F1: Novos regulamentos parecem favorecer a Red Bull

Por a 15 Março 2021 13:05

A Red Bull sempre se diferenciou das outras equipas por usar um conceito aerodinâmico que leva o carro a ter uma traseira mais elevada. Se no ano passado esse truque não rendeu, este ano parece estar a funcionar.

A ideia por trás do chamado “high rake”, ou traseira elevada, é fazer do fundo plano um difusor “gigante”, aumentando a velocidade a que o ar circula por baixo do carro e assim criando mais apoio aerodinâmico. Apesar de ser a equipa com mais experiência neste tipo de conceito, a Red Bull não conseguiu que funcionasse em 2019 e 2020, com o carro a ter uma traseira muito instável. Este ano a Red Bull parece ter uma traseira muito mais estável, ao contrário da Mercedes, que segue uma filosofia muito diferente. No ano passado o W11 parecia “colado” ao chão e este ano o W12 parece sofrer de instabilidade no eixo traseiro.

“Será interessante ver como Sergio Perez se aguenta contra Max Verstappen no RB16B. É um carro concebido à volta do Verstappen, mas Perez está a lidar bem com ele ”, disse o perito técnico Sam Collins àF1TV. “Para além do bom desempenho do mexicano, o próprio RB16B também se destaca. No ano passado, olhámos para o Red Bull em Barcelona, e pensámos ´que carro terrível para se conduzir´. Ainda penso que a Red Bull teve um problema aerodinâmico na traseira no ano passado, que não pôde ser resolvido. Agora há novas regras, e parecem ter resolvido esse problema. O carro está agora completamente estável, e todas as vantagens do ano passado começam subitamente a funcionar. A Mercedes não revelou o que está a fazer com a traseira, mas estão definitivamente a tentar novas soluções com a suspensão na traseira do carro” .

Will Buxton da F1TV, completou o raciocínio. “O novo regulamento pode muito bem funcionar a favor das equipas com a traseira elevada, porque se pode usar para recuperar o apoio aerodinâmico perdido. A Mercedes tem agora uma traseira instável pelo que agora também estão a tentar o conceito de traseira elevada. É um carro rápido, mas os pilotos não têm qualquer confiança nele. Na verdade, a Mercedes está agora na mesma situação que a Red Bull em 2020”, concluiu Buxton.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kampux
Kampux
3 anos atrás

Pelo o que vimos nestes testes e do relato de quem lá esteve, parece que a traseira do RB comporta-se bastante bem, ao contrário do Mercedes que ano passado não mexia e está parece que está muito instável. Tendo em conta a alteração do regulamento será que a vantagem da Mercedes estavam nas áreas onde houve alterações? Difusor e fundo plano? Quem não se recorda daquele difusor mágico em 2009? São perguntas lançadas para o ar sem nexo nenhum, mas é estranho o Mercedes ficar tão instável de traseira num ano que o monolugar é praticamente o mesmo, exceto as… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kampux
3 anos atrás

Pode estar relacionado com o conceito aerodinâmico de cada um. Carros com um “rake” maior (como a RB) sempre criaram mais downforce na secção traseira do monolugar (porque permitem um maior volume de ar por baixo do carro, criando uma baixa-pressão maior e logo mais downforce. Mas tem o problema de criar mais arrasto aerodinâmico. Assim que é um bom conceito para ter mais aderência nas curvas, mas perde-se velocidade em recta. A RB aprendeu a viver com este conceito, em que tinha de conseguir “fechar” as laterais do monolugar de maneiras diferentes, duvido que aqueleas aletas e frinchas nas… Ler mais »

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

F1: NOVOS REGULAMENTOS PARECEM FAVORECER A RED BULLOdeio este tipo de títulos, porque quanto a mim, os regulamentos só favorecem alguém quando a FIA permite que sejam contornados, porque até aí, são iguais para todos. Neste momento, parece que Christian Albers está com azia, por ter comentado que Newey está acabado. O que acontece, é que mais uma vez fez um excelente trabalho a dirigir a sua equipa de projecto, ao mesmo tempo, que a HONDA parece finalmente em condições de ainda aproveitar o seu ENORME investimento desde 2013. Gostava que Hamilton ganhasse o 8º só porque acho que dos… Ler mais »

kmsdigitais
kmsdigitais
3 anos atrás

Titulo ridículo. O que a Red Bull, e mais um vez fez, foi entender e aplicar da melhor maneira em prática os regulamentos. As outras equipas ainda estão somente a estudar o que são e como funciona os novos regulamentos. Agora dizer que parece que apareceram para favorecer um equipa é no mínimo anedótico. Ou pelo menos diziam que novos regulamentos parece que nao vai ainda favorecer um certa equipa, já habituada de as vezes ser levado ao colinho…e que ate leva castigo em segredo!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado