F1: Que proteção de cockpit a adotar?

Por a 4 Maio 2016 12:47

Halo e Aeroscreen. Para já são as duas propostas sugeridas para se aumentar a proteção no cockpit dos monolugares de Fórmula 1. A primeira da autoria da Mercedes, a segunda da Red Bull. Independentemente do caminho a seguir, facto é que a FIA confirmou que o dia 1 de julho é a data limite para uma tomada de decisão sobre o rumo que o Campeonato do Mundo de Fóirmula 1 irá seguir em 2017.

Halo

Da parte do diretor técnico da FIA, Charlie Whiting, a preferência não é ‘escondida’, apesar de ainda existirem detalhes a acertar: “Em julho esperamos que a Red Bull tenha – e estão otimistas de que o podem ter – algum revestimento anti-reflexo para a parte interior. Entendemos que poderá gerar dificuldades em alguns sítios onde existam prédios altos, árvores, sol baixo e esse tipo de efeitos, como no Mónaco ou em Monza. Também irá existir um revestimento do lado de fora para repelir a chuva e evitar que algo ali possa ficar colado.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
7 anos atrás

O chinelo NÂÂÂÂO! O Vettel até parece que está vesgo!
Mal por mal, antes o pára-brisas à anos 60/70, embora pudesse ser melhorado esteticamente para se integrar melhor na silhueta do carro, um pouco mais inclinado talvez.
Na minha humilde opinião, o regulamento deveria incidir apenas sobre o aro e a sua fixação, deixando livre a inclinação do pára-brisas, para que os engenheiros possam explorar a componente aerodinâmica e quem sabe estética, desde que validado em crash-test obviamente.

MVM
MVM
7 anos atrás

Duas pequenas achegas: 1 – Encontrei este artigo de opinião de Jonathan Noble, que subscrevo por inteiro: http://www.motorsport.com/f1/news/opinion-f1-s-danger-doom-mongers-are-wrong-733333/ 2 – Charlie Whiting veio acrescentar um requisito que pode não jogar a favor do Aeroscreen, o que significa que não estará tão entusiástico como este artigo do AS deixa parecer. Segundo ele, a protecção tem de ser acessível, para que seja introduzido também nas fórmulas secundárias. O Halo, neste aspecto, pode ser mais simples e barato de implementar. O que seria uma pena, porque o Aeroscreen é de longe a solução preferível, nem que seja apenas pela estética. E, quem sabe,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MVM
7 anos atrás

Gostei do tal artigo e também do comentário daquele que via F1 desde 57. Uma das razões geralmente apontadas é que “os fórmulas são abertos”, “qualquer solução desvirtua os F1″, os F1 sempre foram assim, ou assado”, percebe a ideia. Pois bem, confesso que também me custa a engolir a ideia de os fórmulas virem a ser fechados, total ou parcialmente, mas não embarco no “sempre foram assim”. Através dos anos os carros evoluíram muito. O F1 de hoje não tem NADA que se compare ao primeiro fórmula. O que diriam os adeptos de 1950 quando surgiram as primeiras asas?… Ler mais »

can-am
can-am
7 anos atrás

Nenhuma delas. Ninguém pode olhar para isso e não vomitar! A F1 reage por impulsos. Morreu o Bianchi e o J Wilson, que nem sequer foi numa corrida de F1, e toca de mudar por mudar estes carritos que já de si são desagradáveis à vista. Então antigamente de cada vez que um piloto morria mudavam-se os regulamentos dos carros. Insane ! A menos que os mandantes da chamada FIA queiram acabar com a F1 …DE VEZ! Acidentes em corridas de automóveis continuará SEMPRE a haver, agora menos que no passado como é óbvio, e quem pensa o contrário… faça… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  can-am
7 anos atrás

Por favor leia o artigo de Jonathan Noble para o qual liguei no meu comentário acima. Talvez o ajude a ver certos aspectos que poderão estar a escapar à sua apreciação.

Cariocecus
Cariocecus
7 anos atrás

Se é para fazerem merda, que fechem os monolugares por completo, há uns concepts por aí bem mais interessantes do que estas propostas já apresentadas

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado