F1: Andy Cowell deve sair da Aston Martin ainda este ano

Por a 9 Fevereiro 2026 18:23

Andy Cowell deverá abandonar a Aston Martin mais tarde este ano, depois de uma mudança interna de funções que coincidiu com a ascensão de Adrian Newey a diretor de equipa. A informação foi avançada pelo portal PlanetF1 e aponta para uma separação marcada por tensões internas.

Cowell liderou a estrutura como diretor-executivo e team principal durante 2025, mas viu o seu papel alterado no final dessa época, quando Newey — acionista minoritário da equipa de Lawrence Stroll — assumiu o comando desportivo. O engenheiro britânico passou então a desempenhar funções de diretor de estratégia, uma mudança interpretada como uma despromoção hierárquica e que terá deteriorado a relação com a direção.

Segundo fontes citadas pelo PlanetF1, Cowell deverá cessar funções em junho de 2026, num contexto descrito como cada vez mais conflituoso. Apesar de ter marcado presença em eventos recentes, como o lançamento da nova unidade motriz da Honda em Tóquio e a apresentação do projeto de 2026 na Arábia Saudita, o afastamento parece inevitável.

Com um passado determinante na criação dos motores híbridos dominantes da Mercedes, desenvolvidos em Brixworth, Cowell foi atraído pelo investimento de Stroll nas infra-estruturas da Aston Martin. Inicialmente nomeado diretor-executivo do grupo e, depois, team principal em substituição de Mike Krack, liderou uma fase de reorganização interna antes da chegada de Newey.

Fontes próximas da equipa indicam que Cowell e Newey nunca estiveram plenamente alinhados em vários aspetos técnicos e na estrutura de liderança, reflexo também das suas especializações distintas — motores, no caso de Cowell, e aerodinâmica e chassis, no de Newey. A Aston Martin justificou oficialmente a mudança com a necessidade de otimizar a transição para motores próprios da Honda, em parceria com Aramco e Valvoline, abandonando o fornecimento da Mercedes a partir de 2026.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado