F1: Segundo a imprensa italiana podem surgir mais saídas na Ferrari

Por a 12 Março 2023 11:52

A frustração parece ter tomado conta da Ferrari depois de apenas uma corrida da corrente temporada. Os problemas não são exclusivos deste ano, como sabemos, e a “lua de mel” que se viveu nos primeiros tempos da liderança de Frédéric Vasseur parece ter terminado. Segundo a imprensa italiana, Charles Leclerc é um dos mais inconformados e pediu mesmo um encontro com o Presidente da Ferrari, John Elkann para lhe dar conta da sua insatisfação pelo rumo que a equipa tem tomado. Além disso, em Itália fala-se na possibilidade da saída de mais funcionários de topo da estrutura em resultado de uma certa tensão entre Vasseur e o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna.

Segundo o que avança hoje o La Gazzetta dello Sport, além do clima tenso em Maranello, Leclerc terá tido um encontro com John Elkann para lhe dar conta da sua inquietação após mais uma desistência por uma questão técnica no monolugar e uma corrida onde ficou à vista as debilidades do SF-23, principalmente o desgaste dos pneus. A publicação salienta que alguns funcionários da equipa italiana estão a sondar o mercado e a procurar alternativas à sua estrutura atual, como fez David Sanchez recentemente.

Já o Corriere della Sera fala de uma tensão óbvia entre o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna e o chefe de equipa Frédéric Vasseur por este último ter mantido os engenheiros continuarem o trabalho que vinha a fazer desde o ano passado para a presente temporada, sem alterar de forma profunda a cúpula de funcionários que vinha da liderança de Mattia Binotto. Vigna pediu mais ação a Vasseur, segundo o órgão de comunicação social de Milão. A mesma fonte avança que a saída de Sanchez deixou um vazio na equipas e que outros funcionários de topo, como Enrico Cardile, que assumiu o cargo de diretor técnico, e Laurent Mekies, diretor desportivo, podem estar de saída. O primeiro termina contrato este ano e pode não ser renovado. Se uns estão de saída, o Corriere della Sera coloca como hipótese o regresso de outros, como o atual diretor técnico da Haas, Simone Resta.

Vasseur tem por isso, uma tarefa complicada pela frente, tanto dentro de pista como fora dela, nos corredores da fábrica em Maranello.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
1 ano atrás

Abandonem F1 durante uns tempos e tudo mudará…. Para, todos

Last edited 1 ano atrás by simiao jms
garantia4
garantia4
Reply to  2020
1 ano atrás

E depois os 38% do bolo, como era (para os actuais titulares accionistas , entenda-se) ?

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Isto parece um pesadelo! Pensei que, com a chegada do Frédéric Vasseur, a casa ia ficar mais ordenada, mas, a serem verdadeiros estes rumores, é precisamente o contrário que está a acontecer. Esta é (mais) uma época perdida para a Ferrari, com um carro mais lento e, aparentemente, ainda menos fiável do que o do ano passado, ao que se junta uma debandada de pessoal. O caos está a tornar-se na normalidade na Ferrari. Talvez um dia descubram que o problema não está nos pilotos, nem nos técnicos, mas nas chefias. Ao mais alto nível.

kanSan27
kanSan27
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Há várias decadas que o problema da Ferrari é pilotico ao que acresce, determinados égos. Nas últimas décadas somente Jean Todd, conseguiu por ordem na casa! Mas Jean Todd à só um…

2020
2020
Reply to  kanSan27
1 ano atrás

Venha…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

O Vasseur só entrou em Dezembro!!
A única coisa que realmente se pode fazer em tão pouco tempo é mudar o estado anímico. Só consegues substituir pessoas se há erros monumentais e se, é só se, tens os potenciais substitutos preparados.
Em estruturas grandes e políticas é muito difícil que essas mudanças sejam rápidas. Só se houver um modelo revolucionário de gestão.

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
1 ano atrás

Não é para o bota abaixo, e que esteja errado, mas, . estrutura grande e política? Como assim ? E o que é um modelo revolucionário de gestão? Comprar quase tudo a terceiros e meter o carro na pista e sem a maçada dos testes nem ter que projectar e desenvolver P.U. ( a 4 mãos com a fia) ? Pois só entrou em Dezembro ( Quer dizer, em rigor até foi no dia 9 de Janeiro), mas nada se fala- e logo esta imprensa que nos vai embalando…- que o ” General Manager” Vassoura é de facto e de… Ler mais »

alexis
alexis
1 ano atrás

Que saudades do Maurizio Arrivabene…

garantia4
garantia4
Reply to  alexis
1 ano atrás

Atento, vai estar agora com o seu afilhado Kimi no Circuito das Américas. Enquanto isso, continuamos à espera do Robin para a Ferrari voltar a ganhar campeonatos.

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Não estou minimamente surpreendido ou preocupado com essas saídas… antes pelo contrário… mas alguns “ferraristas” não podem dizer o mesmo…
Vasseur precisa de um tempo para conhecer a casa e depois fazer as alterações que ache necessárias, não pode começar a substituir pessoas sem saber o que é que está mal…
Se queriam uma remodelação com “entrada a pés-juntos”… deviam ter promovido alguém que já conhecesse a casa…

garantia4
garantia4
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

O objectivo é liquidar os “lacaios” do Binotto, o responsável máximo pela situação actual, e dos últimos anos ( entre outros,, o “Ministro dos Negócios Estrangeiros”, Gino Rosato, ou o Giacobazzi, o filho do patrocinador do Gilles). Muito bem. Agora pergunta-se: qual era a necessidade de levar o nº1 da aerodinâmica ao Bahrain, incluindo os testes, para logo a seguir acompanhá-lo até à porta ?
P.S. Não eras tu que também há 3 anos (?) escrevia tipo a Ferrari agora que é, sem o vettel já podem respirar?

Last edited 1 ano atrás by jo baue
RedDevil
RedDevil
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Não… sempre disse que era Vettel e Binotto… e também referi várias vezes o Mekies e o Rueda…
A única diferença entre ambos é que em 2019, Vettel mostrou que estava a mais na equipa e Binotto ainda estava a receber o “benefício da dúvida” por ser o 1º ano… mas tinha dúvidas sobre o Binotto desde a primeira corrida que ele fez como chefe de equipa (Austrália 2019)…na qual se saíu com o famoso “conceito errado”…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado