F1, Guenther Steiner: “Carros-cliente são uma forma de controlar as equipas mais pequenas”

Por a 8 Maio 2020 16:01

Neste momento a Fórmula 1 tem estado em discussões para baixar o teto orçamental da modalidade – CLIQUE AQUI PARA LER MAIS. Apesar disso, equipas como a Red Bull ou a Ferrari já sugeriram outros meios de reduzir custos, como vender os seus monolugares no final da temporada às equipas mais pequenas – CLIQUE AQUI PARA LER MAIS.

Mas, o chefe de equipa da Haas, Guenther Steiner, não concorda com tal medida, dizendo que esta apenas serve para que as equipas grandes tenham um controlo maior sobre as equipas pequenas.

Em entrevista ao racefans.net, Steiner voltou a reiterar que: “Com um carro-cliente a Fórmula 1 fica menos competitiva. Devíamos dar mais chances às equipas pequenas para competir. Os carros-cliente são uma forma de controlar as equipas pequenas . Temos de arranjar algo mais barato, e mesmo assim, custará muito dinheiro.”

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pedro_speed
pedro_speed
3 anos atrás

É lógico que a solução de carros-cliente avançada pela Red Bull e pela Ferrari não interessa à F1. A melhor solução é mesmo baixar o teto orçamental!

Desse modo, as equipas pequenas têm hipótese de serem competitivas, sem estarem debaixo da alçada das equipas grandes.

RedDevil
RedDevil
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

Não me parece…
Se a Williams comprasse o W19 e o fizesse correr em 2020 seria mais competitiva do que vai ser com a sua “obra”… e o mesmo aplica-se à Alfa, Alpha, Hass e Racing Point…
Não iriam lutar pelo título mas iam conseguir uns pódios… assim ficam a lutar pelo 10° lugar…
No MotoGP existem as “motos-cliente” e ganham corridas…

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Isso é no MotoGP, na F1 seria bem diferente! É um meio onde há muitos interesses! Rapidamente as equipas com carros-cliente ficariam “obrigadas” a trabalhar para as grandes, desvirtuando o desportivismo e a saudável competição!

RedDevil
RedDevil
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

Ficariam tão “obrigadas” como estão actualmente com os motores…
Todos os meios têm interesses instalados, é só uma questão de elaborar um regulamentação que garanta a independência dos pequenos…
A complexidade actual da “hibridização” na F1 pôs as equipas pequenas em dificuldades, se o seu trabalho não for simplificado, não têm a mínima hipótese de se chegarem à frente…

total wrc
total wrc
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Completamente diferente o moto gp e a f1 , a williams já foi a equipa a bater equipa de referencia da formula 1 muitos anos ,todos queriam correr com um williams e tem os meios necessários para ainda voltar a brilhar mas não é com um chassi da Mercedes isso iria desmotivar engenheiros e técnicos pois o seu trabalho estaria sempre parcialmente feito ,mas isso é a minha opinião e eu respeito todas as opiniões que aqui se expressam

RedDevil
RedDevil
Reply to  total wrc
3 anos atrás

Mas, agora, a realidade das equipas (não construtoras) é completamente diferente, apenas a Honda é fornecedora de motores, a Mercedes, Ferrari e Renault têm as suas próprias equipas. Quais são as hipóteses da Williams (ou a McLaren) ser campeã com motores Mercedes? nenhumas… Se tivessem acesso a uma “base” de qualidade podiam trabalhar apenas no desenvolvimento do carro e assim concentrar os esforços nesse campo. A Williams e restantes equipas (excluindo a McLaren e os 3 construtores) não são construtoras de automóveis… são equipas de competição e não lhes beliscaria a alma se trabalhassem sobre um W19 ou SF90… penso… Ler mais »

MLS_OLD
3 anos atrás

Apenas li (não neste artigo) que a Red Bull surgiu com este ideia, nomeadamente Cristian Horner

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Christian Horner mandou aquela ideia para o ar porque provavelmente pensa que venderia um carro base, sem os upgrades aerodinâmicos que o fazem rápido. Até vir a FIA e dizer “se isso acontecer o carro tem de ser o mesmo que acabou a época, com todos os upgrades e segredos”. Aposto que nessa altura Horner já vai mudar de ideias.

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

A ideia do Horner, é a ideia da maioria dos ricos: ganhar o máximo, gastando o mínimo. Se essa ideia fosse avante, a Red Bull cedia o carro do ano anterior à Alpha Tauri e, desse modo, poupavam muito dinheiro.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pity… “ganhar o máximo, gastando o mínimo” não é ideia dos “ricos”… é apenas inteligência… “gastar muito e ganhar pouco” é o triste fado dos portugueses… o governo gasta tudo e nós não ganhamos nada…

Zé Bellof
Zé Bellof
3 anos atrás

Ficariam dissipadas todas as duvidas se permitissem a entrada de uma equipa nova com um carro do ano anterior vendido por uma das três maiores equipas do momento. Muitos dos que votam contra agora iriam mudar de discurso se a novata consegui se andar de inicio nos pontos, já não diria um pódio….

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