F1: Pneus dão muitas dores de cabeça

Por a 15 Maio 2019 14:05

A gestão de pneus é considerada por muito na F1 uma espécie de magia negra, que nem todos entendem.

Os pneus são uma das partes mais importantes do carro e o seu funcionamento óptimo é essencial a uma boa performance. Este ano a Pirelli trouxe pneus com piso mais fino para evitar a formação de bolhas que diminuem drasticamente a aderência e colocam em causa a segurança.

Mas esta mudança trouxe novos desafios às equipas que têm tido dificuldades em entender os novos pneus. A Haas tem sido muito falada por causa disso mas outras equipas têm sentido dificuldades.

Max Verstappen admitiu que apenas a Mercedes conseguiu entender estes novos pneus e Mattia Binotto admitiu as dificuldades que a Scuderia tem tido em tirar o máximo proveito das borrachas:

“Os pneus são difíceis de gerir, é verdade. Os pneus são um factor importante de desempenho do carro e, portanto, a gestão e a optimização são fundamentais para o desempenho geral. Os pneus deste ano têm um comportamento diferente em relação ao ano passado. Devo dizer que, do ponto de vista da Pirelli, eles atingiram os objectivos definidos, pois os pneus não têm feito bolhas. Mas entender, resolver e optimizar o desempenho faz parte do nosso trabalho e posso dizer que certamente não é algo óbvio, nem uma tarefa fácil.”

“Este fim de semana tivemos várias situações. A temperatura da pista foi bastante diferente da manhã de sábado até a tarde de domingo e isso é parte dos dados que precisamos analisar para entender o comportamento de nosso carro”.

Binotto acredita que a Ferrari poderá resolver de forma rápida as fraquezas do seu monolugar e que o foco não é a velocidade da resolução mas sim a forma de implementar as soluções necessárias:

“As limitações que tivemos já estavam presentes nas primeiras corridas da temporada. Eu acho que o fim de semana exacerbou isso, e as fraquezas foram fáceis de ver e óbvias. Quanto tempo vai demorar para resolver? Acho que é mais importante entendermos como lidar com os problemas. Depois disso, tenho certeza de que podemos fazer isso rapidamente “.

9
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas F1
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.