F1, Sebastian Vettel: “Não consigo perceber porque é que está a tentar regressar agora”
Sebastian Vettel comentou o possível regresso de Robert Kubica à Fórmula 1. O piloto polaco, muito provavelmente, será o substituto de Felipe Massa na Williams, regressando à F1 sete anos depois.
“Foi muito trágico o que lhe aconteceu. Era esperado que ele fosse campeão do mundo, mas não consigo perceber porque é que está a tentar regressar agora. Porque não fez isto antes? Para ele seria uma bonita história, mas seria mau para os jovens pilotos que também gostavam de ficar com o lugar”, comentou Vettel.
Nico Hulkenberg, da Renault, também comentou o possível regresso de Kubica: “Nos testes deu para ver que ele ainda tem ritmo. Mas ele não simulou uma primeira volta no Mónaco ou em Singapura. Espero que ele seja capaz de pilotar a alto nível, mas isto apenas conseguiremos ver no próximo ano, ele ser bem sucedido tem uma probabilidade de 50/50”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





NOTEAM
4 Dezembro, 2017 at 16:41
A maior parte ainda não entendeu que estes testes com a Renault e e Williams são já uma enorme vitória. Há tanta gente a cuspir veneno por causa deste suposto regresso do Kubica, tem sido mesmo um show de tristeza, uma falta de respeito total por alguém que está a lutar com tudo o que tem para voltar à F1, o nível é mesmo muito baixo. Seria mau para os pilotos jovens que querem o lugar? Quem? Os strolls desta vida? É mesmo necessário lembrar o Vettel do terrível acidente que teve e o tempo de recuperação que foi forçado a enfrentar enfrentar? Se calhar foi por isso que não regressou mais cedo, digo eu. Há demasiada gente a trazer um carga negativa a um momento que devia ser celebrado. Tenham vergonha!
Mcrae
4 Dezembro, 2017 at 17:29
Totalmente de acordo. Numa F1 em os jovens que entram têm que ter grandes malas de dinheiro ou ser de países com algum interesse comercial e económico.. Ao menos o Kubica se voltar (e eu espero que sim) é devido ao seu talento e a uma força vontade e de superação enormes. Nem que seja apenas por um ano, espero que consiga o lugar e que consiga ser competitivo.
NOTEAM
4 Dezembro, 2017 at 18:07
Mesmo que não o consiga, pelo menos tentou, teve a coragem para o fazer. Devia estar a ser apoiado e não precisa destas nuvens negras à sua volta constantemente a lembrar que está fisicamente limitado, o próprio já o admitiu por diversas vezes.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
4 Dezembro, 2017 at 17:37
Não consigo perceber é o porquê destas declarações do Vettel.
Foi um acidente que aconteceu, teve o seu tempo de recuperação e agora o piloto sente que tem condições para poder voltar a tentar…será assim tão difícil para Vettel entender?
Ou haverá aqui, mais uma vez, sacanice do piloto alemão para com um seu colega de profissão?
Se calhar é mais isso… Cumprimentos
Frenando_Afondo™
4 Dezembro, 2017 at 17:50
Ah… Porque só agora é que se sente confiante de ter ultrapassado as suas lesões…? Porque só agora é que após recuperação e testes é que lhe deram o “ok” para poder competir ao mais alto nível…?
Declarações algo estúpidas, se não regressou antes, é porque não pôde. Afinal não foi uma lesão qualquer, foi algo bastante grave e acredito que se ele pudesse, tinha regressado bem mais cedo. Mas não pôde e todos deviam ficar contentes por ele poder sequer regressar. Tem mais talento num mindinho do pé que muitos que militam agora por lá.
E acredito que o próprio Kubica, se vir que durante o campeonato (caso o faça) vir que já não consegue as mesmas performances, ele mesmo cede o lugar, é homem para isso. Por isso qualquer jovem que tenha de esperar pelo lugar dele, vai ter de respeitar a decisão da “Willimas”.
E quantos outros talentos ficaram na “sarjeta” por escolherem pilotos pagantes ou para agradar a mercados? Isso sim é que devia ser falado e criticado. E não um piloto que demonstrou ter um enorme potencial.
João Pereira
4 Dezembro, 2017 at 19:47
Quem é Hulkenberg para caldular as probabilidades de sucesso de Kubica em 50/50? Provavelmente deve estar a basear-se nas suas probabilidades de sucesso, apesar de ter estado sempre activo. Será cíúme? Ok, Hulk começou a sua carreira na Williams, e foi aí que teve a sua única PP, em condições muito especiais, já que a Williams sacrificou a corrida, para o mandar para a pista com o mínimo de gasolina, sabendo que ele teria que iniciar a corrida com o que restasse no depósito e teria de reabastecer logo nas primeiras voltas, o que não era uma táctica de corrida, mas uma táctica de fazer falar da equipa.
Vettel sabe que se Kubica não tivesse tido aquele enorme azar, não teria sido 4 vezes campeão (nem Hamilton), e provavelmente seria kubica a estar como 1º piloto na Ferrari, ou na Mercedes, e a ser ele neste momento 4 vezes campeão, e a fazer o que Vettel ainda não fez, porque já teria lá feito aquilo que ele, Vettel não sabe fazer, que é liderar uma equipa a sério.
A Williams sabe que Kubica será o melhor líder de equipa que pode ter (e estou a incluir todos os pilotos retirados desde que ele se retirou da F1), mesmo que não seja o piloto mais veloz, mas mentalmente e profissionalmente não há melhor, e pragmático como ele é, acredito que se ele neste momento ainda diz que é capaz, é porque é, e se não for, será ele a tirar o capacete e as luvas antes do Mónaco, ou muito antes de Singapura (Hulk pode estar descansado).
No fundo, o que estes pilotos não percebem, é como Kubica vai consegue fazer o que está a fazer neste momento, que é querer e provavelmente entrar e correr num F1… com uns t*mates daquele tamanho.
Gostava de ouvir o Rosberg a comparar-se ou apenas a emitir uma opinião, mas todos sabemos que isso nunca irá acontecer, primeiro porque Rosberg não encontra coquilha medida S, e Kubica não encontra XXXL, em segundo porque Rosberg é o manager que está a gerir o regresso de Kubica à F1, e está mais preocupado com os seus 10, 15 ou 20%.
Para terminar, saúdo desde já todos os que vão pretender ripostar no que toca á minha sugestão sobre a única pole de Hulkenberg, argumentando que a Williams está agora a fazer uma jogada muito maior com Kubica, mas a esses, neste momento, respondo apenas: vamos dar tempo ao tempo, e falamos o mais tardar depois do GP do Azerbeijão. Se as coisas não correrem como correram pelo menos como correram ao nível do Massa este ano, e o Kubica não tiver evoluído, então será ele ou eu a dar a mão à palmatória (isto se houver contrato). Há que considerar também, que a Liberty já deve estar também a contabilizar o que já está a facturar neste momento só com a tinta que está a correr (e eu gastei agora bastante).
so23101706
5 Dezembro, 2017 at 11:57
Não compreendo qual é o mal de se suscitar reservas quanto à condição do Kubica. O regresso do Kubica será um sonho tornado realidade, mas alguém viu uma fotografia que o RodríguezBRM publicou aqui nos comentários aquando dos testes no Hungaroring, em que era visível o estado em que o braço direito do Robert ficou? Eu vi. Além de chocado e condoído, fiquei com dúvidas quanto ao seu desempenho na F1, as quais coincidem com as reservas que o Nico Hülkenberg formulou. Junte-se a isto tempos nos testes que não impressionaram ninguém, e as dúvidas terão ainda maior razão de ser.
O Sebastian Vettel tem razão em alguns pontos, embora não tenha sido especialmente feliz na forma como se exprimiu. Não podemos esquecer que o Robert voltou aos ralis em Setembro de 2012 e só não o fez antes porque em Janeiro desse ano tinha partido uma perna. Penso que pilotar um carro de ralis é duro e exigente e requer boa forma física, pelo que é natural que se pergunte por que não tentou regressar à F1 antes. É que agora o Robert tem 32 anos – completará 33 na Quinta-feira, dia 7 – e já não é nenhum jovem. Para o futuro da modalidade, seria porventura mais importante ver chegar, por exemplo, um Joel Eriksson ou um Ferdinand Habsburg do que um piloto que terá três ou quatro anos de carreira pela frente – quando muito. Não tenho grandes dúvidas que o Kubica vai voltar, e vai ser uma grande realização pessoal, como referiu o no-team, mas saber se terá êxito é outra questão.
Sei que alguns vão ler este comentário e pensar que estou a atacar o Kubica (ou a defender o Vettel), mas não é nada disso. O regresso do Kubica é admirável a todos os títulos, mas é natural que suscite dúvidas. O que me parece é que, se tivesse sido outro piloto a exprimir estas dúvidas, os comentários que li aqui seriam diferentes. Notei que as reservas do Hülkenberg não mereceram grandes reparos, o que é significativo.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
5 Dezembro, 2017 at 17:16
Com um texto menos maçador que esse, você devia era de explicar se no comentário que fez no outro dia estava a insinuar que o AS inventou uma noticia ou não.
Se você tivesse alguma honestidade intelectual devia de esclarecer isso, pois a sua acusação foi de muito baixo nível.
Mas como já todos estamos habituados a vê-lo a fugir…
Cumpr(i)mentos
Miguel Costa
5 Dezembro, 2017 at 14:13
Tem toda a legitimidade em tentar regressar a uma modalidade a que poderia ter dado muito mais se não fosse o azar que teve, as declarações do Vettel podem nem ter o sentido que aqui aparecem, já sabemos como são os nossos “Tradutores Tonys Carreiras”. O que seria se o Hakkinen não tivesse essa legitimidade também? A força de vontade do Zanardi? Espero, como admirador do polaco que se dê bem, mas é uma incógnita e até concordo com a percentagem que o Hulkenberg refere, 50/50.
Pity
5 Dezembro, 2017 at 17:28
Como já escrevi em tempos, não pertenço ao “clube de fãs” do Kubica, talvez porque ele não teve tempo de me convencer. Há pilotos que eu levo mais tempo a reconhecer o seu valor, do que outros, mas… respeito Kubica pela sua coragem e determinação. Ninguém sabe se ele vai ter êxito no seu regresso (se se concretizar), mas, pelo menos, tenta.
É por isso que eu não gostei das declarações do Vettel. Como colega de profissão, o polaco deveria merecer-lhe mais respeito. Afinal, um acidente grave pode acontecer a qualquer um.
Quanto ao Hulkenberg, foi mais “soft” nas suas declarações, que até têm o seu quê de objectivas