F1: Novo carro não será uma “revolução” apesar de mudar “95% dos componentes”, diz Vasseur | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1: Novo carro não será uma “revolução” apesar de mudar “95% dos componentes”, diz Vasseur

Pedro André Mendes by Pedro André Mendes
17 Dezembro, 2023
in Autosport Exclusivo, F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA


Share on FacebookShare on Twitter

Ainda antes de começar a temporada de 2023, a Ferrari identificou as áreas que tinham sido alvo de muita atenção no monolugar comparativamente ao carro do ano anterior. A equipa italiana trabalhou na fiabilidade do seu potente motor ao mesmo tempo que a aerodinâmica foi repensada. Enrico Cardile, diretor técnico da Ferrari, referiu em fevereiro passado que a equipa conseguiu encontrar mais ‘downforce’ com design do SF-23, que era mais radical do que o antecessor. No entanto, como sabemos agora, a temporada começou mal para a equipa de Maranello e apesar de terem vencido em Singapura, o carro do próximo ano tem de ser muito diferente e mostrar mais ritmo competitivo. Confirmado por Frédéric Vasseur está que a equipa vai alterar “95% dos componentes” no seu novo carro. Ainda assim, o responsável da Scuderia não quer sugerir que se trata de uma revolução, uma mudança de conceito ou filosofia. 

À entrada da segunda metade da temporada, o mesmo Cardile prometeu que o carro da equipa para 2024 seria “um carro totalmente novo”, uma vez que os italianos decidiram começar do zero com o atual regulamento técnico, afirmando em agosto, que “o nosso principal ponto fraco está nas características aerodinâmicas”. Cardille sublinhou ainda que “tem sido bastante claro – desde os testes de pré-época no Bahrein – que não estávamos ao nível que esperávamos, a nossa fragilidade vem daí. Por isso, toda a atenção e todo o esforço têm sido concentrados em melhorar as características aerodinâmicas do carro”. 

Tendo sido dado como uma das figuras de proa da Ferrari que podia deixar a equipa depois de uma entrada com o “pé esquerdo”, Enrico Cardile já tinha sublinhado em fevereiro que o “carro de 2023 é uma evolução do que usamos no ano passado, mas na realidade, foi completamente redesenhado”. Muito parecido com algo que disse Vasseur no evento em Maranello, onde confirmou a data de lançamento do próximo monolugar. Espera-se que as alterações às limitações do carro de 2023 resultem num design marcadamente diferente para o próximo ano, embora Vasseur não queira falar de revolução. ”Temos os mesmos regulamentos há três anos seguidos, não se pode mudar muito a situação. Mais uma vez, [o que tentamos melhorar] são décimos de segundo, o que significa que estamos à procura de 0,1 ou 0,2 por cento de desempenho. De certeza que temos de dar um passo e não subestimo esse passo. Estamos a mudar 95% dos componentes do carro, talvez se possa considerar que é uma revolução, não sei se será”. 

Artigos relacionados

GP Bahrein F1, Q2: Alonso eliminado, Red Bulls escapam à eliminação por pouco

F1: Pirelli afirma que tempo para o regresso ao Bahrein esgotou-se

15 Julho, 2026

F1: McLaren trabalha para alargar janela operacional do MCL40

14 Julho, 2026

Cabe à Ferrari e à Mercedes, que têm todos os anos o objetivo de discutir o título mundial – McLaren e agora a Aston Martin estão no lote das equipas da frente, mas parece ser ainda precoce apontar a tal objetivo – fazer um bom trabalho durante o inverno para desenvolverem e produzirem carros que possam competir com a Red Bull, tentando quebrar o ciclo vitorioso dos austríacos. “A expectativa é que estejamos concentrados em nós próprios, estamos a dar um bom passo em frente, mas no final é sempre uma questão de comparação. Podemos melhorar 100 vezes, mas se os outros melhorarem 120 vezes vamos parecer estúpidos, se eles melhorarem 80 vezes vamos parecer mega-heróis”, afirmou Vasseur, acrescentando que o “mais importante é continuar a insistir, continuar a desenvolver, ter os pilotos no projeto e estarem totalmente envolvidos no desenvolvimento. Até agora, estamos a ir na direção correta”.
Carlos Sainz, que experimentou a versão de simulador daquele que será o carro de 2024, afirma que este se parece muito diferente do seu antecessor. 

A Ferrari criou algumas expectativas à entrada de 2023 que não foram correspondidas em pista. O monolugar herdou alguns dos problemas do carro de 2022 e a equipa não foi capaz de os resolver com a época a decorrer e apesar de haver uma dose de confiança no projeto de 2024, mantém-se a prudência em Maranello, havendo a necessidade de perceber em pista, nos testes do Bahrein, se o monolugar da próxima temporada realmente faz a diferença.

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA

Tags: F1FerrariFórmula 1
Pedro André Mendes

Pedro André Mendes

Artigos relacionados

GP Bahrein F1, Q2: Alonso eliminado, Red Bulls escapam à eliminação por pouco
FÓRMULA 1

F1: Pirelli afirma que tempo para o regresso ao Bahrein esgotou-se

by Fábio Mendes
15 Julho, 2026
FÓRMULA 1

F1: McLaren trabalha para alargar janela operacional do MCL40

by Fábio Mendes
14 Julho, 2026
Next Post
Os simuladores de F1 são desenhados com lasers

Os simuladores de F1 são desenhados com lasers

Audi anuncia a entrada na Fórmula 1 em 2026

F1: “Plano está a ser cumprido”, confirma novo diretor executivo da Audi

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

F1: McLaren trabalha para alargar janela operacional do MCL40

14 Julho, 2026
Vila Real, CPV: Batina Racing soma pontos importantes

Vila Real, CPV: Batina Racing soma pontos importantes

14 Julho, 2026
F1, Grande Prémio de Portugal: Próximo, mas ainda não confirmado

Ni Amorim: “Itália é, neste momento, uma opção mais forte para receber quer o WEC, quer a F1”

14 Julho, 2026

F1: James Vowles admite desilusão com as atualizações

14 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright