F1: Elevada popularidade da competição em mercados-chave para a Audi foi fundamental

Por a 26 Agosto 2022 09:46

A Audi tem estado ligada a uma entrada na Fórmula 1 há muitos anos e mostrou interesse ao discutir a regulamentação técnica, mas nunca se comprometeu com uma entrada ou programa na classe rainha do automobilismo… até agora.

Para já, foi apenas confirmado o projeto para a produção, e fornecimento, da unidade motriz na fábrica de Neuburg an der Donau, com a liderança de Adam Baker, mas a expectativa é que a Audi tenha comprado, ou venha a comprar, uma participação maioritária na Sauber com o atual proprietário, Finn Rausing, a manter uma participação minoritária. Isto dará à Audi o controlo total da equipa que atualmente tem a parceria com a Alfa Romeo. Um acordo de que se espera que continue utilizando motores Ferrari, até que a equipa se transforme formalmente na Audi em 2026.

A Audi decidiu entrar na competição após a aprovação dos novos regulamentos das unidades motrizes para 2026. Um pré-requisito para o compromisso da Audi foi que a partir de 2026, a proporção de energia elétrica na unidade de motriz aumentará significativamente em comparação com os atuais motores da Fórmula 1. A unidade elétrica terá então quase tanta potência como o motor de combustão, que tem cerca de 400 kW (544 cv). Os motores turbo de 1,6 litros altamente eficientes funcionam com combustível sintético sustentável – também um pré-requisito para a marca germânica.

No entanto, a elevada popularidade em mercados-chave e entre os jovens, o grupo-alvo da Audi, foi também fundamental na tomada de decisão da marca. Globalmente conhecida, altamente emocional e tecnicamente muito desenvolvida, foi assim que a Fórmula 1 satisfez os requisitos da Audi. A competição realiza corridas em todos os mercados relevantes da marca. Sendo uma plataforma espetacular para os carros de corrida eletrificados mais sofisticados do mundo, é de particular interesse para os fabricantes de automóveis.

Em 2021, mais de 1,5 mil milhões de telespectadores seguiram a competição mundial de monolugares. A Fórmula 1 é popular em mercados chave como a China e os EUA, e a tendência é crescente, mesmo entre os jovens. Nos meios de comunicação social, a Fórmula 1 está agora a registar as taxas de crescimento mais elevadas entre os desportos mais populares do mundo e isso foi atrativo para a Audi.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado