F1: Mercedes resigna-se e aceita qualquer mudança regulamentar, e avisa que a Red Bull parece mais forte

Por a 12 Fevereiro 2026 09:07

A novela deste arranque de temporada está a chegar aos capítulos decisivos. A unidade motriz Mercedes tem sido alvo de forte escrutínio por parte da concorrência, com um alegado truque para aumentar a taxa de compressão a desagradar os restantes quatro fabricantes. A decisão sobre este tema deverá ser conhecia em breve e poderá prejudicar a Mercedes e suas clientes.

Para Toto Wolff, os rumores de que a FIA poderá obrigar a alterações ao seu controverso sistema de compressão são surpreendentes. Wolff admitiu ter sido surpreendido por notícias que davam conta de uma eventual clarificação regulamentar de última hora, embora tenha garantido que a equipa cumprirá quaisquer novas diretivas.

O responsável minimizou, ainda assim, o impacto do alegado ganho técnico, classificando-o como marginal. Sublinhou também confiança na liderança do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e do CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, para evitar decisões precipitadas ou motivadas por pressões políticas. Wolff afastou também o cenário de processo judicial se a decisão não agradar à Mercedes:

“Se a mudança for implementada no regulamento, então temos de a seguir. E, se não for possível cumpri-la, a FIA terá de encontrar uma solução para o adaptar. Como isso funcionaria, não está claro para nós. Confiamos na governação. Não há qualquer cenário em que avancemos com um processo judicial.”

Mercedes aponta Red Bull como referência

Wolff fez questão de apontar a Red Bull como a referência no primeiro dia de testes no Bahrein. Max Verstappen destacou-se em simulações de corrida, enquanto George Russell não foi além do sexto tempo, admitindo que o W17 “não se sente tão bem como em Barcelona”.

Wolff, reconheceu que o cenário está longe de ser ideal e apontou a Red Bull como referência nesta fase. Segundo o austríaco, a equipa de Milton Keynes parece conseguir uma superior gestão e disponibilização de energia elétrica nas retas, com ganhos consistentes ao longo de várias voltas.

“Não está a ser um caminho fácil. O carro e a unidade motriz [da Red Bull] são a referência neste momento, diria eu. E, claro, têm o Max no carro.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado