Atitude irrefletida de Sebastian Vettel pode ‘tramá-lo’…
Depois da ‘ameaça’, a A FIA lançou uma investigação formal relativamente à atitude de Sebastian Vettel face a Lewis Hamilton no GP de Azerbaijão e agora um porta-voz da FIA revelou que o caso está a ser analisado e uma decisão será tomada antes do GP da Áustria de F1. Em comunicado, a FIA revelou que: “Na sequência do recente incidente no GP do Azerbaijão, no qual o carro # 5 (Sebastian Vettel) esteve envolvido numa colisão com o carro # 44 (Lewis Hamilton), a FIA irá examinar as causas desse incidente na próxima segunda-feira, dia 3 de julho, onde será decidido se alguma ação adicional será necessária. Uma declaração sobre o resultado deste processo será divulgada antes do próximo Grande Prémio da Áustria de F1”. Pelos vistos, Vettel esqueceu por completo o facto de ter sido avisado pelo Tribunal Internacional da FIA o ano passado após o Grande Prémio de México de 2016, quando invectivou via rádio, Charlie Whiting, diretor de Corrida da FIA. na altura, Vettel pediu desculpa, mas esqueceu-se do que lhe foi dito na altura: “A FIA informa que no caso de um incidente futuro, serão tomadas medidas disciplinares pelo Tribunal Internacional da FIA,” lia-se no o comunicado da altura. Significa isto que, se for considerado que a punição que foi alvo foi branda face ao ato cometido, Vettel está em maus lençóis e só tem que se culpar a si próprio…
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sinceramente, acho que a penalização foi adequada ao disparate. Agora se ele estava com “pena suspensa”, devido ás palavras que dirigiu ao Charlie, devia ter usado a cabeça, porque, no meio disto tudo, ele é que poderá sair a perder. Parece que o Vettel é como o Salvador Sobral, fala e age duas vezes antes de pensar.
O desporto vai ficar sempre a perder. Se for aplicada outra sanção – não vejo como nem porquê, já que é um princípio geral de direito que ninguém pode ser punido duas vezes pela mesma infracção -, os adeptos do Vettel e da Ferrari vão dizer que ah e tal, é para levar o Hamilton ao colo e mais não sei quê; se a FIA decidir que não é necessária mais nenhuma acção, vamos ter os adeptos do Hamilton e da Mercedes a dizer que a Ferrari é sempre beneficiada, que isto é tudo uma máfia e não sei quê… Ler mais »
A F1 é um caso à parte, ou já esqueceu que o Kvyat foi penalizado duas vezes pela mesma infracção?
O Kvyat não foi penalizado duas vezes, inicialmente ele foi incorrectamente penalizado e o colégio de comissários simplesmente corrigiu esse erro. E, ao contrário do que muitos acreditam, o Kvyat foi beneficiado pelo erro dos comissários, ele teria sempre que passar duas vezes pelas boxes, como aconteceu, mas só teve que parar uma vez para cumprir a penalização e trocar de pneus, em vez de parar nas duas passagens, uma vez para a penalização e a outra para a troca de pneus. Uma penalização dos comissários de prova não impede futuras sanções adicionais da FIA, quer porque a penalização foi… Ler mais »
Muitíssimo,mas muitíssimo mesmo bem escrito! Cumprimentos
Desculpe mas discordo, a segunda infração aplicada ao Kvyat foi culpa dos comissários logo Kvyat não tem nada que a cumprir, ele já tinha cumprido a penalidade que lhe foi atribuída.
O que os comissários deveriam ter feito era calcular quantos segundos adicionais teria Kvyat “gasto” ao cumprir a penalidade correcta e adicionar-lhe esses segundos no final da corrida. Assim ele foi obrigado a cumprir uma segunda penalidade sem culpa nenhuma e isso acabou-lhe com a corrida.
Claro que pode ser punido duas vezes, até pode ser mais de duas. Se a FIA considera que a punição foi leve só tem mais do que aplicar a penalização devida. A meu ver a penalização foi demasiado leve…mas cada um tem a sua opinião. Se fosse eu a decidir levava logo uma bandeira preta e vinha para casa mais cedo…para começar! O que ele fez um um acto deliberado e uma birra, como tal tem de ser punido como tal…
“Claro que pode ser punido duas vezes, até pode ser mais de duas”.
Quem diz enormidades como esta apenas demonstra que fala sem saber.
Tu também quando abres a boca não é muito diferente, por isso salta lá do teu pedestal, filho.
O caso do Vettel é diferente, ele cometeu uma acção anti-desportiva, foi penalizado e após a corrida insurgiu-se contra os comissários e a sua decisão, a partir daí tem de haver uma comissão disciplinar, visto que Vettel continuou a insistir no erro. Se ele tivesse pedido desculpas no final ou um dia depois e a FIA teria sido mais branda. Sem falar que já estava “marcado” pelo seu comportamento do ano passado.
Que a penalização foi branda face ao ato cometido, em relação a isso não há qualquer duvida, nestes casos a penalização adequada é a bandeira preta. Tendo em conta que existe este antecedente, será muito difícil a FIA conseguir explicar uma não penalização. Neste caso, não se tratará de uma segunda penalização, mas sim simplesmente de uma penalização adequada para o que aconteceu. Cumprimentos
penso que a única defesa que pode invocar é que estava a esbracejar, não tinha as mãos no volante e o carro virou de repente.
Ele pode ir por ai…mas penso que ele ainda não usou essa teoria, pois se houverem imagem que comprovem que ele tinha a outra mão no volante, e com ela rodou o volante, ainda se enterra mais.
Eu estive a rever as imagens da colisão entre o Vettel e o Hamilton, da transmissão da Sky Sports F1, e nas imagens captadas pela camera do carro do Vettel vê-se que assim que ele ultrapassa o Hamilton depois de lhe ter batido por trás, o volante está sempre ligeiramente virado para a direita, não se vê mas deve estar a segurá-lo com a mão direita enquanto ele levanta o braço esquerdo para reclamar com o Hamilton,e o carro foi sempre virando para o lado direito até bater no Mercedes. Vê-se perfeitamente que não deu uma guinada repentina para provocar… Ler mais »
Acha mesmo possível que o Vettel não tenha reparado que ia em rota de colisão com o Hamilton, quando estava a olhar para ele?
Sinceramente, era banir o Vettel, assim era muito bom para a F1, o Hamilton só precisa que o Bottas esteja sempre atento ao radio quando for preciso atrasar alguém, sinceramente, que cambada de meninos.
É o que vocês querem, para terem o titulo entregue de bandeja. Mas isso não irá acontecer!
Deixe lá, pelo menos tem aqui um leitor que percebeu o sarcasmo. Como só tenho uma conta, só lhe posso tirar um dos pontos negativos…
Não adianta. As matilhas actuam em grupo…!
O melhor era entregar já as faixas de campeão à ferrari porque os adeptos da scuderia estão a começar a ficar nervosos e só vêm teorias da conspiração em todo lado.
Sim é verdade, Vettel teve uma conduta impropria e irreflectida, mas o Hamiton também não esteve bem, tendo a meu ver uma conduta anti desportiva. Travando da maneira que o fez com Vettel em cima, só o pode ter feito premeditadamente com o intuito de provocar danos no Ferrari de Vettel. A direcção de corrida devia ter mostrado logo a bandeira preta aos dois pilotos. Acho bem que a Fia analise esta situação, mas não esquecendo como tudo começou. Ambos são dois pilotos extraordinários, mas como em todos os desportos por vezes assiste-se a episódios lamentáveis. Enfim, para mim ambos… Ler mais »
Quantas vezes é preciso dizer que o Hamilton, segundo a telemetria não travou ?
Esteja mais atento.
Qual foi a parte que não percebeu de que o Hamilton não travou????????? Só se o quiserem penalizar por não ter acelerado na saida da curva.
Ele não travou, pare de tentar defender o Vettel com um facto que já foi provado pela telemetria.
Vettel sim que errou, teve uma atitude anti-desportiva, tentar provar o contrário tentando fazer de Hamilton o mau da fita é o mesmo que tentar secar o oceano com papel higiénico.
Para bem da disputa deste campeonato, que já começa a ter contornos de volta ao domínio Mercedes, e se querem audiências, deviam no máximo penalizar o Vettel com perda de lugares na grelha de partida por conduta anti desportiva. Pois o Hamilton não sofreu um dano agravado no seu monolugar que o impossibilitasse de terminar a corrida, tendo ele também culpas no cartório, pelas mudanças súbitas de velocidade que fez.
A FIA esteve muito mal e agora tenta remediar as coisas. Uma penalização de dez segundos porquê? Ele com a manobra que fez não beneficiou de qualquer posição, nem recuperou tempo para ninguém. Aqui o que esteve em causa é que estava em pista uma pessoa num estado emocional grave, capaz de fazer o que se viu, e ninguém sabia se seria capaz de voltar a repetir algo idêntico, logo, na duvida, a penalização adequada era a bandeira preta.
Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos
Mas agora vocês não calam a matraca? É todos os dias artigos a atacar o Vettel, a lançar a imagem do piloto para a lama. Isto é uma vergonha!
Então as notícias aparecem e você não quer que sejam divulgadas? Ainda se fosse a opinião de algum ex-piloto, ainda vá, agora uma notícia que vem da própria FIA?
Já se fosse o Hamilton não havia problema, até dava jeito né?
Se o Vettel continua assim o futuro pode passar por isto. https://www.youtube.com/watch?v=RvqjI4wtTbM