F1: Alterações à curva Parabólica serão avaliadas
Depois do incidente de Spa na corrida de F2, o regresso das caixas de gravilha voltou a ser falado, sendo olhada como uma solução que, aplicada de forma correcta, pode aumentar a segurança. A anulação do tempo de Sebastian Vettel em Monza voltou a dar mais força a este tema com o regresso da caixa de gravilha à curva Parabólica, para evitar exageros dos pilotos.
Michael Masi, director de corrida da F1, acredita que o regresso da gravilha à curva Parabólica poderá resolver a questão dos limites de pista:
“Pelo que entendi, costumava ser assim há muito tempo atrás”, disse ele. “Nós temos que olhar para tudo. Trazer de volta a gravilha, usar um limitador duplo e gravilha, relva… Todas as várias soluções que temos disponíveis devem ser olhadas. ”
Masi disse que outra solução poderia ser manter a pista como está, mas adicionar um loop electrónico de tempo semelhante ao usado no Raidillon em Spa, para detectar automaticamente se um piloto ultrapassou os limites.
“Não é tão simples quanto dizer” sim, vamos resolver isso “. Há vários factores que devem ser analisados. “
Uma nova solução será vista antes da corrida do próximo ano, acrescentou Masi. “Provavelmente para o próximo ano, se houver alterações, analisaremos o assunto com nosso departamento de segurança e os inspectores de circuito, faremos várias simulações e também discutiremos com o circuito. Para mim a solução passa por uma espécie de área nobre em que você possivelmente colocaremos loops de tempo semelhantes aos que temos no Spa. Dessa forma, é automático. Qualquer coisa que possa ser automatizada torna todas as nossas vidas muito mais fáceis“, acrescentou.
A questão dos limites de pista é já antiga. Se por um lado, por motivos de segurança, as escapatórias de asfalto são a solução preferencial, os pilotos são unânimes em defender pistas com limites de pista bem definidos, quer seja com relva ou gravilha. Foi assim quando em 2014 a Parabólica foi alterada para esta nova configuração, sem asfalto.
Filipe Albuquerque vive a realidade de uma competição FIA em que os limites de pista são preferencialmente em asfalto e de uma competição americana, tradicionalista, em que os limites de pista são normalmente em relva. O português não tem duvida em dizer que prefere a solução americana, que elimina exageros e dúvidas, além de favorecer os melhores pilotos, pois assim só os melhores conseguem ir buscar aquele último décimo, sem medo de errar e sair de pista.
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