F1: McLaren com arranque encorajador, apesar dos problemas mecânicos
A McLaren viveu um segundo dia complicado no shakedown privado, marcado por problemas técnicos que limitaram o seu programa em pista. Depois de um início encorajador com Lando Norris ao volante — que completou 77 voltas na quarta-feira — a McLaren viu o seu segundo dia encurtado devido a uma falha no sistema de combustível. Oscar Piastri realizou apenas 48 voltas antes de o MCL40 ser recolhido à garagem durante o resto do dia para investigações aprofundadas.
Apesar do contratempo, a equipa garante estar satisfeita com a base de trabalho já recolhida e sublinha que o comportamento do novo carro corresponde às expectativas iniciais. O foco principal nesta fase passa por permitir que os pilotos compreendam o funcionamento do monolugar, a integração da nova unidade de potência e os processos de gestão de energia, essenciais no novo ciclo regulamentar.
Full send in the MCL40, OP style 🚀#McLarenF1 | #F1 🧡 pic.twitter.com/z05dkF1Zm7
— McLaren Mastercard Formula 1 Team 🧡 (@McLarenF1) January 29, 2026
Mark Temple, diretor técnico de performance da McLaren, lamentou o tempo perdido: “É uma pena não termos podido rodar durante a tarde, porque cada minuto em pista é precioso numa fase tão inicial da temporada. Descobrimos um problema no sistema de combustível, o que significou que não conseguimos fazer todas as voltas que queríamos. O carro é muito complexo, por isso decidimos trazê-lo para a garagem e desmontá-lo para perceber totalmente de onde vem o problema, antes das sessões de amanhã [hoje].”
Temple salientou ainda o progresso geral: “Temos uma boa noção da base do carro. Neste shakedown, o mais importante para os pilotos é perceber como o novo carro funciona, como a unidade de potência interage e o processo de gestão de energia. No geral, não encontrámos nada de muito inesperado. O comportamento e a condução do carro estão dentro do que antecipávamos, nada apanhou os pilotos de surpresa. Trata-se de aprender e ganhar familiaridade e, com mais tempo, tentar ajustar e afinar o carro.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





