Atitude irrefletida de Sebastian Vettel pode ‘tramá-lo’…

Por a 29 Junho 2017 17:46

Depois da ‘ameaça’, a A FIA lançou uma investigação formal relativamente à atitude de Sebastian Vettel face a Lewis Hamilton no GP de Azerbaijão e agora um porta-voz da FIA revelou que o caso está a ser analisado e uma decisão será tomada antes do GP da Áustria de F1. Em comunicado, a FIA revelou que: “Na sequência do recente incidente no GP do Azerbaijão, no qual o carro # 5 (Sebastian Vettel) esteve envolvido numa colisão com o carro # 44 (Lewis Hamilton), a FIA irá examinar as causas desse incidente na próxima segunda-feira, dia 3 de julho, onde será decidido se alguma ação adicional será necessária. Uma declaração sobre o resultado deste processo será divulgada antes do próximo Grande Prémio da Áustria de F1”. Pelos vistos, Vettel esqueceu por completo o facto de ter sido avisado pelo Tribunal Internacional da FIA o ano passado após o Grande Prémio de México de 2016, quando invectivou via rádio, Charlie Whiting, diretor de Corrida da FIA. na altura, Vettel pediu desculpa, mas esqueceu-se do que lhe foi dito na altura: “A FIA informa que no caso de um incidente futuro, serão tomadas medidas disciplinares pelo Tribunal Internacional da FIA,” lia-se no o comunicado da altura. Significa isto que, se for considerado que a punição que foi alvo foi branda face ao ato cometido, Vettel está em maus lençóis e só tem que se culpar a si próprio…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
45 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 anos atrás

Sinceramente, acho que a penalização foi adequada ao disparate. Agora se ele estava com “pena suspensa”, devido ás palavras que dirigiu ao Charlie, devia ter usado a cabeça, porque, no meio disto tudo, ele é que poderá sair a perder. Parece que o Vettel é como o Salvador Sobral, fala e age duas vezes antes de pensar.

MVM
MVM
6 anos atrás

O desporto vai ficar sempre a perder. Se for aplicada outra sanção – não vejo como nem porquê, já que é um princípio geral de direito que ninguém pode ser punido duas vezes pela mesma infracção -, os adeptos do Vettel e da Ferrari vão dizer que ah e tal, é para levar o Hamilton ao colo e mais não sei quê; se a FIA decidir que não é necessária mais nenhuma acção, vamos ter os adeptos do Hamilton e da Mercedes a dizer que a Ferrari é sempre beneficiada, que isto é tudo uma máfia e não sei quê… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MVM
6 anos atrás

A F1 é um caso à parte, ou já esqueceu que o Kvyat foi penalizado duas vezes pela mesma infracção?

hcardoso
hcardoso
Reply to  Pity
6 anos atrás

O Kvyat não foi penalizado duas vezes, inicialmente ele foi incorrectamente penalizado e o colégio de comissários simplesmente corrigiu esse erro. E, ao contrário do que muitos acreditam, o Kvyat foi beneficiado pelo erro dos comissários, ele teria sempre que passar duas vezes pelas boxes, como aconteceu, mas só teve que parar uma vez para cumprir a penalização e trocar de pneus, em vez de parar nas duas passagens, uma vez para a penalização e a outra para a troca de pneus. Uma penalização dos comissários de prova não impede futuras sanções adicionais da FIA, quer porque a penalização foi… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  hcardoso
6 anos atrás

Muitíssimo,mas muitíssimo mesmo bem escrito! Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  hcardoso
6 anos atrás

Desculpe mas discordo, a segunda infração aplicada ao Kvyat foi culpa dos comissários logo Kvyat não tem nada que a cumprir, ele já tinha cumprido a penalidade que lhe foi atribuída.

O que os comissários deveriam ter feito era calcular quantos segundos adicionais teria Kvyat “gasto” ao cumprir a penalidade correcta e adicionar-lhe esses segundos no final da corrida. Assim ele foi obrigado a cumprir uma segunda penalidade sem culpa nenhuma e isso acabou-lhe com a corrida.

m42engine
m42engine
Reply to  MVM
6 anos atrás

Claro que pode ser punido duas vezes, até pode ser mais de duas. Se a FIA considera que a punição foi leve só tem mais do que aplicar a penalização devida. A meu ver a penalização foi demasiado leve…mas cada um tem a sua opinião. Se fosse eu a decidir levava logo uma bandeira preta e vinha para casa mais cedo…para começar! O que ele fez um um acto deliberado e uma birra, como tal tem de ser punido como tal…

MVM
MVM
Reply to  m42engine
6 anos atrás

“Claro que pode ser punido duas vezes, até pode ser mais de duas”.
Quem diz enormidades como esta apenas demonstra que fala sem saber.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
6 anos atrás

Tu também quando abres a boca não é muito diferente, por isso salta lá do teu pedestal, filho.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
6 anos atrás

O caso do Vettel é diferente, ele cometeu uma acção anti-desportiva, foi penalizado e após a corrida insurgiu-se contra os comissários e a sua decisão, a partir daí tem de haver uma comissão disciplinar, visto que Vettel continuou a insistir no erro. Se ele tivesse pedido desculpas no final ou um dia depois e a FIA teria sido mais branda. Sem falar que já estava “marcado” pelo seu comportamento do ano passado.

*RPMS*™
6 anos atrás

Que a penalização foi branda face ao ato cometido, em relação a isso não há qualquer duvida, nestes casos a penalização adequada é a bandeira preta. Tendo em conta que existe este antecedente, será muito difícil a FIA conseguir explicar uma não penalização. Neste caso, não se tratará de uma segunda penalização, mas sim simplesmente de uma penalização adequada para o que aconteceu. Cumprimentos

macickx
macickx
6 anos atrás

penso que a única defesa que pode invocar é que estava a esbracejar, não tinha as mãos no volante e o carro virou de repente.

RogerM
RogerM
Reply to  macickx
6 anos atrás

Ele pode ir por ai…mas penso que ele ainda não usou essa teoria, pois se houverem imagem que comprovem que ele tinha a outra mão no volante, e com ela rodou o volante, ainda se enterra mais.

F1_4ever
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Eu estive a rever as imagens da colisão entre o Vettel e o Hamilton, da transmissão da Sky Sports F1, e nas imagens captadas pela camera do carro do Vettel vê-se que assim que ele ultrapassa o Hamilton depois de lhe ter batido por trás, o volante está sempre ligeiramente virado para a direita, não se vê mas deve estar a segurá-lo com a mão direita enquanto ele levanta o braço esquerdo para reclamar com o Hamilton,e o carro foi sempre virando para o lado direito até bater no Mercedes. Vê-se perfeitamente que não deu uma guinada repentina para provocar… Ler mais »

mharyus
mharyus
Reply to  F1_4ever
6 anos atrás

Acha mesmo possível que o Vettel não tenha reparado que ia em rota de colisão com o Hamilton, quando estava a olhar para ele?

pokeralho46
pokeralho46
6 anos atrás

Sinceramente, era banir o Vettel, assim era muito bom para a F1, o Hamilton só precisa que o Bottas esteja sempre atento ao radio quando for preciso atrasar alguém, sinceramente, que cambada de meninos.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  pokeralho46
6 anos atrás

É o que vocês querem, para terem o titulo entregue de bandeja. Mas isso não irá acontecer!

MVM
MVM
Reply to  pokeralho46
6 anos atrás

Deixe lá, pelo menos tem aqui um leitor que percebeu o sarcasmo. Como só tenho uma conta, só lhe posso tirar um dos pontos negativos…

sidekick
sidekick
Reply to  MVM
6 anos atrás

Não adianta. As matilhas actuam em grupo…!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  pokeralho46
6 anos atrás

O melhor era entregar já as faixas de campeão à ferrari porque os adeptos da scuderia estão a começar a ficar nervosos e só vêm teorias da conspiração em todo lado.

c-29061726
c-29061726
6 anos atrás

Sim é verdade, Vettel teve uma conduta impropria e irreflectida, mas o Hamiton também não esteve bem, tendo a meu ver uma conduta anti desportiva. Travando da maneira que o fez com Vettel em cima, só o pode ter feito premeditadamente com o intuito de provocar danos no Ferrari de Vettel. A direcção de corrida devia ter mostrado logo a bandeira preta aos dois pilotos. Acho bem que a Fia analise esta situação, mas não esquecendo como tudo começou. Ambos são dois pilotos extraordinários, mas como em todos os desportos por vezes assiste-se a episódios lamentáveis. Enfim, para mim ambos… Ler mais »

paulo
paulo
Reply to  c-29061726
6 anos atrás

Quantas vezes é preciso dizer que o Hamilton, segundo a telemetria não travou ?
Esteja mais atento.

alexis
alexis
Reply to  c-29061726
6 anos atrás

Qual foi a parte que não percebeu de que o Hamilton não travou????????? Só se o quiserem penalizar por não ter acelerado na saida da curva.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  c-29061726
6 anos atrás

Ele não travou, pare de tentar defender o Vettel com um facto que já foi provado pela telemetria.

Vettel sim que errou, teve uma atitude anti-desportiva, tentar provar o contrário tentando fazer de Hamilton o mau da fita é o mesmo que tentar secar o oceano com papel higiénico.

RogerM
RogerM
6 anos atrás

Para bem da disputa deste campeonato, que já começa a ter contornos de volta ao domínio Mercedes, e se querem audiências, deviam no máximo penalizar o Vettel com perda de lugares na grelha de partida por conduta anti desportiva. Pois o Hamilton não sofreu um dano agravado no seu monolugar que o impossibilitasse de terminar a corrida, tendo ele também culpas no cartório, pelas mudanças súbitas de velocidade que fez.

asfalto
asfalto
6 anos atrás

A FIA esteve muito mal e agora tenta remediar as coisas. Uma penalização de dez segundos porquê? Ele com a manobra que fez não beneficiou de qualquer posição, nem recuperou tempo para ninguém. Aqui o que esteve em causa é que estava em pista uma pessoa num estado emocional grave, capaz de fazer o que se viu, e ninguém sabia se seria capaz de voltar a repetir algo idêntico, logo, na duvida, a penalização adequada era a bandeira preta.

*RPMS*™
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

Mas agora vocês não calam a matraca? É todos os dias artigos a atacar o Vettel, a lançar a imagem do piloto para a lama. Isto é uma vergonha!

Pity
Pity
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Então as notícias aparecem e você não quer que sejam divulgadas? Ainda se fosse a opinião de algum ex-piloto, ainda vá, agora uma notícia que vem da própria FIA?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Já se fosse o Hamilton não havia problema, até dava jeito né?

asfalto
asfalto
6 anos atrás

Se o Vettel continua assim o futuro pode passar por isto. https://www.youtube.com/watch?v=RvqjI4wtTbM

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado