F1: Christian Horner defende Mercedes e Red Bull

Por a 4 Fevereiro 2026 14:10

Christian Horner saiu em defesa da Red Bull e da Mercedes face às acusações de que ambas estariam a contornar os regulamentos técnicos através de um alegado artifício relacionado com a taxa de compressão dos novos motores de Fórmula 1 para 2026.

Durante o inverno, surgiram relatos de que as unidades motrizes desenvolvidas pela Red Bull Racing — através da Red Bull Powertrains — e pela Mercedes-AMG Petronas F1 Team poderiam funcionar com uma taxa de compressão de 18:1, acima do limite regulamentar de 16:1. A medição é atualmente feita apenas à temperatura ambiente, o que, em teoria, permitiria explorar materiais que se expandem com o calor para aumentar o volume dos cilindros em pista e gerar mais potência.

Estima-se que tal vantagem pudesse traduzir-se em cerca de três décimos de segundo por volta no circuito de Melbourne, o equivalente a mais de 17 segundos ao longo de uma corrida. O tema levou a reuniões entre a FIA e os fabricantes de motores, com o diretor de monolugares Nikolas Tombazis a manifestar confiança numa solução regulamentar e a afastar protestos por parte de estruturas ligadas à Audi, à Ferrari ou à Honda.

Horner — que criou a Red Bull Powertrains antes de sair da equipa em 2025 — abordou publicamente o tema pela primeira vez e defendeu que a inovação faz parte da essência da Fórmula 1, sublinhando que os engenheiros procuram constantemente explorar os limites do regulamento para maximizar o desempenho.

Christian Horner, no programa australiano Today:

“Essa é uma afirmação muito forte [quando confrontado com uma afirmação que dizia que a Mercedes e a Red Bull estavam a fazer batota]. A Fórmula 1 é sobre levar os limites ao extremo. É sobre a forma como se interpretam os regulamentos. Sempre foi e sempre será assim. As equipas mais conservadoras nunca estão na frente do pelotão; é preciso arriscar e ir mais longe. Claro que tudo depende da interpretação das regras e os engenheiros — alguns dos mais brilhantes do mundo — vão olhar para esses regulamentos e pensar: ‘Como podemos maximizar o desempenho?’.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado