F1: Alpine e Haas convocadas pelos comissários

Por a 25 Outubro 2022 09:47

A Alpine e a Haas foram convocadas pelos comissários para serem ouvidas no GP do México, depois de a Alpine ter recorrido da decisão dos comissários, que penalizaram em 30 seg (10 seg. Stop &Go convertido em tempo final) Fernando Alonso no GP dos EUA.

Fernando Alonso foi projetado para o ar no incidente com Lance Stroll, mas conseguiu continuar em prova, com alguns danos visíveis, nomeadamente o espelho retrovisor. O espelho acabou por ceder a meio da corrida. A Haas protestou (Kevin Magnussen já tinha visto bandeira preta e laranja anteriormente por situações similares), a FIA analisou o incidente e aplicou a penalização a Alonso, que caiu na classificação final e terminou fora dos pontos.

Os comissários notaram que o protesto de Haas foi recebido 24 minutos após o tempo limite, mas utilizando o seu poder ao abrigo do Código Internacional do Desporto, foi considerado admissível. A Alpine recorreu, com base no facto de ter sido recebido tardiamente.

As equipas foram convocadas para dia 27 (quinta-feira) e um representante de cada equipa é obrigado a assistir a uma audiência através de videoconferência. Assim, o resultado do GP dos EUA poderá ainda sofrer alterações.

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Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Pura incompetência da Fia/ diretor de Corrida/comissários foi visível para todos menos para estes senhores e Haas tem razão em se sentir descriminada e o Alonso depois da épica corrida que fez não merece esta penalização, a situação deveria ter sido alvo de intervenção na corrida, assim só demonstra a incompetência da fia com critérios diferentes para diferentes intervenientes

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Concordo, mas a Alpine também tem a sua quota de culpa, já que deveria ter visto que o espelho não estava em condições quando o Alonso foi à box.

917/30
Reply to  Pity
1 ano atrás

De acordo, mas o que dizer da Mercedes sobre a asa de Russell ? É que Toto disse que os danos eram e cito: “massive”…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
Reply to  917/30
1 ano atrás

Sinceramente, não me apercebi dos danos na asa do Russell, apesar dos comentadores falarem nisso. Tenho de rever a corrida. Contudo, a minha opinião resume-se a “ou há moralidade, ou comem todos”, sem excepções. Há, no entanto, duas espécies de danos: 1) os que podem causar acidentes a terceiros ou ao próprio, como o caso do espelho do Alonso, que poderia ter atingido alguém de forma grave e 2) os que apenas prejudicam o rendimento do piloto, como o caso do Verstappen na Hungria 2021. No primeiro exemplo, a FIA tinha obrigação de intervir em tempo útil, mesmo que fosse… Ler mais »

917/30
Reply to  Pity
1 ano atrás

Viu-se a asa de Russell abanar nas imagens, e perante isto devia ser como diz mas não há moralidade! A questão do espelho do Alonso foi perigosa (lembrei-me do Massa). O facto do piloto não poder guiar sem espelho (é perigoso não poder ver para trás)…ora ninguém questiona o facto de Hamilton ter dito que não conseguiu ver Max nos espelhos devido às vibrações? Sou o único a pensar nisto? Se é perigoso andar sem espelho(s) de que servem os mesmos quando não se consegue ver devido a vibrações? E isto não será tão perigoso como andar sem espelho?

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
Reply to  917/30
1 ano atrás

Mas o Hamilton não bateu com ninguém (nem sozinho), pelo que as vibrações seriam provocadas pelos ressaltos da pista, não porque o espelho estava mal preso, penso eu. Já agora, você (e não só) que está sempre pronto a “interpretar” as palavras do Hamilton, não lhe passou pela cabeça que aquelas palavras fossem uma desculpa? Penso que não fossem, mas não deixa de ser uma hipótese. PS: Enquanto lhe respondo, estou a ouvir os jornalistas(?) do Grande Prémio, eles não sabem distinguir comissários de director da corrida. Queriam que os comissários agissem por sua alta recreação! Não sabem que para… Ler mais »

917/30
Reply to  Pity
1 ano atrás

Justamente por não ter batido com ninguém, como é que um carro tem espelhos que não servem para ver por causa das vibrações? Sabemos que têm que ter alguma flexão se não partem os apoios, mas para que servem se não se consegue ver? Eu estou a interpretar? Eu estou apenas realçar o que ele disse, “não vi nos espelhos” tal e qual e mais nada, e isso não é seguro! E não, não me passou pela cabeça que fosse uma desculpa, afinal é você que fala numa possível “desculpa” e eu é que estou a “interpretar”???…a sério? lol

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
Reply to  917/30
1 ano atrás

Não me expliquei bem, não quis dizer que interpretou hoje, mas que costuma, noutras ocasiões, pelo que estranhei que não o tivesse feito hoje. Sim, falei em possível desculpa, como uma possibilidade mas, como escrevi, não acredito.
Eu não ouvi as declarações do Hamilton, ele referiu mesmo “vibrações nos espelhos”, ou só “vibrações”? Há uma diferença, Uma surge apesar da pista ser lisa, a outra resulta dos ressaltos da pista. Se for a primeira, é preocupante, na segunda, nada a fazer.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Ainda dá crédito à comparação que o 917/30 arranjou para desculpabilizar, atenuar a gravidade da infracção e a culpa do Alonso/Renault ? Não conhece aquela canção, “L’ Amour rend aveugle” ?

Last edited 1 ano atrás by jo baue
Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 ano atrás

O Alonso não tem culpa neste caso, a culpa é da FIA e da Alpine, que deixou o Alonso sair das boxes com o espelho a abanar e, por favor, não me envolva nas suas guerrinhas pessoais.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Okay. Vou tomar nota que você não se mete nos diálogos dos outros foristas, muito menos nas ” guerrinhas pessoais”.

Sejamos sérios. Qualquer piloto que tenha consciência que está a cometer uma infracção
continuada (respeitante à
segurança, o q agrava) durante mais de 30 voltas, age ( também) com culpa. Culpa.

Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Eu não disse que não me metia nos diálogos, mas sim nas guerrinhas. Vocês os dois passam a vida a guerrearem-se, é nisso que eu não me quero meter.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Diz-se ‘ (…) passam a vida a guerrear-se’ e não (…) a guerrearem-se’.
Mas olhe, você não se quer meter, mas fica a ligeira sensação que meteu um bocadinho de veneno, intriga. Ou não será assim ? lol

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Levaste para trás…loooool

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

“Sejamos sérios” lol Irónico vindo de ti…Quantas voltas? 30??? MENTIRA!!! (mais uma) O espelho soltou-se quando Alonso ultrapassou Schumacher na volta 49 de uma corrida com 56!!!! “Sejamos sérios” e não sejas mentiroso!! Fica-te muito mal…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
garantia4
garantia4
Reply to  917/30
1 ano atrás

Ai agora já nos tratamos por tu? O’ rapazinho, o espelho do teu ídolo, ou lá o que é para ti, ficou solto à volta 22, resultado da colisão com o Stroll. E só mais tarde é que se separou do carro. Significa isto que a infracção ao regulamento desportivo, concretamente a norma que tem na segurança a sua razão de ser, foi cometida a partir da volta 22 e até à 50 e tal ( bem ao contrário do mexicano). Mas já mostraste quem és, e não mereces tanta atenção. Depois de no sábado o teu único comentário a’… Ler mais »

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Vai chamar rapazinho à tua prima, ok? Tenho 47 anos pá! Que eu saiba ele foi desclassificado por não ter um espelho e não por estar a abanar…e nunca te vi chorar por haver pilotos com danos nos carros, por ex Russel foi desde a 1ª volta mas isso não te incomodou claro, não é Alonso…Sim, critico quando um piloto está mal e elogio quando um piloto está bem, seja ele quem for, mesmo que não seja um da minha preferência, sou incapaz de dizer que um piloto “não fez nada de especial” quando de facto fez, é esta uma… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
1 ano atrás

Citando o autosport.com: “FIA technical delegate Jo Bauer said that “a flapping mirror was dangerous and it could come loose and hit another driver causing injury,” making it unsafe. His view was supported by FIA technical chief Nikolas Tombazis.” Decisão da FIA. Ver ponto 9 e 10 (fundamentação da penalização) https://www.fia.com/sites/default/files/decision-document/2022%20United%20States%20Grand%20Prix%20-%20Decision%20-%20Haas%20Protest%20-%20Car%2014.pdf Agora o forista 917/30: “Que eu saiba ele foi desclassificado por não ter um espelho e não por estar a abanar” Ou seja, para o forista 917, é irrelevante para o caso que o espelho esteja “a abanar”. O mesmo que vai buscar, todo indignado, coitadinho, o exemplo do… Ler mais »

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Só bullshit! O ponto 9 e o ponto 10 podiam ser aplicados à asa do Checo não podiam? Peças a abanar certo? O mexicano foi desclassificado? Aguardo resposta… é que se esses dois pontos não serviram para desclassificar Checo então, porquê da dualidade de critérios? O ponto 11 sim fala na falta de espelho que referi…que só pode ser a única causa para desclassificação de Alonso uma vez que os pontos 9 e 10 igualmente aplicáveis a Pérez não foram suficientes para desclassificar o mexicano…pois é, pois é…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás
917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Tu és completamente paranóico e intelectualmente desonestoestou a falar de uma questão de segurança, e não estou a desculpabilizar nada, até porque noutro post que sei que leste (link em baixo) disse que aceitava perfeitamente a penalização a Alonso!
https://www.autosport.pt/formula1/f1/gp-eua-f1-fernando-alonso-penalizado-e-perde-pontos-alpine-contesta-decisao/comment-page-1/#comments

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
1 ano atrás

Não penses que enganas. Uma coisa é aceitar. Outra é aceitar, reconhecer, mas com reservas. Se o A ( nando)é condenado, mas aldrabas que o B pelos mesmos factos ( da’s como demonstrado q o ham não via pelo espelho, porque este o ‘confessou’) nao o é estás a a atirar o barro à parede sugerindo que a penalização ao teu ídolo foi injusta, demasiado severa.

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Estou a falar de segurança como já disse variadas vezes, o resto é paranoia tua…

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Engano??? Repito: és completamente paranóico e intelectualmente desonesto, inventas teorias que só nessa cabeça de haterzinho fazem sentido…

917/30
Reply to  Pity
1 ano atrás

Custumo interpretar? Ou você interpreta que eu costumo a interpretar? Pode ser má interpretação sua do que escrevo, não? Sim todos sabemos dessa diferença no entanto ele disse: “vibrações nos espelhos” tal e qual.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
1 ano atrás

Plenamente de acordo

917/30
1 ano atrás

Asa de Pérez? Não se passa nada….Asa de Russell? não se passa nada…Deflector de Norris? Não se passa nada… dois pesos duas medidas, e dizem que a F1 é o topo do desporto automóvel…Uma pergunta, qual é a diferença entre Alonso não ter um espelho e Hamilton dizer que não conseguiu ver Max nos espelhos devido à vibrações?

jcf
jcf
1 ano atrás

Só conversa da treta, regras e regrazinhas como se estivessemos no trânsito a discutir um acidente rodoviário. Que mal esta gente faz e tem feito à F1, não bastava o circo Masi no título do Masi Verstappen. Alonso tem a espinha da cobra mas uma coisa não tem nada a ver com a outra: fez uma corrida excepcional, se o carro estava colocar um perigo aos outros, era obrigá-lo a ir à box durante a corrida. Penalização posterior é patética. Delinquente Stroll devia ser proibido de correr até fim do ano. O que fez foi criminoso.

bastos76
bastos76
1 ano atrás

Os comissários erraram feio, tanto durante a prova, quando permitiram que Perez e Alonso continuassem correndo com peças soltas nos seus carros, este tendo feito ainda boa parte da corrida sem um dos espelhos (equipamento obrigatório?), quanto também ao aplicar a punição após a corrida. Se era um problema de segurança, deveria ter sido corrigido imediatamente, durante a prova. Após a prova a punição deveria ser aplicada aos comissários e não mais aos pilotos e equipe. Uma pena mancharam essa corrida fantástica do Alonso. Aliás, mais uma na história dele.

Peter Parker
Peter Parker
1 ano atrás

Já não me apraz dizer mais nada a não ser… E o Circo continua em todo o seu esplendor… E se dois diretores para 2022 já afastaram um depois da última corrida, quantos sobram se afastarem o que sobrou?? 😂 Neste Circo que se transformou, literalmente, a Fábula 1 já não são dois pesos e duas medidas… Devem ser para aí uns 10 pesos e 10 medidas… Só falta mesmo servirem a pizza em relação ao avanço que o pessoal das latinhas conseguiu com a ultrapassagem meticulosa sobre o teto orçamental… 🍾🥂 E siga o Circo… pois na Nascar, Indy,… Ler mais »

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