F1: Porsche não tem planos para regresso
A Porsche confirmou que não tem planos para o regresso à Fórmula 1, colocando um ponto final na possibilidade da marca alemã poder ter um projeto para esta disciplina.
Segundo o vice-presidente para o automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach, a marca encerrou definitivamente qualquer possibilidade de envolvimento na Fórmula 1.
Existiu um período de considerável interesse e negociação por parte da Porsche, particularmente com a Red Bull Racing. Em 2022, a Porsche estava em conversações avançadas para entrar na F1 através de uma parceria com a Red Bull, podendo comprar 50% da equipa austríaca e da sua nova divisão de unidades motrizes. No entanto, estas negociações acabaram por fracassar em setembro desse ano, levando a Red Bull a optar pela parceria técnica com a Ford, alguns meses depois.
Na altura, a Porsche continuou a afirmar que a Fórmula 1 seria atrativa, deixando a porta aberta para um potencial envolvimento futuro, especialmente com os regulamentos de 2026, que foram projetados para serem mais inclusivos e atraentes para novos fabricantes e que tiveram em conta o interesse de Audi e da Porsche.
Laudenbach admitiu ao Motorsport.com que os atuais projetos da Porsche no automobilismo são “perfeitos”, explicando que a F1 “está fora de questão”, não estando a marca a gastar “qualquer energia nisso”.
O responsável acrescentou que a Porsche está apenas concentrada no presente cenário. “Estamos bem ocupados e extremamente satisfeitos com o que fazemos”, disse Laudenbach. “Estamos envolvidos fornecer os clientes, desde track days, GT4, troféus monomarca até às corridas profissionais de GT. Além disso, estamos a correr nas duas mais importantes competições de resistência – o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) e o SportsCar Championship do IMSA – com o nosso parceiro Penske.” Ao mesmo tempo, e uma vez que a eletrificação “é muito importante” para a Porsche, a marca está envolvida no Campeonato do Mundo de Fórmula E, “que é a única série totalmente elétrica a um nível elevado”, explicou o responsável.
As recentes declarações de Laudenbach deixaram claro que a Porsche encerrou decisivamente o capítulo de qualquer potencial envolvimento na Fórmula 1, ao mesmo tempo que afastou o cenário de possível presença da marca na IndyCar Series.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A Porsche sempre foi protótipos. O 917, nas suas diversas versões, o carro de competição mais mediatizado de todos os tempos,é o seu símbolos maior. Nos monolugares nunca tiveram grande êxito ou empenho. Ganharam um GP nos anos 60 e sairam pela porta pequena. O motor que realizaram para a TAG e que veio a equipar os Mclaren de 83 a 87, foi o seu maior êxito.( mas não foi um motor Porsche no sentido estrito). Para a Indy usense fizeram um carro/ motor que nunca foi competitivo. Fizeram o motor dos Arrows F1 dos anos 80/90 , mas falharam.… Ler mais »