F1: O plano da Red Bull para o arranque da nova era
Falta pouco para vermos os novos carros de F1 em pista e os rumores sobre o potencial dos novos carros e os planos das equipas vão se multiplicando. Os últimos relatos apontam que a Red Bull, ao contrário do que poderá ser feito com outras equipas (com várias versões do novo monolugar), vai levar um carro já muito perto da sua forma definitiva para os testes.
O RB22, que fará a sua estreia em pista no final do mês durante os testes privados de inverno em Barcelona, deverá ser uma versão aerodinâmica já bastante próxima da definitiva, segundo avança o racingnews365.nl. A prioridade será verificar o funcionamento dos sistemas eletrónicos da unidade motriz, bem como os automatismos da aerodinâmica ativa e da gestão da energia da bateria.
Nos testes seguintes, no Bahrein, a introdução de novas peças será limitada. No entanto, esta estratégia não reflete um menor investimento no desenvolvimento. Pelo contrário, o conceito aerodinâmico inicial do RB22 servirá como referência para futuras atualizações, que deverão ser implementadas de forma acelerada na primeira metade da época, seguindo um plano definido há vários meses.

Foco na aerodinâmica, para colmatar fragilidades do motor
Se a revolução na liderança da Red Bull é clara, na área técnica é também evidente. A equipa prepara a entrada em serviço do novo túnel de vento, que ainda não está concluído (entrega prevista em 2027) e tem reforçado os seus quadros com engenheiros de performance. A ideia é simples e já foi feita com sucesso no passado na Red Bull… se a unidade motriz não for forte o suficiente, a aerodinâmica deverá compensar esse facto.
É, no fundo, repetir a receita do início da era híbrida quando a parceira Red Bull/ Renault vivia os seus últimos dias. A equipa fez tudo para compensar a falta de potência e conseguiu pontualmente bater a Mercedes.
A gestão da energia elétrica e da aerodinâmica ativa representam um desafio significativo para todos os construtores, e a equipa procura obter vantagem competitiva nesta fase de adaptação. Assim, ao contrário da ideia de que a Fórmula 1 de 2026 será dominada apenas pelo desempenho dos motores, a Red Bull aposta que a eficiência aerodinâmica e a inovação técnica poderão ser igualmente determinantes, mantendo a tradição de soluções próprias e originais em Milton Keynes.
Foto capa: Redes sociais Red Bull
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






