F1: Haas investigada devido à decoração ‘russa’ do seu VF-21

Por a 5 Março 2021 15:28

A Agência Mundial Anti-Doping está a investigar a decoração do Haas VF-21, monolugar de Fórmula 1 que a equipa apresentou ontem, quinta-feira. Numa altura em que a Rússia foi castigada devido aos casos de doping, a equipa norte-americana surgiu com um patrocinador russo, denominando-se Urakli Haas F1 Team, empresa cujo dono é o bilionário pai de Nikita Mazepin, Dmitry Mazepin, e tendo em conta o novo patrocínio, o esquema de cores da Haas mudou para o branco, vermelho e azul, cores da bandeira russa, isto numa altura em que esta bandeira não pode ser usada, devido às restrições impostas aos desportistas do país. Portanto, Mazepin não pode correr sob a bandeira russa e não pode exibir “qualquer emblema nacional ou outro símbolo nacional da Federação Russa, incluindo sem limitação, nas suas roupas, equipamento ou outros artigos pessoais”. A decoração do VF-21 pode, portanto, estar em contradição com a proibição, e um porta-voz da WADA já  confirmou ao Motorsport.com que a questão estava a ser analisada. Já a FIA revelou que “a decisão do tribunal não proíbe a utilização das cores da bandeira russa”. Um caso a seguir.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

Em termos da equipa, parece-me que a FIA tem razão pois a equipa não é russa. Em termos individuais e desconhecendo como será o fato do piloto, aí sim poderá haver problemas se o mesmo for uma “reprodução” do carro, como acontece nas outras equipas; ou seja, poderá haver problemas se o fato “for decorado” com a bandeira russa, que é um emblema nacional. Engraçado que esta agência nunca tenha levantado problemas com o Kvyat que embora só tivesse a bandeira no fato em ponto pequeno, estava lá.

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Não é a bandeira russa. Até pode ser (é) essa a intenção, mas o que lá estão são 3 cores. Nem sequer são 3 riscas horizontais. Basta um pequeno pormenor e deixa de ser a bandeira. Se proíbem esse esquema de cores, a Alpine ainda vai ter de mudar a decoração também.

addicta
Reply to  Scb2
3 anos atrás

E curiosmante até são as mesmas cores da bandeira dos EUA

Scb2
Scb2
Reply to  addicta
3 anos atrás

O azul da bandeira dos EUA é diferente, mais escuro.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Scb2
3 anos atrás

Então apaguem a linha vermelha que delimita o branco, ou pensam que somos estúpidos.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Scb2
3 anos atrás

é evidente que é. Sendo cores muito usadas nas bandeiras, a sequència branco, azul e vermelho é claramente uma invocação à Rússia.

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Nem mais, a decoração é ilegal viola o veredicto do TAD. É a mesma coisa que um atleta olímpico que não pode competir pela Rússia escolher um equipamento com os padrões da bandeira Russa, seria imediatamente excluído da competição. O Carro faz parte do Equipamento.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Se não agradar à WADA, podem pedir ao TAD que pode forçar a suspensão do campeonato obrigando a FIA a excluir a HAAS ou forçar a remoção das pinturas.

Ma Ling Hua
Ma Ling Hua
3 anos atrás

Se a avaliação for feita com base na intenção subjacente à escolha das cores é obvio que terá de ser revista a decoração. Só um perfeito imbecil é que poderá achar que foi por puro acaso que o esquema de cores foi este. Quase que aposto que até os pantones coincidem com a bandeira.
E o mais engraçado é que nem sequer podem alegar que as cores são relacionadas com o patrocinador. Podem pesquisar o logotipo da uralkali.

Last edited 3 anos atrás by Ma Ling Hua
Pity
Pity
3 anos atrás

A proibição da WADA inclui os patrocínios a equipas de outros países? Não me parece…
A Haas é uma equipa americana que tem um patrocinador russo. Sim, também tem um piloto russo, que é a causa do patrocínio, mas desde que o piloto, quando, hipoteticamente, for ao pódio (nada provável), não esteja sob a bandeira ou hino russo, não há nada de ilegal, na minha opinião.
PS: Já imaginaram a dimensão da polémica se o Trump ainad fosse presidente?

GetInThe8Lewis
Reply to  Pity
3 anos atrás

Se for ao podio nao pode la ter a bandeira russa nem tocar o hino russo caso vença alguma corrida e nao pode ter nada alusivo ao pais…por 2 anos…pelo menos e isso que esta no papel, mas la tambem diz que a russia nao pode albergar nenhum evento internacional…e socchi ta no calendário por isso nao sei. Os patrocinadores podem a vontade so e penalizado o pais e os atletas e equipas tecnicas ligados ao doping

Pity
Pity
Reply to  GetInThe8Lewis
3 anos atrás

Lembrou bem, a corrida estará mais em causa do que a pintura dos Haas, estranho é que a FIA tenha apresentado o calendário definitivo, esquecendo-se desse “pormaior”

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
3 anos atrás

O Mazepin não pode competir com a bandeira russa no equipamento, o carro é equipamento.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Não gosto, nem nunca gostei, de fundamentalismos. O carro não é equipamento e, para mais, a equipa é americana. Há ainda um pequeno pormenor: até hoje, não tive conhecimento de qualquer piloto de F1 apanhado com doping, noutras categorias penso que apareceu um ou dois, pelo que acho tudo isto um exagero. Acho muito bem o banimento nas categorias onde o doping é rei, assim como a proibição de eventos internacionais no país, não aceito a mesquinhez de proibirem o uso das cores da bandeira numa equipa de outro país. Embora os tons sejam diferentes, as bandeiras francesa, holandesa e… Ler mais »

jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás

Se o Nikita ganhar, toca a Kalinka. E toda a gente relaciona imediatamente com a Rússia. Não sei se foi propositada esta pintura; o que sei é que sendo o único carro que não sofre alterações (logo o mais barato) é o carro mais publicitado pela polémica. Mais que os favoritos. Os patrocinadores já ganharam o ano. Brilhante.

Pity
Pity
Reply to  jem
3 anos atrás

Nem com uma corrida de bodo aos pobres ele ganha 🙂

mindgamesracing
mindgamesracing
3 anos atrás

Há gente que como não gosta de trabalhar vive do oxigénio que respira.
Então têm ordenados chorudos para falarem de merdas!
Em nada contribuem para a sociedade, mesmo para os mais carenciados.
Muitos deles se um Mazepin o convidar para uma visita “ética”, lá vão eles e até o papel do WC do Hotel metem na mala

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

“a decisão do tribunal não proíbe a utilização das cores da bandeira russa”

Certo, mas proíbe a utilização da bandeira russa, isto é, três bandas de branco, azul e vermelho paralelas umas às outras. Logo esta decoração pode ser considerada ilegal.

De qualquer maneira a decoração embora esteja engraçada, é demasiado Russa, por isso se mudar também não se perde grande coisa no clone Russo do Ferrari.

917/30
3 anos atrás

Com um GP na Rússia e outro na Arábia Saudita e estão preocupados com as cores do carro??? que hipocrisia!

alexname
alexname
3 anos atrás

O pessoal por aqui gosta de questões menores e politiquices. 15 comentários é obra!

Last edited 3 anos atrás by [email protected]
mjb-amorimgmail-com
mjb-amorimgmail-com
3 anos atrás

Com os dólares no bolso de alguém tudo se resolve….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado