F1: Novas ideias vão ser discutidas para melhorar as corridas

Por a 2 Novembro 2025 10:21

Como melhorar as corridas de F1? Uma questão que surge sempre que os níveis de emoção em pista baixam um pouco. As queixas relativas à falta de imprevisibilidade têm surgido com mais frequência, apontando a maior durabilidade dos pneus Pirelli como o principal fator para a menor variabilidade.

George Russell, piloto da Mercedes, descreveu a atual situação com franqueza: “A F1 é agora uma corrida até à curva 1. Não há degradação dos pneus, não há diferenças entre os carros mais rápidos.” Face a este cenário, Liberty Media, detentora da competição, procura soluções que devolvam dinamismo e incerteza às provas.

Propostas para mudanças

Durante o último Grande Prémio de Itália, surgiram propostas como a realização de corridas sprint todos os fins de semana ou a introdução de grelhas invertidas. No entanto, a ideia que mais ganhou força foi a das duas paragens obrigatórias em todas as corridas, depois de uma experiência controversa em 2025 no Grande Prémio do Mónaco. Nessa prova, a obrigatoriedade das duas passagens pelas boxes alterou profundamente a lógica tradicional da corrida, levando pilotos e equipas a “manipular” estratégias sem, contudo, melhorar o espetáculo.

Mesmo assim, a Liberty Media pretende manter e alargar a medida, que deverá ser debatida na próxima Comissão da F1, em conjunto com o novo regulamento técnico previsto para 2026. A implementação dependerá da aprovação das equipas e da FIA, mas as discussões já estão em curso.

Entre as opções estudadas, estão limitar o tempo de uso de cada jogo de pneus a 45% da corrida ou obrigar à utilização de todos os compostos disponíveis (macios, médios e duros). Outra hipótese seria permitir o uso repetido de um mesmo tipo de pneu, sem penalizações, dando mais liberdade estratégica às equipas.

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7 comentários

  1. Pity

    2 Novembro, 2025 at 10:59

    Qualquer das hipóteses descritas no último parágrafo são passíveis de discussão, inclusive uma que existe noutras competições: haver uma janela obrigatória de paragem. Esta última inviabilizaria o truque utilizado no Mónaco ou, pelo menos, dificultaria.
    Explicando melhor esta última hipótese: a paragem deveria ser feita, por exemplo, entre a 15ª e a 32ª volta. Se o piloto precisasse de trocar antes, essa troca não contaria. O mesmo se aplicaria a troca em bandeira vermelha, continuaria a ser permitida, mas sem contar para a paragem obrigatória.

  2. F1 FOR FUN

    2 Novembro, 2025 at 11:12

    Não são as paragens obrigatórias que animam as corridas, mas estratégias diferentes, deviam tirar os pneus obrigatórios e dar misturas mais macias, removendo os duros da equação. Esqueçam as corridas sprint e as corridas mais curtas, também esqueçam as sprint de grelha invertida, pois a ideia deles ainda é pior que a F2 ou F3.

  3. F1 FOR FUN

    2 Novembro, 2025 at 11:16

    Outra coisa muito importante são os circuitos nem todos dão boas corridas, em vez de escolherem com a carteira escolham com bom senso. Por muito que o Mónaco represente é um elefante branco na F1.

  4. suki

    3 Novembro, 2025 at 15:15

    Pois deviam voltar às corridas como antigamente…Um só jogo de pneus até ao fim, para não haver corridas decididas nas boxes. Acabar com o DRS e com as comunicações via rádio! Pilotagem pura! Podiam era melhorar alguns circuitos e pôr traçados que permitam mais ultrapassagens, inclusive, optar por caminhos diferentes (dois trajectos ou rotundas…

  5. Pity

    3 Novembro, 2025 at 15:46

    Sim, sim, rotundas, isso é que era 🙂 🙂 🙂 talvez um GP em Viseu, já que não faltam lá rotundas 🙂 🙂 🙂
    Estava mesmo a precisar de rir um bocadinho.

  6. Francisco Brazão

    3 Novembro, 2025 at 16:13

    Esperem lá. Uma corrida de automóveis passa a ter paragens obrigatórias!!! Portanto correm para parar e depois voltam a correr para parar. Já agora porque não pensar em fazer umas corridas em marcha atrás…
    Arranjam-se fatores artificiais para tornar uma corrida de automóveis interessante. Que aberrações estão aos comandos desta organização?
    Como alguém aqui já comentou, acabem com as limitações de pneus e olhem para os circuitos que tenham mais possibilidades de ultrapassagem

  7. Pity

    3 Novembro, 2025 at 17:32

    Francisco, a F1 não passa a ter paragens obrigatórias, já as tem há muito tempo. Quanto à limitação de pneus, acho que devem existir, é uma forma de conter os custos.
    Quanto aos circuitos, salvo algumas excepções, o problema não está neles, mas no tamanho dos carros e na capacidade dos engenheiros em arranjar maneira de dificultar a vida aos adversários. Monza, por exemplo, é um circuito onde havia ultrapassagens, mas este ano quase não existiram. Problema do circuito, ou dos carros?
    E sim, concordo com a sua opinião sobre as “cabeças pensantes” que dirigem a F1.

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