1 NOTEAM1

    13 Outubro, 2021 at 13:04

    Muito bem Vettel!

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado