F1: Algum piloto seria capaz de bater Max Verstappen com um carro igual?

Por a 10 Novembro 2023 14:28

Todos os pilotos na grelha da Fórmula 1, sem exceção, são condicionados, positiva ou negativamente face à máquina que têm nas mãos, e nesse contexto é sempre muito difícil destacar o melhor.

Nem sempre.

Hoje em dia é quase unânime a opinião que Max Verstappen é o melhor piloto da grelha, que por acaso nestes dois últimos anos tem tido também o melhor carro.

E o que Verstappen tem tido também, especialmente este ano, é mais e melhor maturidade.

Já lá vai há muito o tempo em que o neerlandês ia com tanta sede ao pote, que acabava, por vezes, de pagar um pouco por isso, pela sua desmedida ambição de ser o melhor em qualquer volta, quase em qualquer curva. Agora já não é assim.

Agora, para além do melhor carro, da melhor equipa, da melhor estratégia, já não temos somente o melhor piloto às vezes, temos tido sempre.

E (também) por isso, estamos a ter uma época histórica que pode terminar com números, provavelmente, imbatíveis. Mas não é isso que nos traz aqui agora.

Será que outro piloto da grelha hoje em dia seria capaz de bater Max Verstappen se ambos tivessem carros iguais? E nem sequer falo, batê-lo sempre, mas batê-lo mais vezes do que o contrário.

O primeiro piloto que nos surge na cabeça é Fernando Alonso, e nem sequer esta opinião é afetada pela sua grande prestação de São Paulo. Estou a falar de toda a época quando teve um Aston Martin competitivo. Tal como fez a vida negra a Sergio Pérez, o espanhol seria capaz de ‘chatear’ bem mais Verstappen, mas ganhar mais do que perderia, não acho. Diria, 70-30 para Verstappen, hoje, mas se fosse 60-40 não iria ficar totalmente admirado.

Este ano parece-me que Lando Norris está a encurtar bastante a diferença que ainda existe para Max Verstappen, e o inevitável Lewis Hamilton.

Com as derrotas dos últimos dois anos, há muitos que já descartam Hamilton, mas eu não tenho essa opinião. veja-se o que está a fazer a George Russell na Mercedes. O mais jovem inglês da Mercedes é um bom piloto mas Hamilton continua noutro nível. Penso que o que vimos em 2021, voltaríamos a ver agora se os carros fossem competitivamente semelhantes. Diria 60-40 para Verstappen. Mais a puxar para o 70-30 do que o contrário.

Já Lando Norris, ainda lhe falta algum arcabouço, embora pelo que mostre não me parece que vá chegar ao nível de Verstappen. Em 2016, Verstappen mostrou logo que era de outra linhagem, e provou-o nos anos seguintes, mesmo no meio de muita contestação dos seus pares, porque o jovem neerlandês em pista abusava muito. Hoje temos um Verstappen que continua inclemente, mas já tira o pé se for melhor para ele tirar o pé.

Norris não mostra agora o que Verstappen mostrava em 2018, 1019. Mas pode chegar bem mais alto do que está. Tem 23 anos, e no mínimo seria giro ver o que poderia fazer com um McLaren ‘sempre’ na linha de competitividade do Red Bull. Dizemos sempre, porque já o tem feito de vez em quando, mas só quando o Red Bull não está perfeito e o McLaren, está. Neste caso, 70-30 para Verstappen, muito dificilmente podendo ser 60-40.

Voltando a Verstappen, que defeitos é possível apontar-lhe agora? É que já nem as partidas. E ele até já explicou o que mudou. Foco, concentração e ajustes a condizer. É um piloto perfeito e a este ritmo vai continuar a ganhar por muito tempo. Só podemos esperar que o campeonato de 2024 seja mais animado se as equipas adversárias acertarem na ‘mouche’ nos seus carros e a Red Bull não der outro salto inalcançável…

Há mais bons pilotos na F1. Charles Leclerc prometeu muito mais do que mostra agora, embora a culpa seja mais da equipa do que dele. Se todos tivessem carros de performance semelhante, acho que ganharia no mínimo uma, talvez duas corridas por ano.

Carlos Sainz já ganhou uma em 2023. Foi o único fora da Red Bull a ganhar. O espanhol tem-nos mostrado boas coisas mas a perceção que deixa é que já não passa daquilo, faria talvez o mesmo que Leclerc: ganharia no mínimo uma corrida por ano.

George Russell já prometeu mais do que está a fazer agora, por isso se ganhasse uma corrida, já seria um bom feito. Por fim só destaco mais um piloto que fica para avaliar mais tarde: Oscar Piastri. Está a produzir acima do que esperávamos. Muito poucos esperavam mais do que o jovem australiano está a fazer agora.

Não me esqueci de Pierre Gasly, mas está a marcar passo na Alpine, e não tenho mais ninguém para destacar quando falo dos melhores entre os melhores…

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
5 meses atrás

Este artigo é lógicamente de opinião que combina essa mesma opinião com conhecimento técnico á mistura (atenção não estou a criticar). Tudo o que se diz aqui não é de momento possivel de provar. Há no entanto alguns pontos que gostaria de lembrar: Com Charles Leclerc seria suicidio pois já vimos que ele vai aos limites e para lá deles quando em luta com os seus colegas (veja-se as lutas com Vettel). Na Ferrari não acontece pois existe disciplina de box, o que dificilmente se veria na RB com o Max sendo este um pluri campeão do mundo. Na Mercedes… Ler mais »

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado